Teatro-web: Ata-me as Mãos aos Pés da Cela – Um Experimento na Pandemia entra em cartaz no YouTube

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Sevilha
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Espetáculo teatral online do mito de Medeia fica em cartaz de 29 de agosto a 19 de setembro, no canal da Cia Banquete Cultural

Entra em cartaz dia 29 de agosto, sábado, às 21h, no YouTube, a peça Ata-me as Mãos ao Pés da Cela – Um Experimento na Pandemia, da Cia Banquete Cultural, criada especialmente para o formato teatro-web. O espetáculo online, concebido para ser assistido em plataformas streaming, foi contemplado e realizado através do edital Cultura Presente nas Redes, do Governo do Estado do Rio de Janeiro/SECEC-RJ. “Em tempos tão difíceis para a humanidade e para a classe artística, que foi profundamente afetada – como muitos dizem: a primeira a parar e provavelmente a última a retornar ao trabalho normal –, é um alento ser contemplado por editais de cultura nas redes e ao mesmo tempo, um estímulo a continuar pesquisando novas formas do fazer cênico por meio de outras ferramentas e plataformas digitais”, comenta Jean. Segundo ele, com editais como esse, a economia criativa mantém seu giro, artistas e técnicos podem ser remunerados pelo seu trabalho pontual, além da população em geral se beneficiar com o acesso amplo à cultura, mantendo-se segura dentro de casa. Investir em cultura num momento de isolamento social é investir na saúde pública, na saúde mental das pessoas.

O texto inédito de Jean Mendonça foi finalizado em março, logo no início da pandemia, quando os artistas brasileiros estavam sem saber o que fazer, já que todos os teatros foram fechados devido a pandemia da Covid-19. “Todo o processo criativo de ensaio, produção, gravação e montagem foi realizado com cada um em sua residência, tudo feito online, respeitando os protocolos de segurança recomendados pela OMS – Organização Mundial da Saúde”, explica Jean Mendonça. De acordo com o diretor, a ideia foi exatamente fomentar a possibilidade de um novo fazer teatral, o teatro-web, mas sem a intenção de substituir o teatro presencial. “Não estávamos interessados no pioneirismo, embora consideremos esse ato histórico importante, mas sim na real continuidade das artes cênicas. Por isso fomos na contramão e arriscamos com uma dramaturgia ambientada neste momento pandêmico”, ressalta.

Ata-me as Mãos aos Pés da Cela – Um Experimento na Pandemia é um espetáculo teatral online do mito de Medeia, encenado em tempo real. Tudo se passa através de imagens e sons captados pelos notebooks e celulares das duas protagonistas e do ator. O espetáculo é livremente inspirado nas “Medeias” de Eurípedes e Heiner Müller, no romance As leis da gravidade, de Jean Teulé, e nos poemas, ensaios, escritos e entrevistas de Adélia Prado e Simone de Beauvoir. Com autoria e direção de Jean Mendonça, o espetáculo tem no elenco Beth Grandi, Elton Lellis e Rose Abdallah, e conta com supervisão de Silvana Stein, trilha sonora de Betto Marque e Paula Pardón, direção de arte de Alexandra Arakawa, identidade visual de Cristiana Giustino e produção executiva e fotográfica de Marcia Otto.

A peça fica em cartaz de 29 de agosto a 19 de setembro, sempre aos sábados, às 21h. Para assistir gratuitamente, basta acessar e se inscrever no canal da Cia Banquete Cultural, no YouTube. O drama Ata-me as Mãos aos Pés da Cela – Um Experimento na Pandemia é indicado para maiores de 14 anos.

Sinopse

No tempo-futuro do presente, Medeia adverte sobre sua real identidade e justifica suas ações do passado. No tempo-presente, há uma pandemia lá fora. Medeia realiza uma vídeo-chamada para Delegada. Entre delírios e lembranças, está prestes a fazer uma confissão. A Delegada, mais preocupada com o que se passa em sua delegacia, esforça-se para compreender os relatos de Medeia.

Peça: Ata-me as Mãos aos Pés da Cela – Um Experimento na Pandemia
Temporada: sábados - 29/08, 05/09, 12/09 e 19/09
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos