Brasil,

Oficina “Manifesto Remoto” Explora as Artes Cênicas e as Performances no Sesc Santo Amaro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Brogio
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Aline Filócomo - Oficina Manifesto Remoto – Crédito: Marcos Gonçalves e Sebastião Braga Aline Filócomo - Oficina Manifesto Remoto – Crédito: Marcos Gonçalves e Sebastião Braga

Voltada para atrizes, atores, dramaturgos e estudantes de teatro, a oficina prática propõe o desenvolvimento da performance e manifestos poéticos

Em novembro, o Sesc Santo Amaro realiza pela primeira vez a Oficina Manifesto Remoto: dramaturgias e poéticas ficcionais não-humanas, que acontece de 3 de novembro a 15 de dezembro, todas as terças-feiras, às 19h, e no dia 16 de dezembro, quarta-feira, às 19h, o processo criativo resulta em uma mostra das produções realizadas.

A atividade é voltada para os amantes da dramaturgia e do estudo das poéticas e performances e propõe, em formato on-line, oito encontros remotos pela plataforma de vídeo-conferência Teams, possibilitando aos participantes o desenvolvimento de seus próprios manifestos e poéticas.

Manifestar o que, para quem e onde são algumas das perguntas que Thiago Amaral e Aline Filócomo pretendem utilizar para estimular os participantes da oficina.

Thiago Amaral é ator, diretor de produção e performer, formado em artes cênicas pela Universidade de São Paulo (ECA/USP) e profissionalizou-se como ator na escola técnica Maestro Fêgo Camargo, em Taubaté – SP. Sua experiência como co-fundador e ator/criador da Cia. Hiato, possibilitou a realização de diversos espetáculos teatrais pelo Brasil como “Cachorro Morto”, “Escuro”, “Jardim” e “Ficção”.

Aline Filócomo é atriz, diretora e dramaturga, formada em artes cênicas pela Universidade de São Paulo (USP) e integrou o elenco do Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do Sesc São Paulo, na ocasião, coordenado pelo diretor teatral Antunes Filho (1929-2019). Participou da montagem francesa “La Retour au Désert”, da Compagnie Dramatique Parnas, dirigida por Catherine Marnas e ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Blumenau em 2006 por sua atuação em “5psa-O Filho”. Aline também é atriz integrante da Cia. Hiato e divide sua co-fundação com Thiago.

Transformar as ebulições íntimas em um movimento artístico a partir da expansão do corpo em movimento - além da prática da escrita dramatúrgica - é a proposta que baliza a oficina e trás consigo uma experiência visual, virtual e provocativa.

Thiago e Aline definem como premissa para a atividade a possibilidade de criar juntos e reinventar mundos, expressar inquietações e embaralhar os lugares de fala, a partir do uso da câmera e expressão corporal, com o intuito de trabalhar a interpretação dos participantes. De forma obs(cena), antropofágica e bem-humorada, onde tudo ou quase tudo é ficção ou invenção, a oficina pretende rir de si mesma e fazer alusão, por meio de metáforas, aquilo que comumente é entendido como o conceito de presença.

Ao final dos encontros, será realizada uma mostra com todos os manifestos produzidos, seguida de um bate-papo com os participantes.

SERVIÇO

OFICINA
MANIFESTO REMOTO: DRAMATURGIAS E POÉTICAS FICCIONAIS NÃO-HUMANAS
Quando: de 3 de novembro a 15 de dezembro, terças-feiras, e dia 16 de dezembro, quarta-feira
Horário: 19h às 21h30
Onde: Plataforma Teams
Interessados: inscrições.sescsp.org.br – vagas disponíveis a partir de 20 a 30 de outubro
Classificação indicativa: 18 anos
Grátis

+ SESC NA QUARENTENA
Durante o período de distanciamento social, em que as unidades do Sesc no estado de São Paulo permanecem fechadas ao público espontâneo para evitar a propagação do novo coronavírus, um conjunto de iniciativas garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.
Mesa Brasil | Tecido Solidário | Fabricação Digital de Protetores Faciais | Teatro | Música | Dança | Cinema | Esporte | Crianças | Ideias | SescTV | Selo Sesc | Edições Sesc São Paulo | Youtube Sesc São Paulo | Instagram Sesc Ao Vivo | Portal Sesc SP

+ SESC DIGITAL
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.
Saiba +: Sesc Digital

SESC SANTO AMARO
Aviso: a unidade permanece parcialmente fechada de acordo com as orientações do poder público para evitar a disseminação e como medida de contenção ao avanço do Novo Coronavírus (COVID-19). Apenas algumas atividades presenciais estão liberadas para alunos previamente matriculados e/ou inscritos em programas físico-esportivos, odontológicos, agendamentos de exposições e que não fazem parte do grupo de risco. As pessoas em questão foram orientadas por nossos meios de comunicação sobre as possibilidades e adequações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar