Brasil,

Discussões e contação de história fazem parte da programação da 40tena Cultural da próxima semana

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andrea Berzotti
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Atividades acontecem remotamente através da nova plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e no perfil do Instagram da instituição. Na segunda-feira (09/11), acontece um bate-papo sobre a Lei Nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas

A 40tena Cultural – projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto - que oferece gratuitamente atividades culturais, debates, contações de histórias, entre outras atrações – traz nesta segunda semana do mês de novembro uma programação recheada de informação, entretenimento e diversão para toda a família.

Na segunda-feira (09/11), às 19 horas, acontece um bate-papo sobre a “Lei 10.639/03 – Avanços e desafios para a implementação”. A atividade, realizada em parceria com o Centro Cultural Orunmila, será transmitida no Instagram da Fundação (@fundacaolivrorp) e na nova plataforma da entidade: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/. Nesse encontro, o tema central será a Lei Nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares - do ensino fundamental até o ensino médio. O bate-papo será com a pedagoga e atual coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU), Iêda Leal, e mediação de Silvany Euclênio, professora e integrante do Centro Cultural Orunmila.

Na quinta-feira (12/11), às 19 horas, acontece a segunda atividade da semana: um bate-papo com a escritora Bárbara Santos sobre seu livro “Teatro das Oprimidas: estéticas feministas para poéticas políticas”. Esta é a terceira obra da escritora que retrata a história de expansão da Rede Ma(g)dalena Internacional, formada por artistas e ativistas da América Latina, Europa, África e Ásia. O livro descreve o desenvolvimento do Teatro das Oprimidas, metodologia teatral de perspectiva feminista. O bate-papo será transmitido pelo Instagram e plataforma da Fundação. A mediação de Adriana Scannavez, atriz e produtora cultural.

A última atividade da semana acontece no sábado (14/11), às 16h, com a contação de história “Da criação do mundo às lendas tribais africanas”, com o ator Evaristo Moura, também conhecido como La Diva Croquete. A atividade acontece no Instagram e na nova plataforma da Fundação.

SERVIÇO
Bate-papo: “Lei 10.639/03 – Avanços e desafios para a implementação”
Data: 9 de novembro (segunda-feira), às 19h
Redes: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/) e Instagram (@fundacaolivrorp)
Com: Iêda Leal, pedagoga e atual coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU) e mediação de Silvany Euclênio, professora e integrante do Centro Cultural Orunmila

Bate-papo: “Teatro das Oprimidas: estéticas feministas para poéticas políticas”
Data: 12 de novembro (quinta-feira), às 19h
Redes: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/) e Instagram (@fundacaolivrorp)
Com: Bárbara Santos, autora do livro, e mediação de Adriana Scannavez, atriz e produtora cultural

Contação de História: “Da criação do mundo às lendas tribais africanas”
Data: 14 de novembro (sábado), às 16h
Redes: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/) e Instagram (@fundacaolivrorp)
Com: Evaristo Moura, ator

40tena Cultural
Durante mais de sete meses de programação consecutiva, a 40tena Cultural já realizou mais de 70 atividades e interagiu com mais de 25 mil pessoas. O projeto, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar