Brasil,

70ª edição da Regata Santos-Rio é confirmada para 23 de outubro e terá grandes nomes da Vela e Medalhistas Olímpicos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabrizio Gallas
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Foto: Rudá, campeão na edição 2019 / Crédito: Will Carrara Foto: Rudá, campeão na edição 2019 / Crédito: Will Carrara

Regata é a mais tradicional e difícil do país e tem confirmações do bicampeão olímpico, Torben Grael, medalhista de Bronze em duas edioções, Lars Grael, e outras feras do esporte

Está confirmada a realização da 70ª edição da Regata Santos-Rio, a mais tradicional do país de Vela de Oceano e mais difícil, com largada marcada para 12h no dia 23 de outubro, sexta-feira, da Baía de Santos, e chegada na Ilha da Laje, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro em uma distância aproximada de 180 milhas náuticas, cerca de 300km. A organização é do Iate Clube de Santos e do Iate Clube do Rio de Janeiro, com chancela e apoio da ABVO, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

Para esta edição especial, já estão confirmados velejadores e veleiros do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Bahia além grandes nomes da história da Vela brasileira. Entre eles o bicampeão olímpico da classe Star, Torben Grael, que levou as medalhas de Ouro em 1996 em Atlanta, nos EUA, e 2004 em Atenas, na Grécia, que possui títulos da Santos-Rio. Torben tem ao todo cinco medalhas olímpicas somando uma Prata em Los Angeles (Soling) e dois Bronzes em Seul e Sydney (Star). Ele também detém o recorde com cinco títulos na Santos-Rio junto com Eduardo Souza Ramos . Seu irmão, Lars Grael, que soma duas medalhas de Bronze nos Jogos de Atlanta e Seul, na Coreia do Sul, na classe Tornado, também irá competir na 70ª Santos-Rio.

"A Santos-Rio é a síntese da história da Vela de Oceano no Brasil. Será minha 18ª participação, fui muito ativo nas décadas de 80 e 90 e agora motivado por tudo que está passando no país e também pela Vela de Oceano celebrando a 70ª edição dessa regata que é a mais importante do Brasil", disse Lars Grael.

O gaúcho Samuel Albrecht virá na tripulação do Crioula, barco multicampeão brasileiro. A tripulação tem o recorde da Santos-Rio no veleiro Camiranga conquistando em 2005 completando o trajeto em 18 horas, 9 minutos e três segundos. Albrecht estará no ano que vem nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão.

Lembrando que os Veleiros de Oceano farão parte da próxima edição dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 com barcos de 30 pés e dupla mista com um homem e uma mulher como tripulantes.

"Será sem dúvida um grande evento. Estamos preparando uma competição especial com todos os cuidados e protocolos diante da pandemia do COVID-19 dos tripulantes e dos dois clubes, o ICS e o ICRJ", disse Mario Martinez, comodoro da ABVO: "Expectativa é de 40 barcos. Todos os campeões da Santos-Rio presentes nessa edição serão homenageados na largada, teremos a presença de uma fragata da Marinha do Brasil, um desfile de Barcos a partir das 10h30 na Ponta da Praia em Santos e uma salva de canhão para cada barco vencedor da história da Santos-Rio", seguiu.

Também em comemoração à data, o Iate Clube de Santos, Embaixador La Belle Classe no Brasil, oferecerá aos três primeiros colocados da Classe Clássicos o troféu que representa o prêmio internacional da regata de veleiros clássicos mais antiga do mundo organizada pelo Yacht Club de Monaco, a Regata La Belle Classe

"Somos o único clube da América Latina com aprovação de levantar esta flâmula e poder fazer isso na comemoração das 70 edições da Regata Santos-Rio é uma satisfação imensa também abraçada pelo ICRJ e a ABVO", disse o Comodoro do Iate Clube de Santos Berardino Antonio Fanganiello.

José Roberto Braile, mais conhecido no meio como Pré-Braile, Contra-Comodoro do Iate Clube do Rio de Janeiro realizou sua primeira Santos-Rio em 1963 e irá por mais um ano no veleiro Sorsa. Ele já perdeu as contas de quantas edições participou: "Não sei quantas eu fiz, ao redor de 40. Fiz muitas com o veleiro Saga, sempre tendo companheiros ótimos tripulantes e muitas vezes campeões de monotipos", disse Pré-Braile.

"A Santos-Rio é a mais antiga regata oceânica do Brasil. Uma forma de aproximação de velejadores cariocas e paulistas. Às vezes de contravento intenso desde a largada até a chegada. Outras de vento favorável o tempo todo. A regata desenvolveu bastante a Vela de Oceano e fez com que os brasileiros partissem para desafios maiores que acabou culminando na Volta ao Mundo no barco Brasil 1".

"Essa edição terá muitos barcos e o ICRJ, como sempre, fará tecnicamente uma excelente cobertura da regata e uma ótima recepção aos velejadores", finalizou.

Mudanças na Recepção e na premiação por conta da pandemia

Tradicionalmente, na noite que antecede a largada, o evento é aberto com um jantar de boas-vindas oferecido pelo Iate Clube de Santos às tripulações e seus familiares. Neste ano, em função da pandemia, a organização e os dirigentes do clube oferecerão um coquetel especial para os comandantes, no Mirante da sede Guarujá, onde acontecerá a habitual reunião dos comandantes e a entrega dos kits, compostos por camiseta do evento + boné/viseira do ICS para todos os velejadores. Respeitando todos os protocolos de distanciamento social e higienização exigidos pelo Governo do Estado de São Paulo .

Já a cerimônia de premiação fica a cargo do Iate Clube do Rio de Janeiro. Tradicionalmente há uma festa após a cerimônia de premiação regada à muita cerveja, mas por conta da pandemia a mesma foi suspensa.

As disputas serão nas classes ORC, IRC, BRA-RGS e BRA-RGS Clássicos com inscrições abertas. Mais detalhes pelo Aviso de Regata - https://www.icrj.com.br/vela/outubro-20/223-24-10-2020-70%C2%BA-regata-santos-rio.html

Após a disputa da 70ª Santos-Rio será realizada a 51ª edição do Circuito Rio entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro com organização do Iate Clube do Rio de Janeiro. O Circuito Rio valerá como o Campeonato Brasileiro da classe ORC.

Todos os Campeões da Santos-Rio:

1951 - Ondina - Comandante: Joaquim Belém - Clube: ICRJ
1952 - Ondina - Joaquim Belém - Clube: ICRJ
1953 - Procelaria - Fernando Pimentel Duarte ICRJ
1954 - Cangaceiro - Domicio Barreto ICRJ
1955 - Mistral - Leon Joullié ICRJ
1956 - Sirocco - Bruno Hollnagel ICS
1957 - Procelaria - Fernando Pimentel Duarte ICRJ
1958 - Angica III - Marcos Merrhy - ICRJ
1959 - Singoala - Ragnar Janér - ICRJ
1960 - Vendaval II - José Luiz Pimentel Duarte ICRJ
1961 - Procelaria - Fernando Pimentel Duarte ICRJ
1962 - Turuna - Caio Barros Penteado - ICS
1963 - Bermuda - Domingos Giobbi - ICS
1964 - Procelaria - Manoel Souza Campos - ICRJ
1965 - Cairu III - Jorge Frank Geyer - ICRJ
1966 - Saga - Erling Sven Lorentzen - ICRJ
1967 - Sargaço II - Elbert Chamoun - ICRJ
1968 - Pluft - Israel Klabin ICRJ
1969 - Saga - Erling Sven Lorentzen - ICRJ
1970 - Seven - Parker Gilbert - ICRJ
1971 - Buscapé - Paulo Monteiro Lima - ICRJ
1972 - Atrevido -Armando Grandi -Argentina
1973 - Mirage - Gerry Moog - Canadá
1974 - Wa Wa Too III Fernando Nabuco de Abreu ICS
1975 - Liho Liho - Hernesto Breda ICS
1976 - Wa Wa Too III Fernando Nabuco de Abreu ICS
1977 - Liho Liho - Milton Ferreira
1978 - Krishna - Roberto Pellicano - ICRJ
1979 - Barco - Mário Rocco de P. Simões - ICRJ
1980 - Five Stars - Roberto Pellicano ICRJ
1981 - Madrugada - Pedro Paulo F. Couto ICRJ
1982 - Carro Chefe - Laurits von Lachmann ICRJ
1983 - Madrugada - Pedro Paulo F. Couto ICRJ
1984 - Ressaca - Glerio Farias Passos ICS
1985 - Osprey XXV - Axel Ferderick P. Schimidt - RYC
1986 - Alucinante - Luiz Carlos Barroso Simão ICRJ
1987 - Bicho Papão JR. - Eduardo de Souza Ramos ICS
1988 - Daniel Hechter - João Santos Caio Junior ICS
1989 - Saga IV - Erling Sven Lorentzen ICRJ
1990 - Magia II – Blaupunkt - Eduardo de Souza Ramos - RYC
1991 - Souza Ramos Ricci - Eduardo de Souza Ramos - ICS
1992 - Saga - Erling Sven Lorentzen - ICRJ
1993 - Magia III / Polibrasil - Torben Grael RYC
1994 - Magia III / Polibrasil - Torben Grael RYC
1995 - H3+ / Reebok - Lars Grael RYC
1996 - Magia III / Polibrasil - Torben Grael RYC
1997 - Gosto D´Água - Ildefonso Witoslavski Júnior - ICSC
1998 - Curupira / Transbrasa - Mark Essle - YCSA
1999 - Scirocco - Inácio Vandressen - ICSC
2000 - Scirocco - Inácio Vandressen - ICSC
2001 - Neptunus X - Sérgio Mirsky ICRJ
2002 - Sorsa II / OI - Celso Fernandez Quintella ICRJ
2003 - Sorsa II / OI / NOKIA - Celso Fernandez Quintella ICRJ
2004 - Magia IV / VIVO - Torben Grael - RYC
2005 - Cristabella / MITSUBISHI - Eduardo Souza Ramos ICS
2006 - Matador - Alberto Roemmers YCA
2007 - Sorsa III / OI - Celso Fernandez Quintella ICRJ
2008 - Phoenix / MITSUBISHI - Eduardo Souza Ramos ICS
2009 - Loyal / RED NOSE - Marcelo Massa - GVI
2010 - Loyal/Carmin - Marcelo Massa - GVI
2011 - Magia V - Torben Grael - RYC
2012 - Loyal - Marcelo Massa - GVI
2013 - Rudá - Mario Martinez e Felício Bragante - CIR
2014 - Marlin Transpetro - Asp. Paulo Ricardo Donário - GVEN
2015 - Ângela Star VI - Peter Dirk Siemsen ICRJ
2016 - Camiranga - Eduardo Plass - VDS
2017 - Camiranga - Eduardo Plass - VDS
2018 - Felciuno - Francisco Freitas CDJ
2019 - Rudá - Mario Martinez e Felício Bragante - CIR

A 70ª edição da Regata Santos-Rio conta com a organização do Iate Clube de Santos e Iate Clube do Rio de Janeiro e tem o apoio e chancela da ABVO além de apoio da CBVela.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar