Celebração do Dia C terá live com banda Skank entre as atrações

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Anunciação
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Ação será realizada no sábado, dia 4 de julho e contará com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sistema Ocemg

Neste sábado, 4 de julho, todo o Brasil celebra o Dia de Cooperar (Dia C) – maior movimento de voluntariado cooperativista do país, com iniciativas voltadas, este ano, para o combate à pandemia. Em Minas Gerais, o Sistema Ocemg preparou uma programação especial, das 8h30 às 18 horas, com muitas atrações, informação sobre o cooperativismo, entretenimento, voluntariado, cuidados com a saúde, bem-estar, apresentação de produtos e serviços de cooperativas, e uma Live Especial da banda mineira Skank.

O Dia C há 11 anos fomenta que as cooperativas coloquem em prática projetos de responsabilidade social nas cidades em que atuam, confirmando, assim, o compromisso do cooperativismo com a construção de um mundo mais justo e equilibrado.

Diante dos desafios ocasionados pela pandemia de Covid-19, a campanha do Dia de Cooperar - Dia C é voltada às ações de combate e prevenção ao novo coronavírus. Em Minas Gerais, assim como em todo o país, será celebrado no sábado, 4 de julho, data que também é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo.

Nesta data especial, o Sistema Ocemg convida o público para conhecer e se conectar ao cooperativismo e ao Dia C. A programação do Dia de Cooperar começará às 8h30, com Live da 9ª Corrida da Cooperação – Em Casa, com transmissão no Canal do YouTube do Sistema Ocemg.

A iniciativa que geralmente acontece no final de julho, para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, foi antecipada para fazer parte das atividades de celebração do Dia C. Além de contribuir para o bem-estar e saúde dos atletas que suspenderam as atividades esportivas devido à pandemia, a 9ª edição da Corrida da Cooperação mitigará também os efeitos do isolamento social no segmento de transporte de táxi e beneficiará instituições sociais cadastradas pelo Sistema Ocemg com a doação de alimentos.

A partir das 10h30, em parceria com o Sistema OCB, as Centrais de Crédito do Sicoob no Estado e a Unimed-BH, a programação segue com ações de difusão do cooperativismo pelas multiplataformas da 98FM e pelo canal do YouTube do Sistema Ocemg. O público poderá conferir entrevistas e bate-papos realizados ao vivo. Em seguida, às 12 horas, será montado um “buteco diferente”, com participação dos apresentadores da rádio, para divulgar e saborear a qualidade dos produtos das cooperativas mineiras. A partir das 14 horas, terá início uma pré-live de celebração do Dia C, quando os ouvintes irão conhecer as ações sociais realizadas pelas cooperativas mineiras e seus impactos na sociedade.

Logo após, às 16h30, começa a live especial do Dia C 2020 com o Skank. Com 30 anos de carreira, o grupo se consagrou como uma das maiores bandas de rock do Brasil. Na live do Dia C o público terá a oportunidade de assistir a Samuel Rosa (guitarra e voz), Lelo Zanetti (baixo), Henrique Portugal (teclados) e Haroldo Ferretti (bateria) tocando os sucessos que marcaram a trajetória da banda. E também celebrar os resultados das ações do voluntariado das cooperativas e o poder transformador do setor que vem transformando a vida de milhares de pessoas.

“Em tempos de apreensão como os vividos nos dias atuais, a celebração do Dia C terá como foco principal levar a esperança para as pessoas. Seja por meio das ações sociais que as cooperativas mineiras estão realizando nas comunidades e também com música boa, em um momento de confraternização. Este é o espírito cooperativista”, afirma o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Toda a programação do Dia de Cooperar 2020 terá transmissão pelo YouTube do Sistema Ocemg e também pelas plataformas da 98FM e 98Live. Ao longo de todo o dia, um QR Code será disponibilizado para viabilizar a arrecadação de donativos em alimentos para ajudar instituições sociais cadastradas no Sistema Ocemg.

Dia de Cooperar

Na 11ª edição, o Dia de Cooperar pretende mostrar a força transformadora do cooperativismo, direcionando as ações sociais com o objetivo de apoiar e auxiliar as comunidades no combate aos impactos trazidos pela pandemia.

Em 2020, o movimento pauta ações contra a disseminação do coronavírus e de apoio às comunidades atingidas, reforçando o princípio cooperativista de interesse pela comunidade e a responsabilidade social inerente ao setor.

A proposta reforça o protagonismo das cooperativas que atuam significativamente no desenvolvimento local por meio da cooperação, propondo projetos que ajudem na prevenção da disseminação do vírus ou no cuidado com as instituições de saúde das cidades por exemplo. Tudo isso seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde.

Este ano, um levantamento realizado pelo Sistema Ocemg mostrou que as ações do Dia C com foco em minimizar os efeitos da Covid-19 movimentaram mais de R$12 milhões em doações do setor em todo o Estado, sendo que R$8,11 milhões foram em espécie, e os outros R$ 4,17 milhões em materiais, como álcool em gel, luvas, máscaras e respiradores.

As iniciativas não param por aí e a solidariedade, mesmo que virtualmente, vem se proliferando nas cidades mineiras. Este ano, mais de 200 cooperativas se inscreveram no Dia C, totalizando cerca de 190 projetos que desde o início da campanha, vem contribuindo na melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas.

Entre as iniciativas já registradas em Minas Gerais, destaca-se a confecção de máscaras e arrecadação alimentos destinados para a população e pessoas carentes, além de doação de respiradores para hospitais para o tratamento de pacientes. Várias ações realizadas pelas cooperativas podem ser conferidas no blog do Dia C: minasgerais.coop.br/diac.

Sobre o Dia C

Desde 2009, quando o Sistema Ocemg criou o Dia de Cooperar, o movimento já atraiu, em Minas Gerais, 419.603 voluntários, contribuindo com a qualidade de vida de 6.836.883 pessoas. Em todo o Brasil, já são 2,4 milhões de pessoas beneficiadas.

Com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) foi possível nacionalizar o Dia C, ampliando também os resultados. Desde 2013, 1.706 cooperativas já participaram do movimento, com 1.355 iniciativas pontuais em 1.136 municípios. Tudo isso graças ao engajamento de 119.624 voluntários. Isso significa que Dia C já alcançou 1/5 dos municípios brasileiros e que beneficiou, ao todo, mais de 8 milhões de pessoas, mobilizando 700 mil voluntários.

Somente em 2019, 278 cooperativas mineiras participaram do Dia de Cooperar com ações voltadas para as comunidades de 299 municípios em que atuam. 42.190 voluntários foram mobilizados pelo movimento, que beneficiou, no ano passado, 1.404.743 pessoas no Estado.

O Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

Dia de Cooperar – Dia C 2020 - Programação

08h30 – Início da Live da 9ª Corrida da Cooperação – Em Casa

9 horas – 9ª Corrida da Cooperação

10h30 – Abertura programação jornalística

12 horas – Boteco Diferente – Cooperativas com a gente

14 horas – Pré-Live

16h30 – Live Dia de Cooperar 2020 com a banda Skank

Todas as informações sobre o movimento Dia C estão disponíveis no blog: diac.minasgerais.coop.br.