Brasil,

Ciência e Universidade: Transformações Para a Sociedade é o tema do Congresso Acadêmico Unifesp 2020

Totalmente virtual e voltado a todos, evento está com inscrições abertas e gratuitas

A Unifesp se prepara para mais um desafio em meio à pandemia da Covid-19: a realização do Congresso Acadêmico 2020. Este ano, o evento ocorrerá em sua totalidade em ambiente virtual, permitindo a integração de todos os campi em sessões conjuntas para debates de diversos temas e sobre os trabalhos dos programas acadêmicos existentes na instituição, em diferentes áreas do conhecimento. A programação é gratuita e aberta a todos. Serão cerca de 170 sessões cientificas e 60 mesas com palestrantes nacionais e internacionais. Entre os temas abordados estão saúde, educação, meio ambiente, economia e política. A novidade é que há uma ferramenta que permitirá a cada participante montar uma agenda com os assuntos que mais o interessar.

Foram submetidos, para esta edição, 1.745 trabalhos, a maior submissão de todos os congressos realizados. “É importante mantermos o congresso porque ele é um momento de encontro da universidade, de discussão e de reflexão que são fundamentais neste momento de pandemia. A Unifesp está muito ativa nesse momento, na área da saúde, mas também com suas inúmeras atividades de extensão, pesquisa e com as disciplinas optativas que estão acontecendo”, explica Gabriela de Brelàz, presidente da Comissão Central do Congresso Acadêmico 2020, grupo responsável pela organização do evento.

A comissão se reúne semanalmente e conta com membros de todos os campi, permitindo assim trocas de ideias e de conhecimento, tornando a organização totalmente integrada com as comissões locais, algo fundamental para o planejamento de um congresso neste novo formato. "O congresso de forma virtual dá conta de uma questão anterior, que é a possibilidade de realizar um congresso acadêmico unificado. A Universidade Federal de São Paulo, que é uma universidade multicampi, com áreas do conhecimento bastante marcadas e aprofundadas, no congresso, tem a possibilidade de fazer um diálogo interdisciplinar, multiprofissional e avançar nessa discussão com a proposição de tarefas. A própria construção dele, essas reuniões em que os campi se colocam, é um espaço também de construção conjunta de diversidade, de visões e de diálogo para construção de uma unidade em torno de olhares múltiplos e de experiências bastante diversificadas”, afirma Raiane Assumpção, pró-reitora de Extensão e Cultura.

O congresso acadêmico da Unifesp tem como objetivo principal integrar os programas acadêmicos existentes nas Pró-reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa e Extensão e Cultura e apresentar à toda à comunidade acadêmica o trabalho sendo realizado nos diferentes campi em todas as áreas do conhecimento. Este ano o congresso tem como tema "Ciência e Universidade: Transformações para a Sociedade" e enfatiza o papel da universidade e sua relevância para a pesquisa, ciência e inovação. A Unifesp é uma universidade pública, sócio referenciada é que busca a solução de problemas reais e concretos da população assim como a redução das desigualdades.

O Congresso Acadêmico Unifesp Virtual 2020 será o espaço onde a comunidade poderá compartilhar com todos os colegas importantes pesquisas e descobertas. A programação é dividida em 5 dias para integração entre todos os campi para a abertura e para reuniões dos grupos convergentes serão dedicados às apresentações dos trabalhos dos diferentes programas (na forma de painéis e de apresentação oral), sessões plenárias com nossos docentes e convidados que se destacam em diversas áreas do conhecimento, abordando de forma objetiva o papel da Universidade e da Ciência nas Transformações para a Sociedade. Os desafios pelos quais estamos passando com a pandemia da Covid-19 trará muitas reflexões, ensinamentos e, certamente, o Congresso Acadêmico será um bom momento para discutirmos sobre a relevância da Unifesp para a Ciência e Sociedade neste contexto.

Drauzio Varella fará aula magna

A abertura do Congresso Acadêmico da Unifesp 2020 contará com Drauzio Varella para aula magna, no dia 13 (segunda-feira), às 10 horas. Varella é médico cancerologista formado pela USP, dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer de São Paulo por vinte anos e foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil, iniciando em 1989 um trabalho voluntário de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru, além de possuir um quadro fixo no Programa Fantástico, da Rede Globo, sobre o tema saúde.

Para assistir à aula magna, basta se inscrever gratuitamente em www.congressoacademico.sites.unifesp.br/inscricao, que possibilitará também participar de 60 mesas com os mais variados temas, como Distanciamento Social e Saúde Mental, Estado e Democracia, Desigualdades e Participação Social, Mulheres em Cargos de Liderança, Meio Ambiente e os Desafios Atuais, Racismo e Empreendedorismo na Universidade, e acompanhar os 1.745 trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação da Unifesp.

Vale enfatizar que a FapUnifesp (Fundação de Apoio à Unifesp) é a responsável por toda interveniência financeira e gestão dos recursos e custos do evento.

Congresso Acadêmico Unifesp 2020
Período Inscrição: 08/06/2020 a 13/07/2020
Período de Realização: 13/07/2020 a 17/07/2020
Horário: das 9h às 22h
Pré-requisito: não há
Carga Horária: teórica 45 horas
Público alvo: comunidade em geral
Taxas: evento gratuito
Site do evento: http://congressoacademico.sites.unifesp.br

Sobre a FapUnifesp

FapUnifesp é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Tem como Missão prover infraestrutura, logística e suporte administrativo relativos ao desenvolvimento de projetos acadêmicos em ensino, pesquisa e extensão da Unifesp, além de prestar serviço à sociedade nessas respectivas áreas, em âmbito público ou particular. O objetivo principal da FapUnifesp é apoiar a Universidade Federal de São Paulo em ações, projetos e iniciativas de ensino, pesquisa, extensão, inovação e transferência de conhecimento, assim como no seu desenvolvimento institucional e relacionamento com o ambiente externo. A Fundação busca colaborar para a inserção internacional da Unifesp e procura ser um elemento integrador para a formação de uma Universidade multicampi. Seu objetivo é ser uma Fundação de notório reconhecimento por sua capacidade de apoio administrativo à Unifesp em termos de execução de projetos educacionais em ensino, pesquisa e extensão, bem como de apoio à Universidade em suas relações institucionais com a sociedade, voltadas para o desenvolvimento científico, tecnológico, atividades educacionais, artísticas e de preservação ambiental.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS