Nordeste e público feminino são destaques na preparação pela internet para Enem e principais vestibulares
Pesquisa exclusiva da Plataforma Professor Ferretto revela que procura por estudos no Nordeste (36,62%) está quase empatada com Sudeste (38,55%); público feminino (73,4%) também está cada vez mais engajado com a modalidade remota
A Plataforma Professor Ferretto- canal de ensino 100% online, com foco na preparação para o Enem e vestibulares- divulgou uma pesquisa exclusiva que revela dados relevantes sobre o perfil dos estudantes que se preparam para essas provas e sua distribuição geográfica, representando um “raio x” do perfil dos estudantes que se preparam de forma remota para ingressar no ensino superior.
“Ouvir e entender mais a fundo quem são os nossos alunos é essencial para ampliar o impacto e ser assertivo na educação online. Essa pesquisa nos ajuda a enxergar os movimentos reais que estão acontecendo na base da educação brasileira, especialmente em regiões que têm mostrado força, protagonismo e sede de conhecimento, como a região Nordeste”, comenta Michel Arthaud, que é natural de Fortaleza (CE), sócio e docente de Química da plataforma.
Realizado em março de 2025, com 2.500 alunos participantes, o levantamento mostra que o Nordeste é protagonista, representando 36,62% dos respondentes e quase empatando com o Sudeste, que lidera com 38,55%. Tais dados reforçam uma tendência também apontada pelo Censo Escolar 2024, que indicou crescimento de 12% na modalidade de ensino médio em tempo integral no Brasil, com maior concentração de matrículas justamente nos estados nordestinos. Bahia (8,3%), Ceará (6,4%) e Pernambuco (5,5%) aparecem entre os principais destaques tanto no censo quanto na base de alunos da Plataforma Professor Ferretto.
O estudo exclusivo indica ainda que Paraíba (3,4%) e Rio Grande do Norte (2,9%) também têm presença relevante entre os estudantes. A representação nordestina é proporcionalmente maior do que a de estados como São Paulo (17,5%), mesmo sendo o mais populoso do país.
A força da educação como motor de mudança social
No Nordeste, a educação é frequentemente vista como principal motor de mudança social. De acordo com o IBGE, a região possui mais de 9 milhões de estudantes entre 14 e 24 anos, sendo muitos deles os primeiros da família a buscar o ensino superior. O Enem, nesse contexto, representa não apenas uma prova, mas uma oportunidade de futuro.
Canais de ensino online como a Plataforma Professor Ferretto se conectam com essa realidade ao oferecer não só preparação técnica, mas também acolhimento. “Hoje, um estudante de uma pequena cidade tem acesso ao mesmo conteúdo de quem está nos grandes centros. Isso muda tudo. O sotaque do professor, a forma de explicar — tudo isso ajuda o aluno a se sentir pertencente, e isso faz diferença na hora de aprender”, comenta Arthaud.
Protagonismo das mulheres na preparação para o ensino superior
A pesquisa também revela um dado significativo: a forte representação feminina na preparação para o Enem e vestibulares. Na base de alunos da Plataforma Professor Ferretto, a vasta maioria é composta por mulheres (73,4%), refletindo uma tendência nacional já apontada por levantamentos recentes do IBGE — em 2025, elas representam 59% das matrículas no ensino superior brasileiro.
“Esse crescimento constante da presença feminina nos espaços acadêmicos não é apenas numérico, mas simbólico. Cada vez mais jovens mulheres estão assumindo o protagonismo em suas jornadas educacionais, muitas vezes enfrentando contextos de desigualdade e superando barreiras históricas de acesso à universidade. Elas buscam não só um diploma, mas autonomia, mobilidade social e reconhecimento”, avalia Arthaud.
Thais Formagio, professora de Atualidades e Geografia no time da Plataforma Professor Ferretto, concorda. “As alunas têm mostrado uma determinação impressionante. A educação em tempo integral tem sido uma base importante, mas é o acesso à tecnologia e a ferramentas como plataformas digitais que realmente ampliam as possibilidades. Elas têm usado esses recursos com foco e disciplina, se preparando de forma estratégica para transformar suas realidades”, comenta.
Transformação em curso
Os dados revelados pela pesquisa da Plataforma Professor Ferretto não apenas ilustram o avanço de regiões historicamente menos favorecidas e o protagonismo crescente das mulheres na educação, mas também reforçam a potência da tecnologia como aliada da democratização do conhecimento. Em um Brasil onde a busca por oportunidades é urgente, iniciativas que aproximam alunos da realidade digital, respeitando suas identidades e contextos, tornam-se essenciais.
“A educação online, quando acessível e conectada à diversidade do país, mostra-se capaz de encurtar distâncias, ampliar horizontes e preparar uma nova geração para transformar seu destino por meio do estudo”, finaliza Arthaud.
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