Evento híbrido em prol de idosos une Ecogastronomia, Longevidade Saudável e Economia das Dádivas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristiane Sampaio
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Wellington Nogueira, Neka Menna Barreto, Tatiana Cardoso, Shanti Nilaya, Claudia Mattos, Nininha Lacombe e Martin Casilli comandam bate-papo virtual e convidados saboreiam pratos em casa

Todos querem viver mais, mas, será que basta acumular muitos anos de vida sem saúde e sem boa qualidade de vida? Mais do que nunca, agora é fundamental falar sobre longevidade saudável.

E a longevidade saudável ganha mais atenção quando ficar tanto tempo dentro de casa e com contato social restrito e remoto se torna um ponto de atenção para os cuidados com a saúde mental de todas as pessoas, principalmente, dos mais de 28 milhões de idosos (pessoas com 60 anos ou mais), somente no Brasil, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É preciso falar sobre longevidade saudável. Porém, é preciso agir também, visto que um dos maiores problemas que aflige a população idosa no Brasil e no mundo é a ausência de sensibilidade acerca de suas necessidades materiais, afetivas, de sua saúde mental e de que essas pessoas têm anseios, um passado, presente e um futuro a ser reinventado. São pessoas com um envelhecimento e maturidade ativos.

Para celebrar esse público e agir em prol dos idosos, nos dias 29 e 30 de agosto de 2020 (sábado e domingo), às 16h30, acontecerá o Dádivas na sua casa – evento híbrido beneficente pela longevidade digna, com curadoria de Mônica Rosales, fundadora e presidente da Associação São Joaquim.

O evento foi idealizado no formato híbrido para respeitar o isolamento social necessário para o cuidado de todos no combate ao Coronavírus. Assim, nos dois dias, com uma hora de duração por dia, acontecerá o evento online com participação de chefs de cozinha e a parte física com a entrega, na casa dos participantes, do menu degustação para aguçar os sentidos por meio de comidinhas saudáveis, alimentando corpo, alma e Terra.

A Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade trabalha, há quase 15 anos, pela inclusão, empoderamento e valorização das pessoas idosas, atuando a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): saúde e bem-estar, redução das desigualdades, paz, justiça, qualidade de vida e meio ambiente.

Para ajudar a manter o isolamento social necessário durante a pandemia, a Associação vem realizando algumas ações, como: plantão telefônico para auxiliar nas situações de vulnerabilidade; atendimento psicológico; grupo de apoio por aplicativo de conversa instantânea; arrecadação e distribuição de cestas básicas; atividade física remota; campanha de inclusão digital; eventos como o que acontecerá no final de agosto para captar fundos para as ações voltadas aos idosos; entre outras.

Todo o trabalho é fundamentado na Antroposofia, estudo do Homem, e na Salutogênese, termo que designa a gênese da saúde integral do ser humano, integrando cabeça, coração e mãos. Atualmente, a Associação atende a 350 idosos na cidade de Carapicuíba – SP e vem, por sua proposta inovadora, tornando-se uma referência em Centro de convivência.

Mônica Rosales conta que a ação pretende contribuir para uma mudança de percepção em relação à longevidade:

“Não sabemos se vamos viver até amanhã. Aprendi que só podemos contar com o momento presente e agradecer pela vida que temos hoje. Amanhã é uma nova reinvenção”, fala a filantropa Mônica Rosales.

E se só podemos contar com o momento presente, como viver melhor? Uma população que envelhece com melhor qualidade de vida e maior expectativa de vida requer um olhar atencioso sobre si, sobre seu papel na sociedade, aspirações, potenciais e influência na vida das demais pessoas.

Uma aquarela online de sabores – No horário marcado, os convidados participarão do bate-papo online com alguns dos mais importantes chefs do Brasil, além da participação de Wellington Nogueira como mestre de cerimônias online, fundador do Doutores da Alegria e membro da Rede Sustentabilidade, também voluntário da ação.

No evento online, os chefs abordarão o tema da nutrição dentro da especialidade de cada um, falando sobre a importância do alimento para a saúde, para a alma e para os cuidados com a nossa mãe Terra, o equilíbrio, a funcionalidade do alimento e o reflexo disso na nossa espiritualidade.

Os participantes poderão interagir e fazer perguntas para os chefs que comandarão o evento online.

As refeições entregues em casa levarão aos convidados o conceito de “economia das dádivas”, em que o dar e o receber são vivenciados intensamente, com a proposta de valorização da abundância, sem deixar de lado a sustentabilidade. Assim, uma verdadeira aquarela de sabores será apresentada aos participantes, fazendo-os exercitar as escolhas e hábitos que favorecem uma vida longeva e em equilíbrio. Os ingredientes dos pratos serão orgânicos, muitos provenientes da Mata Atlântica, um prato cheio para a Ecogastronomia.

“Neste evento vamos despertar as pessoas pelo apetite para a Longevidade Saudável, pois o melhor apetite é desejar Ser”, Neka Menna Barreto, Chef de Cozinha

E para conhecer os chefs:

Neka Menna Barreto, do Neka Gastronomia – Nutricionista, banqueteira, Chef de Cozinha, passou por experiências na Alemanha, Índia e Colômbia. Celebrar, cultivar e nutrir a vida têm sido os ofícios de Neka desde 1987. Chef sócia do Neka Gastronomia, empresa que tem o propósito de despertar as pessoas pelo apetite com diferentes sabores, valorizando a biodiversidade e a agroecologia.

Tatiana Cardoso, do Moinho da Pedra – Premiada Chef, a primeira a trazer a cozinha gourmet vegetariana para o Brasil. Sua linha de trabalho é a cozinha natural a partir dos princípios curativos da macrobiótica e da culinária indiana.

Shanti Nilaya, do Condessa Bistro – Sua cozinha garimpa alimentos mundo afora e apresenta um cardápio alquímico, marcado pela mistura de sabores, experimentos e destreza no manuseio de picâncias, especiarias e insumos orgânicos.

Claudia Mattos, do Espaço Zym - Chef adepta do movimento Slow Food, que promove a maior apreciação da comida e a melhor qualidade das refeições, é também terapeuta e professora de ecogastronomia, realiza pesquisas sobre as múltiplas dimensões para a completa nutrição do ser humano.

Nininha Lacombe, do Small Acts Food – Formada em nutrição, iniciou sua carreira em um restaurante na Arábia. Após temporada em Nova Iorque, especializou-se em confeitaria e fundou o ateliê Nininha Sigrist, de bolos e festas de casamento. Em 2016 aprofundou seu conhecimento em alimentação saudável e longevidade e mudou o foco do seu trabalho para auxiliar pessoas a mudarem de hábitos para um estilo de vida mais consciente, criando o Samll Acts Food. Também é formada em Ayurveda e, atualmente, atua em um lifestyle saudável.

Martin Barrios Casilli, do Sky Hall Terrace Bar – Chef responsável pela cozinha do Sky Hall Terrace Bar, recentemente foi destaque na revista Go’Where Gastronomia, além de ter participado da primeira temporada do MasterChef Brasil.

O bem que gera o bem – A entrega das comidinhas saudáveis na casa dos participantes será feita voluntariamente pelo grupo Mitzvah Day, grupo de jovens da comunidade judaica de São Paulo, cujo objetivo é doar seu tempo e não seu dinheiro para fazer a diferença na grande comunidade que os cerca.

O grupo foi criado em 2008 na Inglaterra e já coordenou 700 Mitzvah Days em 30 países, envolvendo mais de 40 mil voluntários que se prontificam a ajudar o próximo, seja judeu ou não judeu, a partir dos valores judaicos.

Todos os chefs que farão a parte online do evento também são voluntários, assim como o mestre de cerimônias online.

“Fica aqui o convite e reflexão: Como posso reconhecer e retribuir o que recebo dadivosamente do universo, todos os dias? Pauso, agradeço, doo. É preciso boa vontade para ser gentil nos mínimos atos, reconhecendo e honrando as dádivas que cada um veio para dar. Assim, faço minha parte, dando e recebendo. Ninguém tem tão pouco que não tenha o que dar e tanto que não tenha o que receber. Com essa premissa tenho permeado muitas de minhas ações em um fluir equilibrado entre o dar o receber”, finaliza Rosales.

Os convites estão à venda e os interessados devem enviar WhatsApp para (11) 9 9201-6170 ou e-mail para . A realização é da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade