Brasil,

Trio de vencedoras na etapa semifinal Rio de Janeiro da 13ª edição do Festival da Canção Aliança Francesa 2020

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Accioly
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Clari 1 - foto Maxime Lavigne Clari 1 - foto Maxime Lavigne

O primeiro lugar foi para a cantora Clari, que interpretou a canção “Voyage Voyage”, gravada pela francesa Desireless. Ela participa da final junto com os vencedores da etapa regional, no dia 26 de novembro, de forma virtual e concorre a viagem à Paris com bilhetes Air France e um final de semana em uma unidade ClubMed no Brasil.

O segundo lugar foi para Laura Lagub com a apresentação da canção “Youkali”, de Kurt Weill e a terceira colocada foi Amália com a interpretação da versão francesa de “Adieu Tristesse”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes

Dos onze candidatos que se apresentaram na noite desta última quinta-feira, 12 de novembro, a grande vencedora da etapa semifinal Rio de Janeiro da 13º edição Festival da Canção Aliança Francesa, concurso musical nacional promovido pela Aliança Francesa, foi a carioca Clari, com a canção “Voyage Voyage, gravada pela cantora francesa Desireless. O segundo lugar foi para a cantora e compositora Laura Lagub, com a canção ”Youkali”, de Kurt Weill e o 3º lugar foi para Amália, interpretando a versão francesa de ”Adieu Tristesse” , de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. O Festival da Canção Aliança Francesa tem parceria da Air France e do Club Med.

Em razão da atual pandemia de Covid-19 e das recomendações de segurança das autoridades sanitárias, o evento foi realizado pela primeira vez de forma virtual com transmissão direta e ao vivo do auditório da Aliança Francesa Tijuca pelas redes sociais da Aliança Francesa.

Assista o link da live:

A banca de jurados foi formada por Agathe Tavrytzky, gestora cultural e assessora da Embaixada da França no Brasil, pelo professor de francês e músico, Arthur Lobo e pela cantora lírica, Carolina Faria. Foram avaliados os seguintes critérios: afinação, interpretação, ritmo, postura cênica, originalidade e pronúncia do idioma francês.

As três vencedoras são do Rio de Janeiro. Clari, que ficou com o primeiro lugar tem 23 anos, é formada em música pela Unirio. Atualmente dá aulas de música para crianças e estuda canto lírico. Sua paixão por música começou desde pequena e a partir dos 10 anos de idade começou a fazer aulas de música, incentivada pelo seu avô, cantor e compositor. Laura Lagub começou a cantar no coral da faculdade, quando estudou Comunicação Social e hoje trabalha como cantora e compositora. Amália é Carioca, estudante de astronomia e apaixonada por música desde o primeiro de seus 18 anos de idade. Atualmente é integrante do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos.

As três primeiras colocadas recebem prêmios da etapa regional no Rio de Janeiro: Clari (1º lugar) participa na Final Nacional e ganha um almoço ou jantar para duas pessoas em restaurante escolhido pela organização do Festival, no valor máximo de 500 (quinhentos) reais. Laura Lagub (2º lugar) ganha um jantar ou almoço para duas pessoas em restaurante escolhido pela organização da etapa regional do Festival, no valor máximo de 300 (trezentos) reais. Amália (3º lugar) recebe um vale-presente em livraria parceira do Festival no valor de 200 (duzentos) reais.

Em 2020, a Aliança Francesa completou 135 anos de presença no Brasil. Para além do ensino de idioma, a Aliança Francesa oferece um rico leque de atividades culturais. A língua francesa está, naturalmente, no centro de sua programação, e está sendo celebrada por meio do Festival da Canção Aliança Francesa. O concurso é gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais e visa promover a descoberta de novos talentos e divulgar a diversidade do repertório musical em francês.

Os 7 (sete) candidatos classificados na 2ª Etapa, vencedores de cada etapa regional participarão da Final Nacional no dia 26 de novembro de 2020, que também acontece de forma online e o grande vencedor da noite será premiado com uma viagem para Paris com bilhetes Air France. O segundo colocado receberá um final de semana em uma unidade Club Med no país. O 3° lugar ganha um jantar para duas pessoas em restaurante escolhido pela organização do Festival, na cidade do contemplado, no valor máximo de R$ 500,00 (quinhentos reais). A banca julgadora será composta de três a cinco personalidades ligadas ao meio artístico, à Aliança Francesa, às autoridades francesas e/ou representantes de patrocinadores.

Clari1Sobre as três cantoras premiadas na etapa regional, no Rio de Janeiro:

Clari

Clari tem 23 anos, é formada em música pela Unirio. Atualmente dá aulas de música para crianças e estuda canto lírico. Sua paixão por música começou desde pequena e a partir dos 10 anos de idade começou a fazer aulas de música, incentivada pelo seu avô, cantor e compositor. A música francesa fazia parte da infância de Clari por influência de seu padrinho e seus avós, que a presenteavam com CDs e livros de músicas infantis francesas. Depois de alguns anos sem muito contato com a cultura e o idioma, surpresas da vida fizeram com que Clari fosse novamente inspirada a aprender o francês, e da melhor maneira... cantando.

Laura Lagub começou a cantar no coral da faculdade, quando estudou Comunicação Social. A atividade musical transformou sua vida e a maneira de estar no mundo por completo. Hoje, ela trabalha como cantora e é também compositora. Quando criança, conheceu a França por ocasião da pesquisa de doutorado de sua mãe. Foi lá que aprendeu e tomou gosto pela língua francesa. Desde os 12 anos de idade, sonha em voltar para re-conhecer a França pelos olhos da mulher adulta e levar seu filho, que hoje tem a mesma idade dela quando ela foi para lá.

Amália

Carioca, estudante de astronomia e apaixonada por música desde o primeiro de seus 18 anos de idade, Amália começou a estudar música ainda pequena, e já cantava antes mesmo de aprender a falar. Começou as aulas de canto aos 10 anos, depois se encantou pelo piano, matriculando-se, aos 15 anos, na Escola de Música Villa-Lobos. Atualmente é integrante do Coro de Câmara da instituição. Amália também tem um carinho especial pela língua Francesa, e foi aluna da Aliança por dois anos. Ela aproveita o Festival da Canção para unir duas paixões e apresentar, em francês, uma música que reflete a energia do carnaval do Rio de Janeiro.

O Festival

Em 2020, a Aliança Francesa completa 135 anos de presença no Brasil. Para além do ensino de idioma, a Aliança Francesa oferece um rico leque de atividades culturais. A língua francesa está, naturalmente, no centro de sua programação, e é a língua francesa que desejamos celebrar por meio do Festival da Canção Aliança Francesa.

O Festival da Canção Francesa surgiu, pela primeira vez, em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa de Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional.

Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, o Festival conta com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano. Em 2019, o festival foi renomeado para Festival da Canção Aliança Francesa, com a intenção valorizar a diversidade cultural existente por trás da língua francesa, integrando músicas de países francófonos da África, da América e da Europa.

Confira o regulamento do Festival da Canção Francesa 2020, disponível no site: www.festivaldacancaoaf.com.br

Serviço:
Festival da Canção Aliança Francesa 2020
Etapa Nacional e Final
Data: Quinta-feira, 26 de novembro
Hora: 19h
Transmissão ao vivo via: Facebook (@aliancafrancesabrasil e @aliancafrancesarj) e Youtube (@aliancafrancesabrasil e @aliancafrancesarj)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar