Brasil,

15a CineOP - Conexão de Todas as Artes na Sua Tela

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana d’Anunciação
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Mauricio Tizumba - Crédito Patrick Arley Mauricio Tizumba - Crédito Patrick Arley

A programação cultural intensa e gratuita, realizada em parceria com o Sesc em Minas, vai promover performance, lives shows com grupos e artistas de destaque na cena mineira e exposição virtual

Além da exibição de filmes - 101 produções (13 longas, 11 médias e 76 curtas) – debates, oficinas e masterclasses, a 15a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 3 a 7 de setembro de 2020, em formato online, promove, em parceria com o Sesc em Minas, uma programação artística intensa, gratuita e diversificada.

A agenda de atividades artísticas está intensa e inclui exposição online que celebra os 15 anos da Mostra, cinco lives shows e performance audiovisual inaugural, Vj que vão reunir no palco do Sesc Cine Live Show apresentações de bandas e artistas de destaque da cena mineira. Todas as atrações poderão ser vistas no site oficial do evento - www.cineop.com.br e pelo canal do Sesc em Minas no Youtube.

PERFORMANCE AUDIOVISUAL

Concebida para abrir a temporada audiovisual da 15ª CineOP, apresentar ao público a programação e o conceito do evento com arte, música, imagens e movimento, no âmbito das três temáticas centrais desta edição: Temática Preservação: Patrimônio Audiovisual: Acervos em Risco e Novas Formas de Difusão, Temática Histórica: Televisão o que foi, o que é e o que pode ser, Temática Educação: Telas e Janelas, tempo de cuidado, delicadeza e contato.

A direção é do artista audiovisual e poeta, Chico de Paula e da ativista, atriz e produtora cultural, Grazi Medrado; a trilha é do Barulhista e participações especiais de Sérgio Pererê, Mayi Mota, Eda Costa e Eduardo Moreira e Marcelino Xibil Ramos A performance audiovisual abre a programação oficial e poderá ser vista no dia 3 de setembro, quinta-feira, às 20 horas, no site www.cineop.com.br

SESC CINE LIVES SHOWS

Ainda no dia 3, a partir das 21h30, a live show Noite Festa do Cinema convida o público a participar de uma Homenagem a Rede Minas. No palco, três importantes nomes da cena mineira, que ganharam o mundo e se encontram para celebrar os 35 anos da Rede Minas. Túlio Mourão e Titane apresentam músicas que tocam em nossas feridas e também revelam a invencível esperança em dias melhores. No repertório, canções presentes no álbum “Paixão e Fé” e também de compositores como Lenine e Chico Cesar. A participação especial da noite é do ator, compositor, cantor e multi-instrumentista Maurício Tizumba, que traz sua voz, sua alegria e seus tambores.

Na noite de sexta-feira, 04 de setembro, às 21 horas, a live show da CineOP recebe a banda Graveola. Em vias de lançar seu novo disco “In Silence”, o grupo apresenta uma nova faceta aos que já acompanham seu trabalho. Se antes a banda fazia jus ao disco “Eu preciso de um liquidificador”, misturando todo tipo de sonoridade, no novo show a aposta é no respiro do silêncio, na singeleza de canções profundas, escancarando a maturidade sonora do grupo.

No sábado, 05 de setembro, a partir das 21 horas, é a vez de Lamparina e a Primaveira animar a live show. A banda mineira, formada em 2017, vem de um caldeirão de influências que vão de Lenine e Nação Zumbi a Djavan e Parangolé. Tendo a cultura popular brasileira como norte e limites fluidos, o grupo mistura funk, forró, brega, maracatu e o que mais vier. Tudo nosso, tudo lindo. E o resultado é um caos harmônico, intenso, dançante e explosivo. Mas, especialmente, brasileiro. Lamparina e a Primavera é formada por Coto Delamarque (guitarra, syntetizador e vocal), Marina Miglio (vocal), Hugo Zschaber (vocal e percussão), Calvin Delamarque (baixo), Stenio Ribeiro (guitarra), Fabiano Carvalho (percussão e efeitos) e Thiago Groove (bateria).

Quem vai agitar a live show da noite de domingo, 06 de setembro, às 21 horas, é o Bloco Pacato Cidadão. Criado em 2017, pelos músicos Guilherme Calke e Gustavo Magua, o grupo tem como proposta homenagear e difundir a música de Minas Gerais levando em seu repertório os maiores clássicos das bandas Skank, Jota Quest, Tianastácia, Pato Fu e outros grandes nomes da música mineira.

