Brasil,

‘Avaliação Interdisciplinar da Dislexia’ será tema de live nesta sexta-feira (14)

‘Avaliação Interdisciplinar da Dislexia’ será tema de live nesta sexta-feira (14)

Mediada pelo pedagogo Ricardo Galhardo Blanco, atividade reunirá profissionais do Núcleo Especializado em Aprendizagem e da Residência Médica em Neuropediatria da FMABC

As equipes do Núcleo Especializado em Aprendizagem (NEA) do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e da Residência Médica em Neuropediatria estarão reunidas virtualmente nesta sexta-feira (14 de agosto), às 20h, para uma live sobre “Avaliação Interdisciplinar da Dislexia”. O encontro será organizado pelo palestrante especializado em conflitos da juventude, professor Ricardo Galhardo Blanco, que mediará a atividade em sua página no Facebook (www.facebook.com/professorGalhardo).

Conforme definição da Federação Internacional de Neurologia, a dislexia – também conhecida como distúrbio específico de leitura – é um distúrbio neurológico de origem congênita, que acomete crianças com potencial intelectual normal e sem déficits sensoriais, com suposta instrução escolar adequada. “Trata-se de distúrbio que compromete permanentemente o processo de leitura e escrita, ocasionando desempenho abaixo do esperado para a idade e escolaridade”, explica o coordenador da Residência Médica em Neuropediatria da FMABC, Rubens Wajnsztejn, que debaterá o tema juntamente com o médico residente Fernando Pires Moraes e com seis integrantes da equipe do NEA-FMABC, incluindo a coordenadora, Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn.

Entre os temas abordados estarão novos conceitos sobre a dislexia, pesquisas, tratamentos e a trajetória do Núcleo Especializado em Aprendizagem, que foi fundado por voluntários em 2004 e hoje é premiado internacionalmente pelos trabalhos de avaliação interdisciplinar focada nas dificuldades de aprendizagem e fundamentada em protocolo clínico supervisionado e atualizado periodicamente. “Quando realizado a partir de avaliação ampla e interdisciplinar, o diagnóstico possibilita elencar as possíveis dificuldades e habilidades do aluno, oferecer diretrizes à intervenção e, dessa forma, promover prognóstico mais positivo”, garante Alessandra Caturani.

Segundo a coordenadora do NEA, “dar a chance ao estudante de ser avaliado com estratégias específicas à sua demanda é uma forma real de salvar uma vida psiquicamente”. Alessandra completa: “Um aluno não é uma nota, mas sim a soma de suas diversas vivências pedagógicas e sociais dentro do processo de aquisição do conhecimento e da aprendizagem”.

MEDIAÇÃO

A live sobre avaliação interdisciplinar na dislexia será mediada por Ricardo Galhardo Blanco. Empresário, consultor, palestrante, pedagogo educacional e corporativo, o profissional construiu nos últimos 40 anos um vasto programa de temáticas de sensibilização e motivação, atuando em escolas, empresas e associações, discutindo temáticas como conflitos da adolescência, orientação profissional, empregabilidade, empreendedorismo, segurança do trabalho (CIPA), entre outros.

Alessandra Caturani, Ricardo Galhardo Blanco e Rubens Wajnsztejn.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS