SescTV apresenta programa inédito com o duo de violonistas Rogério Caetano & Gian Corrêa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eloá Cipriano
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

No Movimento Violão, os músicos fazem homenagem ao instrumento de 7 cordas e apresentam show que mescla técnicas com cordas de nylon e aço

O SescTV exibe no dia 29/9, terça, às 20h, o novo episódio da série Movimento Violão, gravado no Sesc Bom Retiro, que conta com a apresentação de Rogério Caetano & Gian Corrêa, duo de violonistas e compositores cujo repertório inclui música popular brasileira e músicas autorais pensadas com a técnica de mescla entre cordas de aço e nylon nos violões. A curadoria é de Paulo Martelli e a direção para TV, de Flávio N. Rodrigues. Os programas inéditos apresentam concertos com músicos nacionais e internacionais, explorando toda a versatilidade do violão. (Assista em sesctv.sescsp.org.br/noar).

De acordo com a jornalista e musicóloga Camila Fresca, a dupla possui uma técnica apurada e de muita expressividade, que, somada a todas as outras características que definem um concerto, conseguem ser combinadas com a linguagem popular orgânica, resultando em uma sonoridade interessante. Ela comenta também sobre como Rogério Caetano e Gian Corrêa exploram as possibilidades que o violão de 7 cordas proporciona e acabam dando dimensão da riqueza do instrumento, destacando como ele pode soar de formas bem diferentes.

Durante o show, Gian Corrêa comenta sobre seu trabalho com Rogério Caetano: ‘’Estar com o Rogério nesse projeto é muito importante para mim. Quando comecei com o violão de 7 cordas, ele já era referência no instrumento e tinha gravado um dos discos mais importantes da música instrumental, para mim, que é o Trio Brasília Brasil com Hamilton de Holanda e Daniel Santiago’’. Para complementar, o músico diz que percebeu a diferença de seu duo em relação aos outros violonistas, e que, ao trazer várias informações sobre o extra-choro para o mundo, acabou virando um marco.

Ao celebrar o violão de 7 cordas de aço, Rogério Caetano dedica o concerto a Dino 7 Cordas, personalidade influente na técnica e na linguagem desse instrumento. O repertório do programa conta com as músicas Pingo de Ouro (Rogério Caetano); Rogerinho no Baile (Gian Corrêa); Agora é a Hora (Rogério Caetano); Uma Valsa para Dino (Rogério Caetano e Gian Corrêa); Coco Quebrado (Rogério Caetano); O Tema tá chegando (Gian Corrêa); Matiriá (Rogério Caetano e Gian Corrêa); Vibrações (Jacob do Bandolim); e Assanhado (Jacob do Bandolim).

Após 17 anos de apresentações ininterruptas, o Movimento Violão consolida seu objetivo primordial de criar um acervo diversificado do violão atual. Os shows realizados nas unidades do Sesc ao longo dos anos inspiraram a gravação de nove temporadas da série. Presente no imaginário popular e materializado em nossa cultura, o violão é, sem dúvida, um instrumento que protagonizou alguns dos maiores momentos da performance musical do Brasil e revelou gerações de músicos. Em programação inédita, os episódios da série Movimento Violão contam com as participações de João Camarero, Pedro Aguiar, Cainã Cavalcanti, Edson Lopes, Quarteto Maogani, Warren Nicholson e Thanos Mitsalas. Assista também em sesctv.org.br, a qualquer hora, gratuitamente e sem necessidade de cadastro.

Movimento Violão – Próximas apresentações, terças, às 20h: Outubro - Pedro Aguiar. 6/10. Cainã Cavalcanti. 13/10. Edson Lopes. 20/10. Quarteto Maogani. 27/10. Novembro-Warren Nicholson. 3/11. Thanos Mitsalas. 10/11

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.

Serviço:

Movimento Violão – Rogério Caetano & Gian Corrêa

Estreia: 29/9, terça, às 20h.

Reapresentações: 30/9, quarta, às 10h; 2/10, sexta, às 8h e às 21h; 4/10, domingo, às 12h30 e 5/10, segunda 14h.

Disponível on demand em sesctv.org.br

Classificação indicativa: Livre.

Curadoria: Paulo Martelli.

Direção para TV: Flávio N. Rodrigues.

Produtora: DNArte.

Para sintonizar o SescTV:

Canal 128, da Oi TV

Ou consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/noar

Siga o SescTV no twitter: @sesctv

E no facebook: facebook.com/sesctv

No instagram: @sesctv

Fase Beta

As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.

+ Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!