SEGS Portal Nacional

Educação

Setembro Verde: conheça os bastidores que dão vida à educação inclusiva no Interior de SP

  • Quarta, 17 Setembro 2025 18:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcele
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Presença de cuidadores nas escolas é considerada essencial para que a educação inclusiva ocorra na prática - Divulgação

Mês da Luta Nacional da Pessoa com Deficiência reacende o debate sobre a importância da inclusão nas escolas e valoriza o trabalho invisível de cuidadores

Setembro Verde é o mês em que o país volta seus olhos para a luta das pessoas com deficiência. Mas, por trás das campanhas e discursos oficiais, quem enxerga os bastidores desse enfrentamento? Longe das manchetes e essencial para as conquistas, existe uma rede quase invisível formada por cuidadores e entidades que, junto com as famílias e escolas, têm garantido o direito a uma educação de fato mais inclusiva. Isso porque, no papel, o Brasil possui um dos marcos legais mais avançados do mundo, mas, na prática, as dificuldades são diárias e dependem dessa força coletiva.

A dimensão desses desafios é revelada pelo último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022. Segundo os dados, o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o equivalente a 7,3% da população com dois anos ou mais. E quando se olha para a educação, as desigualdades são gritantes. Entre pessoas com deficiência de 25 anos ou mais, 63,1% não concluíram sequer o ensino fundamental, o que representa quase o dobro da proporção entre as pessoas sem deficiência (32,3%). Os índices evidenciam que a permanência e progressão das pessoas com deficiência na educação ainda é desafiadora, embora muito se fale em educação inclusiva.

Inclusão na prática

Os entraves que explicam esse abismo são diversos. Partem de simples barreiras físicas nos prédios antigos de escolas e que impedem o aluno de chegar onde precisa, até a ausência de apoio institucional adequado.

É nesta segunda situação que se enquadra o atendimento prestado pela Conviva Serviços, empresa com mais de três décadas e especializada em fornecer o serviço de cuidador para escolas públicas e privadas em todo o Brasil. Atualmente, presente com força na Capital, a empresa está em expansão pelo Interior de SP por meio de contratos com o governo do Estado e prefeituras, sendo hoje a peça-chave na inclusão diária de mais de 10 mil estudantes com algum tipo de deficiência.

“Quando o aluno enquadrado nessa condição conta com o apoio do cuidador, ele se sente mais acolhido e se abre mais ao aprendizado. A prova disso está nos inúmeros relatos de mães e também de educadores que recebemos das centenas de escolas em que já atuamos, especialmente no Estado de São Paulo e Mato Grosso. Os relatos mais impressionantes são sobre crianças com autismo, que deixaram de ter crises ao frequentar a escola. Alunos que não demonstravam afeto e passaram a demonstrar carinho não só com os cuidadores, mas também com os colegas de sala e a equipe escolar. Crianças que não se comunicavam de forma verbal e passaram a falar. Tivemos até um aluno autista que passou a deixar a cadeira de rodas para se locomover após incentivo da cuidadora”, destaca Maíra Pizzo, diretora da Conviva. “São resultados de um investimento constante que temos em capacitação e atualização dos nossos cuidadores, sobretudo para que, além dos cuidados básicos inerentes ao atendimento, eles criem situações que ajudem esses estudantes a conquistarem mais autonomia", reforça Maíra.

Também chamado de Profissional de Apoio Escolar (PAE), o cuidador tem como papel auxiliar os estudantes com deficiência na rotina diária, como na alimentação, locomoção e higiene, além de contribuir com desenvolvimento da autonomia e com a socialização, tornando o ambiente escolar mais digno, seguro e confortável.

Vice-presidente do Conselho Nacional da Pessoa Com Deficiência (Conade), Décio Santiago conhece a Conviva e avalia a importância da presença dos cuidadores nas escolas. “Seja na sala de aula, no recreio ou nas atividades de higiene, o trabalho dos cuidadores é peça essencial de um bastidor que dá vida à educação inclusiva. E quando pensamos a escola para acolher uma criança com deficiência, criamos um espaço melhor para todas”, avalia Santiago.

Está na lei

A presença desses profissionais nas escolas é prevista pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, vigente desde 2008, e reforçada na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) e na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Em 2016, o Plano Estadual de Educação de São Paulo também preconizou o direito ao PAE do aluno com deficiência, reforçando essa política na esfera estadual.

Hoje, contudo, muitos municípios do Interior e estado afora ainda não contam com esse apoio, considerado essencial para que a educação inclusiva seja colocada em prática. “O Brasil tem políticas públicas robustas, mas ainda peca na execução. É preciso garantir que a inclusão não fique só no papel. Não existe educação inclusiva sem acesso. É na convivência escolar que se constrói respeito, igualdade e pertencimento. Quando a inclusão acontece de verdade, todos ganham, os alunos com e sem deficiência, as famílias e até a própria comunidade”, observa o vice-presidente do Conade.

Sobre a Conviva

Com três décadas de atuação, a Conviva Serviços exerce importante papel para a educação inclusiva no Brasil. É considerada uma das principais entidades privadas a se especializar para atender aos alunos com deficiência na escola regular, através do cuidador, também chamado de Profissional de Apoio Escolar. A Conviva Serviços está presente em todo o território nacional com importantes atuações em São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo e outros diversos estados. E, além do apoio escolar, oferece equipes multidisciplinares em seu quadro funcional.

Presença de cuidadores nas escolas é considerada essencial para que a educação inclusiva ocorra na prática Presença de cuidadores nas escolas é considerada essencial para que a educação inclusiva ocorra na prática Maíra Pizzo, diretora da Conviva Serviços, entidade de Bauru que atua com força na Capital e está em expansão pelo Interior
Visualizar todas as imagens em alta resolução


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version