Brasil,

Termotécnica integra programação da Semana Lixo Zero 2020 com transmissão ao vivo do processo de reciclagem de EPS (isopor®)

Estamos em mais uma Semana Lixo Zero: 23 a 29 de outubro. Em Joinville, o movimento iniciou em 2014 e, desde a primeira edição, a Termotécnica é parceira realizando diversas ações conectadas ao seu Programa Reciclar EPS e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, da qual é signatária no Brasil. O Reciclar EPS é um programa reconhecido nacional e internacionalmente para descarte e destinação correta deste material mais conhecido por isopor® (marca de empresa terceira), que pode ser totalmente reciclado e voltar a ser usado como matéria-prima para novos produtos. Neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, as atividades de conscientização para ações sustentáveis serão totalmente virtuais.

Com objetivo de conhecer mais sobre a reciclagem de EPS, a Semana Lixo Zero de Joinville fará uma visita na unidade de reciclagem Termotécnica, localizada em Pirabeiraba, que será transmitida on-line, ao vivo, no dia 27 de outubro, terça-feira, das 11h às 12h, no Instagram da Rastro.

A live apresentada por Arthur Rancatti, da Rastro Sustentabilidade, empresa que organiza o evento em Joinville, contará com participação de profissionais da Termotécnica com objetivo de desmistificar a reciclagem desse material. “Queremos mostrar todo o processo desde o recebimento do material até os produtos finais que podem ser feitos com o EPS reciclável. E acreditamos que uma transmissão on-line poderá chegar a muito mais pessoas que se interessam em saber mais sobre como fazer a reciclagem correta destes materiais”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, empresário que vem sendo, há mais de duas décadas, um promotor da causa da logística reversa, da reciclagem e da economia circular.

Mais de 20 ações estão previstas até o dia 31 de outubro. Toda a programação poderá ser acompanhada pelo site da Semana Lixo Zero Joinville. No total, nas 6 edições anteriores, a Semana Lixo Zero Joinville realizou 513 ações envolvendo 535 voluntários de 696 instituições, onde participaram mais de 25 mil pessoas e 18 toneladas de materiais recicláveis tiveram sua destinação correta.

Com Programa Reciclar EPS, Termotécnica faz a economia circular na prática

A Termotécnica está alinhada ao conceito de economia circular e busca em suas ações alongar o ciclo de vida dos materiais, evitando a exploração de novos recursos finitos e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Em 2007 a companhia idealizou e implantou o Programa Reciclar EPS com logística reversa e reciclagem do material em todo o Brasil. O que possibilita o retorno ao mercado deste material que é inerte, 100% reciclável com baixo consumo de água e energia, sem gerar gases causadores do efeito estufa ou resíduos tóxicos.

O Programa Reciclar EPS é de fato a economia circular na prática: após seu uso e reciclagem, o EPS é transformado em matéria-prima para outras aplicações. É utilizado para a fabricação de itens como régua escolar, solas de sapato, rodapés, molduras, entre outros. Saiba mais no vídeo (clique aqui).

Neste período, a empresa já recuperou mais de 40 mil toneladas de EPS pós-consumo, o que representa 1/3 deste material disponível no mercado para reciclagem, segundo dados da Plastivida e Abiquim (Maxiquim, 2012). Isto foi possível pelo pioneirismo, liderança e inovação da Termotécnica que desenvolveu uma cadeia de logística reversa de embalagens que envolve varejistas, indústrias clientes, fabricantes de matéria-prima, transformadores, importadores, cooperativas de catadores e gerenciadores de resíduos sólidos para recolher e reciclar o EPS pós-consumo.

O Programa Reciclar EPS gera cerca de 100 empregos diretos, conta com mais de 1,2 mil Pontos de Coleta e 300 cooperativas de reciclagem parceiras no país, o que impacta diretamente mais de cinco mil famílias. Para divulgar a reciclabilidade do EPS e engajar parceiros nesta iniciativa, a Termotécnica realiza ações de conscientização, como palestras e exposições em eventos, mantém o site www.reciclareps.com.br informando pontos de coleta e desenvolve parcerias com cidades interessadas em reduzir o lixo em aterros.

O Programa Reciclar EPS é hoje reconhecido também mundialmente como um sucesso e exemplo a ser seguido por outros fabricantes que utilizam matéria-prima reciclável. Em 2018, às vésperas de iniciar o fornecimento de embalagens conservadoras para a exportação de frutas –, um dos produtos de maior valor agregado do agronegócio brasileiro –, a Termotécnica também reforçou suas parcerias com as empresas do Global Packaging Alliance, formada por dezenas de fornecedores que garantem a reciclagem de embalagens de EPS em países como Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, França, Reino Unido e Estados Unidos. A companhia integra ainda o movimento mundial do segmento plástico para evitar a perda dos pellets na cadeia produtiva do plástico e seu acúmulo indevido nos oceanos, por meio do Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo.

Mas onde reciclar EPS?

O consumo do EPS em alguns países é prejudicado pela falta de informação sobre seu descarte pós-uso. Atenta a essa realidade, a Termotécnica disponibiliza o site: www.reciclareps.com.br, que localiza em todo o território nacional o ponto mais próximo de recebimento de EPS para reciclagem.

Ainda em Joinville, no Perini Business Park, dentro do Projeto Isopor® Amigo, estão sendo disponibilizados PEVs para reciclagem de embalagens e bandejinhas de alimentos feitas deste material.

Sobre a Termotécnica

Desde a sua fundação a Termotécnica tem sido pioneira e protagonista no mercado de EPS no país, tendo a inovação e a sustentabilidade no seu DNA. Aos 59 anos, é uma das maiores indústrias transformadoras de EPS da América Latina e uma das empresas mais sustentáveis do Brasil, de acordo com o Guia Exame 2019. O desenvolvimento sustentável está entre as prioridades da companhia, e suas ações são conectadas aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Com matriz em Joinville (SC) e unidade de reciclagem no Distrito de Pirabeiraba, a Termotécnica possui também unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo