Brasil,

Fundação Espaço ECO celebra 15 anos com série de webinars sobre o Futuro da Sustentabilidade Corporativa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jaqueline Braz
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

• Os encontros serão realizados todas as quintas-feiras de outubro, das 9h às 10h e as inscrições gratuitas podem ser feita pelo website http://www.espacoeco.org.br/15anos

• A série será finalizada com um grande webinar para discutir o Futuro da Sustentabilidade Corporativa, dia 29 de outubro, às 9h

Criada e mantida pela BASF para atuar como uma consultoria para sustentabilidade e desenvolver projetos customizados com base no pensamento de ciclo de vida, a Fundação Espaço ECO (FEE) está completando 15 anos. Para marcar a data, a instituição organizou para o mês de outubro uma série de webinars sobre o Futuro da Sustentabilidade Corporativa. Serão foco dos debates os quatro pilares estratégicos definidos pela entidade para 2020: cadeia de valor, capital natural, bioeconomia e economia circular. Os encontros ao vivo ocorrerão todas as quintas-feiras de outubro, das 9h às 10h, na plataforma do Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, onono. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: http://www.espacoeco.org.br/15anos

Rodolfo Walder Viana, diretor-presidente da Fundação, vê este momento como uma oportunidade de troca e cocriação. "Muita coisa mudou desde a criação da Fundação Espaço ECO, em 2005. Desenvolvemos muitos projetos e estudos e participamos da mudança do papel da sustentabilidade nas empresas, de uma agenda acessória para parte da estratégia das organizações. Com a série de webinars, esperamos compartilhar um pouco do que foi aprendido, mas nosso principal direcionador será mapear e discutir os desafios dos próximos 15 anos, juntamente com convidados especialistas de diversas áreas. Queremos continuar gerando um impacto positivo para as próximas gerações, desempenhando a missão da Fundação Espaço ECO de apoiar as empresas e a sociedade para juntos construirmos um futuro mais sustentável", afirma.

Programação

O primeiro webinar ocorrerá dia 1º de outubro, das 9h às 10h, com o tema "Cadeia de Valor: Olhares para o futuro". Mediado por Taísa Caires, consultora de Sustentabilidade Aplicada da FEE, o webinar abordará a geração de valor dentro da cadeia de fornecimento e terá como convidados: Vitor Seravalli, consultor especializado em suporte na implementação de estratégias de sustentabilidade empresarial, membro do Conselho de Administração da Fundação ABRINQ e sócio-diretor da Seravalli Consulting, que falará sobre os cenários de oportunidades e riscos nas cadeias de valor e visão de impacto nas grandes empresas; e Antônio Luiz da Silva, diretor-presidente do Integrare, Centro de Integrações de Negócios, que dará a visão das pequenas e médias empresas sobre os mesmos temas e juntos discutirão os desafios futuros para promover cadeias de suprimento mais responsáveis.

O tema Economia Circular será discutido em 8 de outubro, das 9h às 10h, com foco em como o design pode ajudar a criar um mundo mais circular. O webinar será mediada por Max Silva, coordenador de Sustentabilidade Aplicada da Fundação Espaço ECO e contará com especialistas, trazendo as suas percepções sobre design sistêmico e uma conversa sobre como os estudos de mensuração contribuem para o fomento da economia circular.

Entre os convidados estão: Coral Michelin, coordenadora do Bacharelado em Design de Produto e Serviço do IED-SP, e professora de design no IED e na Universidade de Passo Fundo; Sonia Chapman, especialista em Sustentabilidade pela University of Cambridge, diretora da Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida e diretora da Chapman Consuting; e Anderson Penha, Sócio da Symnetics, professor do Instituto Europeo di Design (IED SP) e L'École de Design de Nantes Atlantique. Anderson é autor do livro "Design Estratégico - Direções criativas para um mundo em transformação".

Em 15 de outubro, das 9h às 10h, será a vez do webinar "Os caminhos da Bioeconomia Brasileira: contribuições para um futuro sustentável", que dará um panorama da bioeconomia, apresentando as iniciativas de diferentes setores, além das metas, planos e políticas do governo sobre o tema.

Mediado por Michelle Scachetti, analista de Sustentabilidade Aplicada da FEE, que falará sobre a importância e a trajetória do tema dentro da FEE, o webinar contará com: Bruno Nunes, tecnologista do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), que comentará sobre o Pacto de Bioeconomia, assim como sobre novos programas que serão inseridos e sobre resultados já alcançados da ODEBio (Oportunidades e Desafios de Bioeconomia); Marcelo Morandi, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, que falará sobre o RenovaBio, política de Bioprodutos e também sobre a política de Bioinsumos; e Thiago Falda, presidente executivo da ABBI (Associação Brasileira de Bioinovação), que falará sobre como a ciência e a tecnologia podem auxiliar a bioeconomia e dará um panorama do passado e futuro da Bioeconomia, apontando as questões que ainda precisam ser solucionadas nesta área.

"Carbono: política, crédito e mercado" será o tema discutido no webinar de 22 de outubro, das 9h às 10h. Mediado por Tiago Egydio, consultor em Gestão para Sustentabilidade e em projetos de Conservação Ambiental da FEE, o webinar contará com especialistas que trarão uma introdução e contexto do mercado de carbono, além de apresentarem o funcionamento de projetos de carbono e as oportunidades de remunerar práticas de sustentabilidade e conservação ambiental.

Entre os convidados estão: Mariana Nicoletti, coordenadora no Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV e doutoranda em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP; Stefano Merlin, economista, co-fundador e presidente do Instituto Ecológica e CEO da Sustainable Carbon, que atua nos campos de ciências ambientais, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas; e Ana Moeri, presidente do Instituto Ekos Brasil e especialista em projetos florestais de carbono.

Para finalizar a série de discussões, a FEE promoverá um grande webinar em 29 de outubro, de 9h às 10h, com o intuito de realizar um balanço dos destaques dos encontros anteriores e discutir, junto aos convidados, o Futuro da Sustentabilidade Corporativa.

15 anos de história

Ao longo dos 15 anos, a Fundação Espaço ECO desenvolveu projetos com o objetivo de compreender e medir impactos econômicos, sociais e ambientais de produtos e processos sob a ótica da sustentabilidade, melhorando a performance dos negócios.

No último ano, a FEE finalizou 30 projetos na América do Sul. Entre eles estão estudos voltados para mensuração da ecoeficiência de produtos e de processos produtivos, preservação e valorização da biodiversidade, apoio para certificações ambientais e construção de diálogos entre as empresas e seus públicos de relacionamento.

Em 2020, a Fundação lançou a calculadora de emissões sustenBOT, uma ferramenta rápida, acessível e gratuita criada com base em um extenso banco de dados e pesquisas científicas, utilizando a Avaliação do Ciclo de Vida. Essa ferramenta está alinhada ao 13º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, um dos mais discutidos atualmente.

Para Rafael Viñas, gerente da Fundação, a instituição evoluiu ao longo dos anos para atender as necessidades da sociedade em transformação. "Convertemos conhecimento em oportunidades e trazemos a sustentabilidade para o dia a dia das organizações, promovendo o diálogo sobre desenvolvimento sustentável no ambiente corporativo e na sociedade", comenta.

Agenda

01/10 - 9h às 10h - Cadeia de Valor: olhares para o futuro

08/10 - 9h às 10h - Economia Circular: como o design pode nos ajudar a repensar um mundo mais circular.

15/10 - 9h às 10h - Bioeconomia: os caminhos da Bioeconomia Brasileira - contribuições para um futuro sustentável

22/10 - 9h às 10h - Capital Natural: carbono - política, crédito e mercado.

29/10 - 9h às 10h - O Futuro da Sustentabilidade Corporativa

Sobre a Fundação Espaço ECO

Na Fundação Espaço ECO (FEE), atuamos como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos, com base no pensamento de Ciclo de Vida. Nossa equipe oferece conhecimento para cocriar soluções para uma sociedade em constante evolução, visando apoiar os gestores em suas decisões estratégicas e conscientizar os cidadãos em suas escolhas. Ainda oferecemos soluções que apoiam certificações e protocolos de sustentabilidade, projetos de conservação ambiental e na concepção e mensuração de impacto de projetos socioambientais. Criada e mantida pela BASF desde 2005, com a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), atuamos com a missão de "promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade"; reinvestindo os recursos obtidos no financiamento de novos estudos, pesquisas e ações que beneficiam toda a sociedade. Conheça mais em http://www.espacoeco.org.br , em http://www.linkedin.com/company/22315705/ e no
http://www.facebook.com/fundacaoespacoeco .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar