Brasil,

SpaceBR Show 2021: MundoGEO e Agência Espacial Brasileira lançam evento para o setor espacial

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Evento busca se alinhar às recentes mudanças dos programas espaciais ao redor do mundo, e que também afeta o Programa Espacial Brasileiro: o deslocamento do foco nos programas governamentais para a participação privada

A MundoGEO realizará, de 11 a 13 de maio de 2021, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), a primeira edição do SpaceBR Show, evento que tem o apoio institucional da Agência Espacial Brasileira (AEB), uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O evento busca se alinhar às recentes mudanças dos programas espaciais ao redor do mundo, e que também afeta o Programa Espacial Brasileiro: o deslocamento do foco nos programas governamentais para a participação privada.

Esta parceria está alinhada com o propósito do Acordo de Cooperação Técnica recém assinado em 1º de julho passado, entre MundoGEO e AEB, para promoção do setor espacial.

O objetivo do evento será de integrar a comunidade do setor, formada pelas empresas privadas, academia e os usuários atuais e potenciais públicos e também privados, além de divulgar para a sociedade os avanços espaciais, atraindo investidores e jovens para conhecer estas oportunidades.

O evento SpaceBR Show terá uma feira de tecnologia integrada a arenas de conteúdo para apresentar as oportunidades de toda a cadeia produtiva do setor, formada não só pelo veículo lançador e pelos satélites, mas também pelos diversos serviços desenvolvidos com bases tecnológicas espaciais, como: sistemas de navegação, vigilância de frotas, monitoramento de desastres ambientais, agricultura de precisão, além de usos nas áreas de cidades inteligentes e infraestrutura.

Este evento acontecerá de forma simultânea aos eventos MundoGEO Connect e DroneShow, eventos líderes na América Latina nos setores de geotecnologias e drones para usos corporativos. Na edição de 2019, ambos os eventos reuniram mais de 3.800 participantes e 70 expositores.

De acordo com o diretor de Transporte Espacial e Licenciamento, brigadeiro Paulo Vasconcellos, o objetivo da AEB é auxiliar o setor privado no estabelecimento de uma dinâmica de negócios e interação das atividades espaciais no âmbito da sociedade, assim como, pode ser verificado em diversos outros países. “O cenário mundial das atividades espaciais está muito acelerado, com atividades que seriam impensadas até pouco tempo, as empresas brasileiras possuem competências e possibilidade de ser competitiva para se tornarem fornecedoras internacionais”, complementa.

“O que nós esperamos para o SpaceBR Show em 2021 é a oportunidade de aproximar os desenvolvedores de soluções e os grandes usuários, e desenvolver um mercado baseado em aplicações espaciais que esteja compatível com as necessidades do país”, afirma Carlos Moura, presidente da AEB.

Segundo Emerson Granemann, fundador e CEO da MundoGEO, “este evento se alinha ao propósito da MundoGEO de disseminar conhecimento, conectar pessoas e promover negócios no setor de tecnologia”.

Sobre o MundoGEO

Nosso propósito é disseminar conhecimento, conectar os profissionais envolvidos e fortalecer os setores de Geotecnologias, Drones, Cidades, Ambiental e Espacial. Para isso, geramos conteúdo diariamente e realizamos eventos online e presenciais, como o MundoGEO Connect e a DroneShow. Envolvemos no conceito de Geotecnologias as diversas plataformas terrestres, aéreas e orbitais de coleta de dados, bem como o processamento, análise e compartilhamento das informações para tomada de decisões em várias verticais. Entendemos os Drones como uma plataforma tecnológica disruptiva com aplicações na agricultura, florestas, infraestrutura, meio ambiente, recursos naturais, segurança, construção civil, gestão territorial, entre outras. Nossa abordagem para Cidades envolve o uso de tecnologias para mapear e cadastrar o uso do solo urbano e servir como base para apoiar a implantação de sistemas de gestão municipal como o conceito de Smart Cities. Na área Ambiental, nosso foco é disseminar as tecnologias, os projetos e iniciativas de monitoramento do uso e cobertura do solo nos biomas brasileiros que geram subsídios para combater o desmatamento e as queimadas ilegais e promover boas práticas agrícolas e florestais, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza. No setor Espacial, alinhados a uma tendência global, nosso objetivo é divulgar para a sociedade a importância do Brasil ocupar um lugar de destaque na cadeia produtiva desta área estratégica e mostrar ao setor privado as oportunidades comerciais desta indústria visando atrair novos investimentos.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar