Brasil,

Trilhas da Longevidade: segundo webinário aborda situação do Brasil na pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gavroche Fukuma
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Programação do evento 16 de Julho - Divulgação Programação do evento 16 de Julho - Divulgação

Evento nesta quinta-feira (16) terá lançamento de coletânea sobre a qualidade de vida da pessoa idosa

Na próxima quinta-feira (16/7), a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), em parceria com o Centro Internacional de Longevidade (ILC) e a instituição Inteligência Educacional realizam o segundo webinário internacional da série Trilhas da Longevidade - Desafios Diante da Pandemia. O evento tem o apoio da Unibes Cultural. O tema abordado será o Brasil na pandemia: São Paulo, Rio de Janeiro e Nordeste.

O debate será aberto com as boas vindas do chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou. “O objetivo é aprofundar a situação do Brasil tendo como referência as experiências dos países que já vivenciaram situação de emergência”, observa. O evento tem como curador e moderador o diretor do ILC no Brasil, professor Alexandre Kalache.

As discussões serão antecedidas da fala do diretor da Inteligência Educacional, Sandro Resende, autor de publicação sobre o tema juntamente com o sociólogo Floriano Pesaro. “É uma publicação inédita que trata do idoso a partir de múltiplas visões e consequências do avanço da idade, além de apresentar orientações e bons exemplos de ofertas de serviços”, afirma Pesaro.

Trilhas da Longevidade reúne quatro volumes com conteúdos específicos para a pessoa idosa, a família, os cuidadores, além de apontamentos sobre gestão e políticas públicas. A diretora e CEO da Inteligência Educacional, Milena Araújo, ressalta que o material “único e inédito” traz uma abordagem diferenciada em uma fase que marca o fim do bônus demográfico, no qual o país deixa de ter a maioria jovem, e a falta de preparo da nação para esta situação.

“O processo de envelhecimento da população nesta nova pirâmide etária precisa ser planejado e apoiado. Este material foi desenvolvido para orientar a boa convivência entre idosos, familiares e cuidadores, destinando atenção a cada um deles, o que proporciona um envelhecimento menos conflituoso e mais saudável”, explica Milena. “É necessário que as gerações aprendam a lidar, a respeitar e a entender suas diferenças.”

Especialistas - O webinário do dia 16 de julho começa às 11h e a primeira expositora será Marilia Louvison, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Ela abordará a situação da pandemia em idosos no estado de São Paulo. Em seguida, o médico de família da Rocinha (RJ), Eberhart Portocarrero-Gross, fará exposição sobre a situação deste segmento populacional no Rio de Janeiro. O cenário do Nordeste será apresentado pelo diretor do Instituto do Envelhecer, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Kenio Lima.

As discussões também contemplarão temas transversais na perspectiva da população de idosos. O professor da FSP-USP Alexandre da Silva falará sobre raça e etnia; Marília Berzins, do Observatório do Idoso (SP), abordará as questões de gênero; e Karla Giacomin, da Prefeitura de Belo Horizonte, abordará a questão do idoso institucionalizado. Na conclusão, o presidente da Sociedade Brasileira Geriatria Gerontologia (SBGG), Daniel Azevedo, conduzirá a sessão de perguntas e respostas.

A série de webinários internacionais tem o objetivo de discutir conhecimentos sobre os diversos aspectos que envolvem a longevidade, como qualidade de vida da pessoa idosa, saúde, economia e cultura, além das políticas públicas específicas para essa população.

O último webinário da série será no dia 23/07, com ressignificação do momento e o que aprendemos com a pandemia. Já a primeira edição dos webinários ocorreu na última quinta-feira (9) e abordou os desafios da pandemia na Ibero-América (com ênfase na Argentina, Espanha, México, Portugal e Uruguai), e suas experiências na busca pela promoção e qualidade de vida.

Serviço:
Série de webinários – Trilhas da Longevidade - desafios diante da pandemia
Realização: Organização dos Estados Ibero-Americanos.
Data: 16 e 23 de julho
Horário: 11h às 13h
Transmissão: via Zoom (mediante inscrição) e também pelo canal da OEI no www.youtube.com/oeibrasil
Inscrições para certificação: https://bit.ly/webnário-internacional-trilhasdalongevidade


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar