SEGS Portal Nacional

Educação

Como é medida a qualidade de um estudo? Saiba identificar

  • Sexta, 10 Outubro 2025 18:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jennifer de Paula
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Crédito: Freepik

Existem estudos mais completos e mais credíveis e outros menos, para identificar isso, existem alguns critérios que podem ser analisados, explica a editora-chefe da Atena Editora, Antonella Carvalho de Oliveira

Com o crescimento do acesso à informação científica, também cresceu a circulação de estudos de diferentes níveis de qualidade, mas afinal, como saber se um estudo é confiável?

A resposta não está apenas no tema ou na instituição por trás da publicação, mas na estrutura, metodologia e critérios técnicos adotados ao longo da pesquisa.

De acordo com a editora-chefe da Atena Editora, Antonella Carvalho de Oliveira, entender o que torna um estudo mais robusto e confiável é essencial tanto para pesquisadores quanto para leitores que desejam consumir ciência de forma responsável.

“Nem todo artigo científico possui o mesmo nível de evidência e credibilidade. Alguns estudos são apenas descritivos ou iniciais, enquanto outros são fruto de análises profundas, com rigor metodológico e revisão por pares. Saber diferenciar é essencial para não tirar conclusões precipitadas”, afirma Antonella.

1. Qual o tipo de estudo?

Estudos científicos podem ser experimentais, observacionais, qualitativos ou quantitativos, e cada tipo tem seu propósito. Porém, quando falamos em confiabilidade, os estudos que apresentam ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas e metanálises estão entre os mais sólidos, por reunirem dados de forma comparativa e padronizada.

“Uma revisão sistemática, por exemplo, é construída com base em dezenas ou centenas de estudos prévios. É como se fosse um raio-X da ciência atual sobre aquele tema”, explica Antonella.

2. O estudo foi publicado em uma revista científica reconhecida?

A credibilidade de um artigo também está relacionada ao veículo onde ele é publicado. Revistas com fator de impacto elevado e que utilizam revisão por pares (peer review), oferecem um filtro importante de qualidade.

3. A metodologia está clara?

Estudos bem estruturados apresentam uma metodologia detalhada e replicável: Qual foi o público-alvo? Quantas pessoas participaram? Qual o tempo de acompanhamento? Houve grupo de controle? Houve randomização? Quanto mais claros forem esses pontos, mais chances o estudo tem de gerar confiança.

“Quando um artigo apresenta poucos dados metodológicos ou usa termos vagos demais, o leitor deve acender um sinal de alerta”, reforça Antonella Carvalho de Oliveira.

4. Há conflitos de interesse?

Estudos financiados por empresas ou instituições com interesse direto nos resultados precisam deixar claro esse vínculo. Isso não invalida o estudo, mas exige um olhar mais crítico sobre os métodos, critérios e interpretações.

5. Conclusões compatíveis com os dados

É comum encontrar estudos com dados preliminares que são supervalorizados nas conclusões. Bons estudos apresentam os resultados com cautela, destacando limitações e possibilidades de erro. Afirmações muito abrangentes com base em poucos dados devem ser vistas com desconfiança.

“Educar o olhar para avaliar o que é um bom estudo é uma tarefa cada vez mais urgente. A ciência é uma construção coletiva, e isso inclui saber interpretá-la com responsabilidade”, conclui Antonella Carvalho de Oliveira.

Sobre Antonella Carvalho de Oliveira

A professora Antonella Carvalho de Oliveira é licenciada em Pedagogia, Mestre em Engenharia de Produção e Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Tendo mais de 30 anos de carreira no magistério e uma década de atuação como professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Autora do livro "Como se Faz um Produto Educacional", o único no Brasil que ensina de maneira específica como criar um produto educacional. Atualmente, ocupa o cargo de Editora Chefe da Atena Editora.

Sobre a Atena Editora

A Atena Editora é uma referência no cenário editorial brasileiro há quase 10 anos no mercado, sob a liderança de Antonella Carvalho de Oliveira, doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia, a editora se consolidou como um pilar de excelência e rigor editorial, incentivando autores, pesquisadores e acadêmicos a publicarem suas pesquisas e estudos. Com um catálogo diversificado e de alcance internacional, a Atena Editora oferece publicações que atendem a uma comunidade acadêmica exigente e contribuindo para o avanço científico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version