Brasil,

Na 14ª Mostra CineBH, o Cinema é uma aula de Educação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Laura Tupynambá
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Cine Escola - Foto Beto Staino-Universo Produção Cine Escola - Foto Beto Staino-Universo Produção

Sessões Cine-Escola e debates serão promovidas para atender estudantes a partir de 5 anos. Os filmes ficam disponíveis de 29 de outubro a 06 de novembro, no site www.cinebh.com.br

Estudantes e educadores tem programação garantida na programação da 14a CineBH – Mostra de Cinema Internacional de Belo Horizonte com a realização de sessões cine-escola e cine-debates planejados para atender os alunos a partir de 5 anos de idades. Os filmes estarão disponíveis de 29 de outubro a 6 de novembro no site www.cinebh.com.br. possibilitando que os professores tenham mais tempo para trabalhar os títulos com os alunos.

Para os curtas, foi preparado um material exclusivo de cada filme do Cine-Escola com sugestões de reflexões e atividades para serem trabalhadas com os alunos. Este material pode ser solicitado através do email informando o nome da escola e a cidade. Para o longa "Meu nome é Daniel" (faixa etária a partir de 14 anos), foi gravado um bate-papo com o diretor do filme que estará disponível na sequência da exibição do longa-metragem.

Nas edições anuais da Mostra CineBH, a Universo Produção promove o Cine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema, que possibilita conscientizar, sensibilizar e envolver o universo educacional no contexto do audiovisual. O programa sociocultural-educacional une as linguagens educação e cultura, com foco na formação do cidadão a partir do uso do audiovisual no processo pedagógico interdisciplinar, com a realização de sessões cine-escola, atendendo educadores e estudantes a partir de cinco anos de idade, seguidos de bate-papo com os diretores e/ou representantes dos filmes.

Todas as atividades serão desenvolvidas em plataforma virtual no site oficial do evento – www.cinebh.com.br, mantendo o mesmo propósito e conceito das edições realizadas presencialmente.

CINE-EXPRESSÃO – SELEÇÃO DE FILMES

RENASCIDA DAS ÁGUAS

Direção: Julio Quinan

Para a construção de uma das maiores hidrelétricas, uma bela paisagem deve ser destruída. No meio do caminho, uma pequena cidade resiste à mudança.

TEM UM MONSTRO NA LOJA

Direção: Jaqueline Dulce Moreira

Filme que conta a história da Ana Galocha, uma personagem infantil criada para contar às crianças sobre a cultura, hábitos e tradições da vida rural, principalmente do estado de Minas Gerais. Neste filme ela descobre sobre a carranca e, em meio às confusões e aos mistérios, ensina sobre o valor cultural das carrancas e da importância das crianças saberem sobre as peças históricas da sua terra.

* Faixa etária sugerida: 5 a 7 anos

ANTES QUE VIRE PÓ

Direção: Danilo Custódio

Luan é um garoto sensível que acolhe um passarinho. A partir daí, começa a refletir sobre a fragilidade da vida e se depara com o fato de que nada dura para sempre, ao mesmo tempo em que descobre que o máximo que podemos

fazer a respeito é cuidar de tudo com muito amor, antes que vire pó.

DILÚVIO

Direção: Gustavo Spolidoro

Preservação, viver em comunidade e a poluição de cada um de nós são temas que surgem nas margens do arroio que cruza a cidade de Porto Alegre: o Dilúvio. Um grupo de estudantes e sua professora fazem um passeio da nascente à sua foz e juntos fazem uma divertida investigação.

* Faixa etária sugerida: 8 a 10 anos

TRINCHEIRA Direção: Paulo Silver

Num aterro de lixo, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa sua imaginação para construir seu mundo fantástico.

TORCIDA ÚNICA

Direção: Catarina Forbes

Na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2008, o São Paulo jogaria com o Fluminense no Morumbi por uma vitória para ser campeão. No meio disso, acompanhamos a família de Laura e a expectativa dela, do pai e dos irmãos para ir ao estádio assistir ao jogo, ao qual, supostamente, todos compareceriam.

* Faixa etária sugerida: 11 a 13 anos

MEU NOME É DANIEL

Direção: Daniel Gonçalves

Daniel Goncalves nasceu com uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar. Neste documentário pessoal, o jovem cineasta residente no Rio de Janeiro traça o caminho de sua vida para tentar compreender sua condição. A partir de imagens de arquivo da família e de cenas gravadas hoje em dia, vamos passear por momentos, histórias e reflexões de Daniel.

* Faixa etária sugerida: 14 anos

SOBRE A MOSTRA CINEBH - BH INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

A CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 14ª edição de 29 de outubro a 2 de novembro de 2020. Promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional. Apresenta-se como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países. A programação prevê exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, realiza programa de formação com a oferta de oficina, laboratórios, debates e painéis, promove o fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede de contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual em uma programação abrangente e gratuita.

A 14ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 11º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2020 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação).

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineBH/Brasil CineMundi nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineBH e Brasil CineMundi, acompanhar a evolução e notícias dos eventos e receber conteúdos exclusivos. Canais e endereços:

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020

SERVIÇO

14ª CINEBH - MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

BRASIL CINEMUNDI - 11th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING

29 de outubro a 2 de novembro de 2020

Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Cemig |Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Goethe-Institut

Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria Especial de Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #eufaçoaMostra

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar