Brasil,

Webinar gratuito discute Segurança de Logins em Serviços na internet

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Serpro
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Webinar Serpro reúne especialistas em um painel para discutir como a autenticação digital pode garantir segurança, desburocratizar serviços e melhorar a experiência nas plataformas digitais.

Amanhã, dia 31 de julho, às 16h, o Serpro realiza o webinar Identificação Digital e Experiência do Cliente. O evento conta com a participação de especialistas do governo e do mercado privado para debater a crescente migração dos serviços para o meio digital, os impactos dessa mudança na vida das pessoas e, ainda, as preocupações com a segurança destas transações.

O evento terá a participação de Luiz Miyadaia, diretor de Serviços Públicos Digitais no Ministério da Economia, Gabriel Boseli, da XP Investimentos, Felipe Penido, head de Inteligência da idwall e Rafael Ferreira, head de Produtos de Informação e Inteligência do Serpro.

Para Luiz Miyadaira, diretor de Serviços Públicos Digitais no Ministério da Economia, neste mundo com cada vez mais transações online, incluindo o exercício de direitos e deveres na relação do cidadão com o Estado, é fundamental garantir a segurança e confiabilidade da identificação digital. "O cenário desafiador que nos está posto é garantir essa segurança sem dificultar o uso dos canais digitais por todos. Trabalhamos permanentemente para implementar as melhores práticas e tecnologias no combate a fraudes que causam prejuízos aos cidadãos e ao governo e, ao mesmo tempo, eliminar etapas e exigências desnecessárias, tornando a experiência dos brasileiros nos serviços públicos digitais fluida e agradável", avalia.

Identificação levada a sério

No lado das empresas, Gabriel Boseli, da XP Investimentos, lembra que cada vez mais existem regulações a cumprir e a identificação correta do usuário é fator de extrema importância. Isso, de acordo com ele, não só para questões financeiras e de investimentos, como também para proteção à lavagem de dinheiro e outras preocupações legais.

"O que vamos discutir no webinar tem tudo a ver com isso. Afinal, o processo de identificação hoje é extremamente importante e tem que ser levado muito a sério. Mas, por outro lado, temos que encontrar o equilíbrio para não ofender demais o cliente na parte da experiência. Principalmente agora, com a questão da LGPD, que é a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, temos que ter um resguardo ainda maior com tudo que temos de informação relacionada ao cliente", destaca.

De acordo com Gabriel, todos esses tópicos andam em conjunto atualmente: seja a experiência de uso, principalmente em relação à aquisição de novos clientes; seja a questão da experiência versus segurança no processo de identificação. "Todas as empresas precisam olhar essas questões cada vez mais de perto", acrescenta.

Segurança versus UX

A relação entre segurança e UX (sigla do inglês para o termo Experiência do Usuário) muitas vezes é percebida pelo senso comum como algo inversamente proporcional, ou seja, se você aumenta um fator, você piora o outro. No entanto, na análise de Felipe Penido, Head de Inteligência da idwall, isso não precisa ser uma verdade. "Você consegue criar processos amistosos que são bons e saudáveis para o usuário, ao mesmo tempo em que aumentam os níveis de segurança e reduzem fraudes", analisa.

De acordo com Felipe, o cenário de pandemia trouxe grandes exemplos de tecnologias que podemos utilizar com impactos positivos na sociedade. "Afinal, no momento em que as pessoas são obrigadas a ficar dentro de casa, precisamos ter mais recursos para realização de atividades remotas", pontua.

Para ele, a necessidade de continuarmos indo presencialmente a uma agência em busca de um serviço gera custos para as instituições e perda de tempo para clientes e cidadãos. E a tecnologia contorna esses problemas, permitindo atender milhares de pessoas ao mesmo tempo e sem discriminação. "Tudo isso implica em um novo mercado, em novas possibilidades econômicas, sendo ótimo para todas as instituições: o governo consegue economizar dinheiro; as pessoas ganham mais comodidade e acesso a funcionalidades e serviços; e as empresas conseguem lucrar mais. Eu vejo um saldo positivo para toda a sociedade", conclui.

Tecnologia que transforma

Segurança em transações e uma boa experiencia para o usuário, seja no digital ou no presencial nem sempre andaram juntas, na opinião de Rafael Ferreira, head de Produtos de Informação e Inteligência do Serpro. A necessidade tradicional de validações, documentações e identificações busca dar segurança para qualquer transação, mas também cria enormes barreiras para empresas, governos e cidadão. Segundo ele, a tecnologia de identificação e validação digital veio para mudar este paradigma. "Agora, apenas com um smartphone e uma foto, podemos prover serviços dos mais variados níveis de segurança e sigilo, com a segurança da validação pessoal", explica.

Rafael também acredita que a relação entre segurança e UX não é inversamente proporcional. Para ele, a experiência vem melhorando com o uso da tecnologia. Processos tradicionalmente complexos, como a abertura de uma conta em um banco, que levava muito tempo e exigia vários documentos comprobatórios, hoje é feita em minutos. "Com a ampliação das integrações entre governo, empresas e cidadão, transações ainda mais complexas, como a compra de um veículo, um imóvel ou transações extra-judiciais poderão ser feitas com a mesma facilidade", indica.

De acordo com ele, o tema proposto pelo próximo Webinar Serpro é relevante para empresas, governos e cidadãos porque mostra a crescente necessidade de integração de politicas e processos, sendo fundamental a parceria entre sociedade e governo no compartilhamento de dados e informações.

Agende-se
Webinar Identificação Digital e Experiência do Cliente
Data: 31 de julho, sexta-feira
Horário: 16 horas
Acesso gratuito: Canal Serpro no YouTube


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar