Brasil,

SescTV Exibe Episódios Inéditos da Série Movimento Violão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eloá Cipriano
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Durante os programas, peças autorais e de compositores latino-americanos transcendem as definições de erudito e popular

A primeira apresentação vai ao ar no dia 22/9, terça, às 20h

Em setembro, no dia 22, às 20h, o SescTV inicia a apresentação de episódios inéditos da série Movimento Violão, com o concerto do violonista João Camarero gravado no Sesc Bom Retiro, em 2019. Durante a apresentação o instrumentista executa um repertório com músicas de compositores argentinos e brasileiros como Radamés Gnattali, Paulo César Pinheiro, Aire Sureño, Raphael Rabello e Augustín Barrios. Com a curadoria do violonista Paulo Martelli e direção para TV de Flávio N. Rodrigues, os novos programas apresentam concertos com músicos nacionais e internacionais, explorando toda a versatilidade do violão. (Assista em sesctv.sescsp.org.br/noar).

Segundo o curador Paulo Martelli, o Movimento Violão nasceu do desejo de explorar as diversas facetas deste instrumento plural, transitar por seu repertório, e apresentar ao público os principais expoentes do violão na atualidade. “Nosso ideal é registrar os concertos de grandes violonistas nacionais e estrangeiros, criando um acervo diversificado desse instrumento, de seu repertório e seus intérpretes. Por isso usamos os melhores recursos técnicos e tecnológicos de captação de áudio e vídeo, para proporcionar ao expectador uma impressão próxima de um espetáculo em sala de concerto”, afirma Paulo.

Presente no imaginário popular e materializado em nossa cultura, o violão é, sem dúvida, um instrumento que protagonizou alguns dos maiores momentos da performance musical do Brasil e revelou gerações de músicos. Em programação inédita, os episódios da série Movimento Violão contam com as participações de Rogério Caetano & Gian Corrêa, Pedro Aguiar, Cainã Cavalcanti, Edson Lopes, Quarteto Maogani, Warren Nicholson, Thanos Mitsalas, além de João Camarero. Assista também em sesctv.org.br, a qualquer hora, gratuitamente e sem necessidade de cadastro.

Após 17 anos de apresentações ininterruptas, o Movimento Violão consolida seu objetivo primordial de criar um acervo diversificado do violão atual. Os shows realizados nas unidades do Sesc ao longo dos anos inspiraram a gravação de nove temporadas da série. A mais recente, que contém oito episódios, conta com João Camarero. O violonista admite que sua trajetória como artista está interligada ao início do projeto, em 2003. Segundo ele, participar do programa é uma responsabilidade. “O Movimento Violão sempre foi uma inspiração e fazer parte dele é uma realização, por causa das referências que tocaram nesse palco”, explica.

Autodidata, o jovem músico que iniciou seus estudos com o violão aos oito anos de idade, saiu da cidade de Avaré no interior de São Paulo para o mundo. João Camarero já se apresentou nos palcos do Japão, França, Alemanha, Itália, Holanda, Inglaterra, Bélgica e EUA. Como compositor fez parcerias com grandes nomes da música popular brasileira como Paulo César Pinheiro, Moacyr Luz e Cristovão Bastos. A lista dos artistas com quem João tocou e toca até hoje é extensa, e fazem parte dela nomes como Altamiro Carrilho, Leny Andrade, Yamandu Costa, Alessandro Kramer, Danilo Caymmi, Elton Medeiros, Cristina Buarque, Nailor Proveta, Mike Marshall, Joel Nascimento e João Lyra.

Embora ainda seja jovem, o violonista e compositor apresenta uma larga trajetória artística com origem no meio popular, e que adquiriu a técnica e o refinamento da música clássica. Segundo a jornalista e musicóloga Camila Fresca, João é um virtuose extremo: “Nas peças mais lentas ele demonstra muito lirismo, com intepretações comoventes. Sua expressividade torna-se um ponto de destaque”, afirma.

Músicas brasileiras e argentinas como Tocata em Ritmo de Samba (Radamés Gnatali), Choro (da Brasiliana no. 13) (Radamés Gnatali), Valsa no. 3 (Augustín Barrios), Balada para Martin Fierro (Aire Sureño), Inspiração (Garoto), Enigma (Garoto), Paulistano (Rafael Mallmith e João Camarero), Anna -Pequenas Valsas Sentimentais (João Camarero), Maestro na Farra (João Camarero), Vento Brando (João Camarero e Cristóvão Bastos), Graúna (João Pernambuco), Caminhos do Sertão (João Pernambuco) e Camará (Raphael Rabello e Pauli César Pinheiro), compõem o repertorio do programa.

Movimento Violão – Próximas apresentações, terças, às 20h: Setembro - Rogério Caetano & Gian Corrêa. 29/9. Outubro - Pedro Aguiar. 6/10. Cainã Cavalcanti. 13/10. Edson Lopes. 20/10. Quarteto Maogani. 27/10. Novembro-Warren Nicholson. 3/11. Thanos Mitsalas. 10/11.
Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.

Serviço:
Movimento Violão: João Camarero
Estreia: 22/9, terça, às 20h.
Reapresentações: 23/9, quarta, às 10h; 25/9, sexta, às 8h e às 21h; 27/9, domingo, às 12h30 e 28/9, segunda 14h.
Disponível on demand em sesctv.org.br
Classificação indicativa: Livre.
Curadoria: Paulo Martelli.
Direção para TV: Flávio N. Rodrigues.
Produtora: DNArte.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar