SEGS Portal Nacional

Educação

Clássicos da literatura infantil: como lidar com obras que perpetuam estereótipos?

  • Terça, 08 Abril 2025 18:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vivian Roberta Borges Batizelli Koqui
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Imagem de Banco de Dados - Canva

Especialista comenta sobre como educadores, pais e responsáveis podem utilizar esses clássicos da literatura para estimular discussões construtivas e promover uma educação inclusiva e crítica

Em um contexto no qual a literatura é uma ferramenta poderosa de aprendizado, alguns clássicos que marcaram gerações, como as obras de Monteiro Lobato, têm sido questionados por refletirem estereótipos raciais, de gênero e culturais, presentes em uma sociedade que já evoluiu. A obra "Caçadas de Pedrinho", por exemplo, contém elementos que reforçam noções preconceituosas, especialmente em relação a povos originários e à questão racial. Em um momento de necessária valorização da diversidade e da inclusão, é essencial discutir como podemos lidar com tais livros de maneira construtiva.

David Santos, pedagogo e autor do livro “A Menina que Já Nasceu Criança”, explica que o papel dos educadores, pais e responsáveis não é ignorar o conteúdo dessas obras, mas usá-las como pontos de partida para debates críticos. “Não devemos afastar essas obras da nossa realidade educacional, mas sim, mediá-las de maneira consciente. Os clássicos podem ser grandes ferramentas para discutir questões como racismo, estereótipos e a construção das identidades, desde que abordados com respeito e uma visão crítica”, afirma David.

A questão, portanto, não é simples: como lidar com livros que, ao mesmo tempo em que são ricos em conteúdo literário, contêm elementos que podem reforçar preconceitos? A resposta, segundo o pedagogo, está na mediação e na reflexão. A abordagem pedagógica deve incluir a história e o contexto da época em que esses livros foram escritos, e, principalmente, promover discussões que estimulem os estudantes a pensarem sobre as ideias contidas nas obras.

“Por exemplo, ao trabalhar com Monteiro Lobato, podemos contextualizar a obra com o cenário histórico e social da época e refletir com os alunos sobre como essas questões são tratadas hoje, levando-os a questionar e compreender a evolução dos conceitos sobre raça, cultura e respeito”, explica o especialista.

Em um ambiente educacional, onde a diversidade cultural e a valorização dos povos originários são temas cada vez mais importantes, como no caso do Dia dos Povos Indígenas, comemorado em abril, é fundamental que o conteúdo literário também se adeque a uma educação inclusiva. David aponta que uma estratégia importante é proporcionar leituras complementares que apresentem uma visão mais plural da cultura e história desses povos, além de promover atividades que incentivem os alunos a questionarem estereótipos e preconceitos de forma construtiva.

“Tratar desses temas de maneira crítica não significa desmerecer os clássicos, mas sim, usar a literatura como uma oportunidade de aprendizado e transformação”, conclui o pedagogo.

A educação tem o papel de não apenas transmitir conhecimento, mas de promover a reflexão sobre as transformações sociais e culturais. Discutir a literatura de maneira crítica e construtiva é uma maneira de formar cidadãos conscientes e capazes de compreender as complexidades do mundo em que vivem, sempre respeitando e valorizando a diversidade em todas as suas formas.

Sobre David Santos: David é pedagogo, possui pós-graduação em Psicologia Organizacional e é Bacharel em Recursos Humanos. É também autor do livro "A menina que já nasceu criança".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version