London Climate Action Week 2020
Iniciativas brasileiras de preservação na Amazônia são apresentadas em evento internacional
Quando: 16 de novembro de 2020, segunda-feira, de 13h30 a 15h (horário de Brasília)
Onde: Registre-se aqui para acompanhar gratuitamente o evento on-line
*O evento acontecerá em inglês
Duas iniciativas inovadoras para diminuir o desmatamento na Amazônia serão apresentadas na London Climate Action Week (Semana de Ações Climáticas de Londres), na próxima segunda-feira (16). O CONSERV, projeto do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) em parceria com o EDF (Environmental Defense Fund) e o Woodwell Climate Research Center, e a estratégia PCI (Produzir, Conservar, Incluir), do governo de Mato Grosso, são tema do único webinar focado em esforços brasileiros desta edição.
As propostas conciliam produção e conservação e contribuem, com ações práticas, para o Brasil alcançar sua meta climática, seguindo o Acordo de Paris. Ambas possibilitam que o produtor rural amplie seu negócio sem destruir a vegetação nativa e, por consequência, sem jogar mais gases estufa no ar pela mudança no uso do solo. Hoje aplicadas em Mato Grosso, tem potencial de expansão para toda a região amazônica.
O CONSERV, resultado de três anos de estudos e diálogos com produtores rurais, foi lançado em outubro de 2020. É um mecanismo privado, de adesão voluntária, que compensa médios e grandes produtores dos biomas Amazônia e Cerrado por manterem a vegetação nativa que poderia ser legalmente desmatada. A previsão do IPAM é chegar, nos próximos meses, a até 30 contratos em municípios mato-grossenses, preservando pelo menos 20 mil hectares.
A estratégia PCI, por sua vez, é implementada em Mato Grosso desde 2016. Seu objetivo é alcançar o desenvolvimento sustentável por meio do aumento da eficiência do uso da terra. Para isso, estimula a preservação da vegetação nativa, a redução do desmatamento, a proteção dos meios de subsistência dos povos indígenas e a inclusão de pequenos agricultores no caminho do desenvolvimento econômico.
Até 2030, o Instituto PCI pretende ampliar as áreas de florestas plantadas em espaços já abertos no estado de 317 mil hectares para 800 mil hectares, além de compensar 1 milhão de hectares de área passível de desmatamento legal.
Saiba mais sobre o evento aqui.
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental, apartidária e sem fins lucrativos que desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Nosso propósito é consolidar, até 2035, o modelo de desenvolvimento tropical da Amazônia, por meio da produção de conhecimento, implementação de iniciativas locais e influência em políticas públicas, de forma a impactar o desenvolvimento econômico, a igualdade social e a preservação do meio ambiente. Nossa missão é promover ciência, educação e inovação para uma Amazônia ambientalmente saudável, economicamente próspera e socialmente justa.
EDF (Environmental Defense Fund)
O Environmental Defense Fund, uma organização social sem fins lucrativos, cria soluções transformadoras para a maioria dos principais problemas ambientais. O EDF vincula ciência, economia, direito e parcerias inovadoras com o setor privado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário