Brasil,

Filme afegão "O Orfanato", exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, estreia no Brasil em dezembro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eliz Sousa
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

***Dirigido por Shahrbanoo Sadat, a história gira em torno de Qodrat, jovem de 15 anos fã de Bollywood que mora nas ruas de Cabul

Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, "O Orfanato", novo filme da diretora Shahrbanoo Sadat, uma das novas vozes do cinema afegão, estreia em todo território nacional, direto no streaming, no próximo dia 03 de dezembro. A história gira em torno de Qodrat, jovem de 15 anos fã de Bollywood que mora nas ruas de Cabul, no final dos anos 80. Ele vende ingressos de cinema ilegalmente e sonha acordado em algumas de suas cenas favoritas dos filmes indianos. Um dia é levado pela polícia para o orfanato soviético. Mas em Cabul a situação política está mudando e Qodrat e todas as crianças querem defender sua casa.

"O Orfanato", distribuído no Brasil pela Supo Mungam Films, é a segunda parte de uma pentalogia planejada pela diretora Shahrbanoo Sadat, iniciada com "Lobo e Ovelha", e inspirada no diário não-publicado de Anwar Hashimi, que interpreta o supervisor do orfanato. No longa a diretora evoca com sensibilidade o mundo interior do protagonista e o turbulento clima político do Afeganistão na época, criando uma experiência humanista única com uma pitada de fantasia.

Entre um realismo brilhantemente filmado e cenas surpreendentemente inspiradas no estilo musical de Bollywood, a diretora Sadat, a mais jovem selecionada para a residência da Cinéfondation do Festival de Cannes, com 20 anos na época, mesma idade em que ela entrou em um cinema pela primeira vez, apresenta em o "Orfanato" uma fábula sobre o amadurecimento, que também fala da história do Afeganistão.

"Sua história me levou a uma jornada pela historia do Afeganistão nos últimos quarenta anos, do ponto de vista inocente de um órfão. Ele era uma criança presa a uma guerra que não era sua. É exatamente o que sinto vivendo hoje no Afeganistão. O orfanato é um dos poucos lugares em todo o país onde todos vivem juntos, não importa a religião ou etnia", observa a diretora.

Além de Cannes, o longa também passou pelos festivais de Munique, Bruxelas, Sarajevo, Chicago, Londres, Busan e levou o Arau de Ouro de Melhor Filme no Festival de Reyjavik.

Trailer: https://youtu.be/OoRb4UvXAnE

"O Orfanato"

Lançamento: 03/12/2020

Onde: NOW e VIVO PLAY
Direção: Shahrbanoo Sadat

Elenco: Qodratollah Qadiri, Sediqa Rasuli, Masihullah Feraji, Hasibullah Rasooli, Ahmad Fayaz Osmani, AnwarHashimi
Título Original: Parwareshghah

Produção: Afeganistão/Dinamarca/Alemanha/França, 2019 | 90 minutos
Gênero: Drama/Fantasia/Musical

Classificação Indicativa: 14 anos

Distribuição: Supo Mungam Films

Nas redes sociais: https://www.facebook.com/SupoMungamFilms, https://www.instagram.com/supomungamfilms

Sobre a diretora

Shahrbanoo Sadat é uma escritora e diretora afegã sediada em Cabul. Ela estudou no Atelier Varan Kabul. Seu primeiro longa metragem, "Lobo e Ovelha" (Wolf and Sheep), foi desenvolvido na residência Cinéfondation do Festival de Cannes em 2010. Shahr - com 20 anos na época - foi a mais nova já selecionada. O filme ganhou o prêmio principal na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2016.

Seu segundo longa-metragem, "O Orfanato", após "Lobo e Ovelha", é também a segunda parte de uma pentalogia planejada, cinco filmes baseados em uma autobiografia não-publicada de Anwar Hashimi. O filme foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2019.

Os curtas metragens "Who Wants to Be the Wolf??" (2014), "Vice Versa One" (2010) e os documentários "Not at Home" (2013) e "A Smile for Life" (2009) completam a filmografia da diretora.

Sobre a distribuidora

A Supo Mungam Films é uma distribuidora de filmes independentes, criada em 2014 por Gracie P e Pedro H. Leite, com o objetivo de trazer ao público brasileiro obras incríveis e inesquecíveis do cinema internacional, ajudando na formação de público e ampliando os horizontes com histórias e culturas diversas, através da linguagem única do cinema.

Entre os principais focos da distribuidora, desde sua criação, são filmes dirigidos por mulheres, por novas vozes do cinema, por aclamados diretores e filmes com temas de grande importância para nossa sociedade, assim como grandes obras cinematográficas.

A Supo Mungam Films lançou nos cinemas brasileiros os filmes "Retrato de Uma Jovem em Chamas" de Céline Sciamma, "Você Nunca Esteve Realmente Aqui" de Lynne Ramsay, "Columbus" de Kogonada, "Verão 1993" de Carla Simón, "De Canção Em Canção" de Terrence Malick, "Uma Mulher Alta" de Kantemir Balagov, "Em Trânsito" de Christian Petzold, "Custódia" de Xavier Legrand, "A Camareira" de Lila Avilés, e muitos outros.

A origem do nome Supo Mungam vem de "magnum opus" (obra-prima, em latim). Cinema é arte, é cultura, é vida!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar