SEGS Portal Nacional

Educação

Escrita à mão está desaparecendo - e isso pode prejudicar os estudantes

  • Segunda, 24 Março 2025 18:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Cosomano
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Crianças escrevendo - Divulgação

Estudos indicam que a escrita à mão influência no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem; especialista alerta para os desafios da substituição completa pelo digital

A digitalização da educação tem transformado a forma como os estudantes aprendem e interagem com o conhecimento. No entanto, a substituição gradual da escrita manual pelo uso exclusivo de dispositivos eletrônicos levanta questionamentos sobre os impactos desse fenômeno no desenvolvimento cognitivo e na capacidade de aprendizado dos alunos.

Um estudo da Universidade de Stavanger, na Noruega, revelou que, após apenas um ano focando exclusivamente na escrita digital, 40% dos alunos perderam a fluência na caligrafia. Os jovens que participaram da pesquisa apresentaram uma escrita pouco legível, relataram desconforto físico ao escrever no papel e se cansam mais rapidamente. Além disso, embora a Geração Z demonstra maior habilidade de síntese em comparação com gerações anteriores, muitos enfrentam dificuldades para se expressar de forma clara e estruturada.

Luiz Felipe Araújo, diretor geral da Escola Vereda, destaca que a escrita manual vai além do simples registro de informações. “Estudos apontam que escrever à mão ativa áreas do cérebro ligadas à memória e ao processamento da linguagem, ajudando na compreensão e retenção do conteúdo. Ao perder esse contato, os estudantes podem ter mais dificuldade em organizar ideias e desenvolver o pensamento crítico”.

Com o avanço da digitalização, o desafio das escolas é encontrar um ponto de equilíbrio entre o uso da tecnologia e a preservação das habilidades manuais. A solução pode estar na adoção de um modelo híbrido, que valorize ambas as formas de escrita de acordo com o contexto e a necessidade do aluno. Na Escola Vereda, que adota uma abordagem inovadora no ensino integral, a escrita manual continua sendo valorizada, mesmo com a presença da tecnologia em sala de aula.

“A tecnologia deve ser uma aliada, não uma substituta completa. Buscamos um equilíbrio, utilizando ferramentas digitais para ampliar o aprendizado, mas sem deixar de lado o desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas proporcionadas pela escrita manual”, explica Luiz. “Nosso objetivo é preparar os alunos para um mundo altamente digitalizado, mas sem abrir mão dos benefícios comprovados da escrita manual. O aprendizado eficaz passa por um equilíbrio entre essas duas realidades”, complementa.

Os desafios da substituição total da escrita manual

A neurociência tem demonstrado que escrever à mão estimula áreas do cérebro relacionadas à coordenação motora, memória e criatividade. Quando os estudantes escrevem no papel, eles tendem a processar a informação de maneira mais profunda, facilitando a compreensão e retenção do conteúdo. Por outro lado, a digitação, apesar de mais rápida, pode resultar em um aprendizado menos eficiente, uma vez que exige menos elaboração mental.

“O ato de escrever à mão nos obriga a refletir e sintetizar as informações de forma mais estruturada, o que é essencial para o aprendizado de longo prazo. Em contrapartida, a digitação tende a ser mais mecânica, e os alunos podem acabar apenas transcrevendo conteúdo sem necessariamente compreendê-lo”, conclui Luiz Felipe.

Sobre a Vereda

A Escola Vereda é uma instituição de ensino integral que se destaca por oferecer um pacote completo e acessível para alunos do ensino fundamental e médio. Com um investimento de pouco mais de mil reais por mês, os estudantes têm acesso a oito horas de convívio diário na escola, material didático de excelência, alimentação, cinco aulas de inglês por semana e curso de programação, sem cobranças extras ao longo do ano.

Sua metodologia incentiva os alunos a aplicarem o conhecimento em situações reais, promovendo o interesse pelo aprendizado e permitindo que os estudantes utilizem o conteúdo aprendido na escola ao longo de toda a sua vida. A instituição também prioriza a qualidade da alimentação dos estudantes, garantindo segurança alimentar e nutrição. Com uma proposta educacional completa e inovadora, a Escola Vereda se destaca como referência na formação de alunos, preparando-os para os desafios que enfrentarão ao longo de suas vidas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version