Brasil,

A "Espetacular Índia" é uma oportunidade de conhecer os Monastérios e Templos da Caxemira

Poster de Espetacular Índia Poster de Espetacular Índia

Centro Cultural Swami Vivekananda e o Consulado Geral da Índia em São Paulo promovem ação online em conjunto com o Museu de Arte Sacra de SP

O Museu de Arte Sacra de São Paulo vem desenvolvendo projetos multiculturais relacionados ao imaginário e a arte do sagrado de várias partes do mundo. A parceria com o Centro Cultural Swami Vivekananda e com o Consulado Geral da Índia em São Paulo propiciou que seja apresentado o filme “Espetacular Índia”, dirigido por Benoy K. Behl, que faz um passeio por alguns dos Monastérios de Richen Zangpo, templos localizados em Ladak, Kinnaur, Lahaul-Spite, Nyarma e Leh, todos ornamentados por pinturas e esculturas de mestres medievais da região de Caxemira, verdadeiras joias da humanidade!

O curta-documental pode ser acessado pelo público em geral, gratuitamente, por meio do site do museu e também do canal do YouTube da instituição.

Essa ação integra os eventos comemorativos dos 50 anos do MAS, completados em 29 de Junho de 2020.

A parceria surgiu do relacionamento que vem sendo realizado entre o Centro Cultural e o MAS desde 2019. A concretização de muitos projetos que ainda virão se inicia com a exibição desse curta-documental, sugerido pelo centro Cultural.

Sinopse - Espetacular Índia

Nas regiões mais frias e desertas do Himalaia, partindo do desfiladeiro de Zozila - a mais de onze mil metros de altitude - o Budismo se expandiu propagado pelo Guru Padmasambhava no século VIII. A história do budismo na região é um grande épico mundial que remonta desde a perseguição sofrida no século IX no Tibete até a restauração promovida por Rinchen Zangpo, que traduziu as escrituras sagradas do sânscrito para o idioma tibetano e foi também responsável pela construção de inúmeros monastérios de beleza exuberante. Alguns deles ainda resistem bravamente ao tempo, desde o século X.

“Espetacular Índia” faz um passeio por alguns desses templos localizados em Ladak, Kinnaur, Lahaul-Spite, Nyarma e Leh, todos ornamentados por pinturas e esculturas de mestres medievais da região de Caxemira, verdadeiras joias da humanidade.

A arte transmite uma sensação de leveza e contentamento que carrega o ruído do mundo material para longe. As pinturas, esculturas e portais desses monastérios elevavam a alma a uma dimensão permeada pela alegria do divino. As deidades – espécie de fonte do sagrado – materializadas pela arte nos apresentam um contexto novo; o da arte medieval Indiana.

Sobre o diretor Benoy K. Behl

Benoy K. Behl, é cineasta, fotógrafo e historiador da arte. Produziu ao longo dos últimos 40 anos 46 mil fotos de monumentos asiáticos e 132 documentários sobre a antiga pintura e escultura da Índia. Fez exposições em 54 países. Sua produção foi assunto de matéria especial na revista National Geographic e na BBC. Recentemente passou a documentar o yoga e as raízes do budismo tibetano. É palestrante em universidades e museus por todo o mundo. Autor de livros sobre as pinturas das cavernas de Ajanta e sobre a herança budista de Andhra Pradesh e do Afeganistão, Uzbequistão e outras regiões como Tibet, China e Mongólia. É presidente do Buddhist Heritage Centre of Indology em Bharatiya Vidya Bhavan e Membro da Governing Society of Central University of Tibetan Studies do Governo da Índia.

Informações Gerais – Espetacular Índia

Gênero: Curta-metragem documental / País: Índia / Áudio: Inglês e Hindi / Legendas: Português / Duração: 24’36’’ - Produção: Doordarshan / Direção: Benoy K Behl / Roteiro, pesquisa e narração: Benoy K Behl Edição e Assistente de Direção: Sanghamitra Gosh / Assistente de Pesquisa: Latika Gupta / Voz-off: Komal G. B. Singh

Sobre o Centro Cultural Swami Vivekananda

O Centro Cultural Swami Vivekananda é mantido pelo governo Indiano, fazendo parte do Consulado Geral da Índia em São Paulo que tem como interface o diálogo da diplomacia Indiana no Brasil. Entre suas ações, realiza-se diversas atividades artísticas e culturais, estreitando os laços de relacionamento entre os países.

Lançamento: 12 de Setembro no YouTube do Museu de Arte Sacra
(Acesse aqui: http://museuartesacra.org.br/espetacular-india/)

YouTube: www.youtube.com/museudeartesacradesaopaulo
Site MAS: www.museuartesacra.org.br

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
FECHADO TEMPORARIAMENTE
_

Presidente do Conselho de Administração - José Roberto Marcellino dos Santos
Diretor Executivo - José Carlos Marçal de Barros
Diretor de Planejamento e Gestão - Luiz Henrique Marcon Neves
Museóloga – Beatriz Cruz


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS