SEGS Portal Nacional

Educação

Três conteúdos que seu filho aprende nas aulas de Ensino Religioso

  • Sexta, 19 Setembro 2025 18:55
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Central Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Créditos: Divulgação/Aprende Brasil Educação

Componente curricular é oportunidade para ensinar às crianças sobre respeito e ética

Falar sobre fé e espiritualidade não é tarefa apenas para padres, pastores e guias espirituais. Existe um espaço em que esses assuntos também podem ser trabalhados com respeito e cuidado: a escola. Ao contrário do que o nome pode dar a entender, as aulas de Ensino Religioso não servem para ensinar uma religião específica, são momentos que as crianças são convidadas a pensar sobre temas fundamentais da convivência humana, como diversidade, pluralidade, ética e respeito ao outro.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta o currículo escolar de todas as escolas brasileiras, públicas e privadas, define o Ensino Religioso como uma área do conhecimento que deve ser desenvolvido para promover nas crianças o respeito ao diálogo e às diferentes filosofias de vida e perspectivas religiosas. Uma das competências descritas na BNCC, inclusive, é “reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor de vida”. O objetivo é que os estudantes conheçam diferentes crenças, modos de pensar e viver presentes na sociedade contemporânea e combatam representações sociais preconceituosas sobre o outro e outras discriminações.

De acordo com a editora de conteúdo da Aprende Brasil Educação, Juliana Ulbrich, os conteúdos trabalhados durante as aulas se caracterizam pela interculturalidade e pela não confessionalidade. “Isso quer dizer que nas aulas de Ensino Religioso os alunos vão aprender sobre diferentes tradições religiosas e não religiosas, pois não se trata de aulas sobre religião, mas sobre as diferentes formas de entender o mundo onde uma diversidade de pessoas vive”, explica. A editora pontua três conteúdos que são trabalhados durante as aulas.

Diversidade religiosa

Em um país como o Brasil, em que há uma profusão de religiões de matrizes indígenas e africanas, além das tradicionais religiões monoteístas, como o cristianismo, o islamismo e o judaísmo, é fundamental que as crianças respeitem o que cada pessoa considera sagrado para si. “Durante as aulas de Ensino Religioso, as crianças podem conhecer as perspectivas culturais e religiosas umas das outras e aprender, com isso, que o respeito é fundamental”.

Princípios éticos

Também é nessas aulas que os pequenos começam a ter contato com alguns conceitos filosóficos que os façam refletir sobre questões relacionadas à vida e as ajudem a construir sua própria identidade, baseada em princípios éticos. “Por meio da convivência com crianças que vêm de outros contextos culturais e por meio do diálogo e da pluralidade de ideias, as crianças e adolescentes vão formando entendimento para atuar de forma ética e cidadã na sociedade”, diz Juliana.

Solidariedade, justiça, empatia e responsabilidade

Promover valores éticos passa não apenas por discutir a ética em si, mas também por falar sobre temas que tragam essa questão intrinsecamente. É o caso de quando se fala de solidariedade, justiça, empatia e responsabilidade, por exemplo. Afinal, todos esses são valores fundamentais para a convivência em sociedade. “A partir do estudo de diferentes tradições religiosas e visões de mundo, os alunos são incentivados a refletir sobre suas atitudes, reconhecer o valor do outro e compreender a importância do respeito mútuo. As discussões em sala buscam desenvolver a consciência crítica e o senso de responsabilidade individual e coletiva, estimulando ações pautadas na empatia, na equidade e no diálogo, independentemente da crença pessoal de cada estudante”, finaliza a especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version