E no encerramento da programação da 15a CineOP, o público poderá conferir na segunda-feira, 07 de setembro, a partir das 21 horas, a Live Show “Nada será como antes”, de Lô Borges. A apresentação presta homenagem a Bituca (Milton Nascimento), grande amigo e parceiro de longa estrada. Um tributo ao encontro que lançou as sementes do Clube da Esquina. No show, além de canções icônicas criadas em parceria pelos dois artistas, como “Clube da Esquina” e “Clube da Esquina nº 2”, Lô Borges (voz e violão) interpreta sucessos de sua própria autoria, como “Para Lennon e McCartney”, “Tudo Que Você Podia Ser” e “Quem sabe isso quer dizer amor” e canções marcantes como “Nada será como antes” , clássico do álbum “Clube da Esquina” de 1972. Lô divide o palco com Henrique Matheus (guitarra e vocais) e um convidado muito especial: o irmão Telo Borges (teclados e voz).

Um dos principais palcos culturais de Belo Horizonte, o grande teatro do Sesc Palladium, será o cenário das lives shows, que são gratuitas e disponíveis para todos através do site do evento www.cineop.com.br e pelo canal do Youtube do Sesc em Minas.

"Nesta versão online da Mostra, o Sesc Cine Live Show será também o palco da continuidade do diálogo entre os músicos locais e artistas de outros lugares, reforçando a importância do intercâmbio e da circulação do trabalho desses profissionais. Na virtualidade, ainda perseguimos este encontro, apostando na arena ampliada das redes mundiais de informação. Trazer os artistas para levá-los para as casas desses vizinhos e daqueles estranhos. Sem deixar de ser Ouro Preto, a Mostra o será em qualquer lugar. As molduras das janelas históricas se abrindo nas telas dos aplicativos aqui e lá", destaca Janaína Cunha, gerente de Cultura do Sesc em Minas.

EXPOSIÇÃO CINEOP 15 ANOS

A exposição virtual CineOP 15 anos tem como objetivo contar a história dessa Mostra cheia de riquezas visuais em apenas 30 imagens. Pretende expressar de forma imagética a representatividade de um evento tão complexo, com projeções na Praça, nos cinemas da cidade, os diversos seminários e oficinas, além de shows e outras atividades de interação com o público.

As imagens selecionadas pelo fotógrafo Leo Lara revelam toda a essência e as nuances de um festival dedicado ao Cinema. Muitas experiências, muitas câmeras, muitas lentes, muita imaginação e suor para buscar o melhor resultado do trabalho de uma equipe de fotógrafos e assistentes, que além da excelência e do profissionalismo, tem em comum um espírito de união e propósito em destacar e revelar todo o esforço da produção.

Exibir a Mostra de Cinema em Ouro Preto por meio de fotos é tratar de história, é contar as inúmeras vezes em que a cidade histórica foi palco desse evento marcante para os amantes da arte, da expressão e do argumento. Além de um lugar para discussão das temáticas relevantes do cinema, a CineOP é também um refúgio para encontros e lembranças de todos que já passaram por ali. Não bastasse isso a cidade foi palco de formação de muitos cineastas, produtores, educadores entre outras profissões afins. E também de diversão e manifestação da diversidade.

“Ao longo destes anos venho aprimorando a forma de fotografar esse evento tão dinâmico e envolvente. Foram 15 anos fotografando todas as complexidades do evento que tem em seu cerne o cuidado em realizar uma mostra nas ruas e nos cinemas da cidade. A riqueza destas imagens está na representação efetiva do valor humano, da capacidade de todos nós, de nos reinventarmos, de sermos o que queremos ser. De amar a liberdade e promover o próximo. Convido a todos para navegarem por lá para terem uma ideia mais abrangente da grandeza dessa e das outras das Mostras de Cinema. Viva o Cinema brasileiro, viva a CineOP”, afirma Leo Lara - coordenador de fotografia da Mostra de Cinema de Tiradentes, CineBH, e CineOP desde as suas primeiras edições.

A exposição virtual CineOP 15 anos é uma seleção de registros fotográficos realizados anualmente pela Equipe de Fotografia e será projetada na tela das Lives Shows, terá uma versão para o site e catálogo do evento.

SOBRE A 15ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 15ª edição, de 3 a 7 de setembro de 2020, reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo - centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais.

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:

***

SERVIÇO
15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 3 a 7 de setembro de 2020
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Petra e Codemge|Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria Especial De Cultura| Ministério Do Turismo | Governo Federal

* Sintese da Programação
ABERTURA OFICIAL
EXIBIÇÃO DE FILMES - LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
MOSTRINHA
MOSTRA VALORES
SESSÕES CINE-ESCOLA
ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XII FÓRUM DA REDE KINO
DEBATES
OFICINAS
MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
EXPOSIÇÃO CINEOP 15 ANOS
ENCONTROS DE CINEMA | RODAS DE CONVERSA
PERFORMANCE AUDIOVISUAL
LIVE SHOWS


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar