Brasil,

Japan House São Paulo promove conversas online com o núcleo educativo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana de Salvo
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Toda terça-feira, às 16h, acontece o "Conversas com o Educativo", quadro que faz parte da programação do projeto #JHSPONLINE nas redes sociais da instituição, abordando diferentes temas da cultura nipônica e do Japão contemporâneo

A Japan House São Paulo segue trazendo em suas redes sociais o projeto #JHSPONLINE, com programação repleta de conteúdo e atividades que tem como objetivo trazer informações sobre o Japão contemporâneo. Entre os destaques da programação está o quadro “Conversas com o Educativo”, realizado toda terça-feira, às 16h, e que promove uma troca de conhecimentos e diálogo sobre diversos temas e assuntos relacionados a arte e cultura nipônica, proporcionando a todos os participantes uma experiência junto aos integrantes da equipe do educativo do centro cultural, respeitando o distanciamento social.

Para o mês de agosto, o educativo preparou temas que abordam arquitetura e técnicas artesanais, curiosidades sobre a cultura de uma família japonesa, recursos tecnológicos e, por fim, filosofia e a prática das artes marciais japonesas com foco no Budô. A participação nos eventos é gratuita, livre, não sendo necessário ter visitado a Japan House São Paulo anteriormente, pois o objetivo é integrar pessoas de diferentes localidades através dessas conversas.

Na primeira terça-feira de agosto (04/08), o educativo traz o tema ‘’Kengo Kuma: O espaço, a luz e a transparência’’, sobre o arquiteto Kengo Kuma, um dos mais expressivos arquitetos japoneses da atualidade, responsável pelo projeto arquitetônico da Japan House São Paulo, do Estádio Olímpico de 2020, e diversos outros projetos. Nesse quadro, serão explorados alguns de seus trabalhos, que combinam técnicas artesanais com materiais modernos, sem perder a tradição oriental. O diálogo terá foco na criação de espaços diáfanos e contemporâneos, que dialogam com seu entorno, com a cultura japonesa, técnicas artesanais e o respeito pelos materiais.

Já no dia 11/08, a conversa acontece em torno do tema ‘’Família Japonesa’’, onde o Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe irá aproximar os participantes sobre detalhes da cultura e curiosidades da família japonesa e suas transformações ao longo dos anos. Aqui, serão exploradas conversas em torno de assuntos como a noção de família japonesa, o que é uma família okinawana e a importância do conceito de Obon no cotidiano japonês.

Abrindo a segunda quinzena do mês, no dia 18/08 acontece um encontro sob tema ‘’Kohei Nawa: Tecnologia e Tradição’’, que aborda os trabalhos do artista Kohei Nawa, que esteve em cartaz na Japan House São Paulo em 2017, com a exposição ‘’Espuma’’. Neste dia, será discutida a relação entre interdisciplinaridade, o aspecto colaborativo e o diálogo entre recursos tecnológicos e a tradição japonesa.

O mês se encerra com a temática “Budō: A virtude de caminho”, no dia 25/08, que falará sobre a ideia de "caminho" relacionado à filosofia e à prática das artes marciais japonesas a partir das concepções da exposição ‘’DŌ: A Caminho da Virtude’’, que esteve em cartaz no centro cultural em 2018. O ‘’Budô’’, que tem origem na tradição antiga do Bushidô (‘o caminho do guerreiro’) será discutido na conversa em que também serão abordadas algumas práticas que, em seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais.

Para participar das conversas, basta acessar o link disponibilizado para cada atividade (abaixo). Há também a possibilidade de agendamento de conversas exclusivas, em dias e horários diferentes, para escolas, universidades, empresas e outras instituições, mediante disponibilidade. Neste caso, os interessados devem enviar um e-mail para com o nome da instituição/responsável pelo grupo, dia e horário de interesse e quantidade de pessoas.

Conversa com o Educativo
Kengo Kuma: O espaço, a luz e a transparência
Data: 04/08
Horário: 16h
Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

Família Japonesa
Data: 11/08
Horário: 16h
Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

Kohei Nawa: Tecnologia e Tradição
Data: 18/08
Horário: 16h
Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

Budō: A virtude de caminho
Data: 25/08
Horário: 16h
Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)

A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar