SEGS Portal Nacional

Educação

Ano letivo começa com menos alimentos ultraprocessados na merenda escolar

  • Quarta, 19 Fevereiro 2025 18:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  máquinacohn&wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Professora de Nutrição do CEUB analisa impactos da nova medida do governo federal e destaca os benefícios para a saúde dos estudantes

O governo federal anunciou a redução do limite de alimentos processados e ultraprocessados na merenda escolar de 20% para 15%, com a previsão de diminuir para 10% em 2026. A mudança deve beneficiar 40 milhões de estudantes em 150 mil escolas públicas, ajudando a promover hábitos alimentares mais saudáveis e a combater a obesidade infantil. Paloma Popov, professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB), explica os benefícios desta mudança na saúde dos estudantes a longo prazo e no ambiente escolar.

Benefícios da redução de ultraprocessados na alimentação escolar:

* Prevenção de doenças: redução do consumo de sódio, açúcares e aditivos alimentares, que são fatores de risco para diabetes, hipertensão e obesidade infantil, cada vez mais comuns entre crianças e adolescentes. “Esses alimentos são ricos em ingredientes artificiais e têm valor nutricional reduzido, podendo levar ao aumento das doenças crônicas não transmissíveis, que antes eram consideradas típicas de adultos”, afirma a nutricionista.
* Desempenho acadêmico: A substituição dos ultraprocessados por alimentos in natura, como frutas e verduras, traz benefícios significativos para o desempenho escolar dos alunos. “Ao consumir alimentos naturais, os estudantes têm mais energia, melhoram a qualidade do sono e a disposição para as atividades acadêmicas”, explica. Alimentos ricos em macronutrientes e micronutrientes essenciais, como proteínas, ferro, zinco e cálcio, contribuem para a concentração, o desenvolvimento cognitivo e físico dos estudantes.
* Crescimento e desenvolvimento: Além dos benefícios para a mente, a alimentação saudável impacta o desenvolvimento do corpo das crianças e adolescentes, fortalecendo ossos, pele e cabelos.

Apesar de o Distrito Federal apresentar um cardápio escolar bem elaborado, os desafios enfrentados pelos profissionais da área envolvem principalmente a questão dos fornecedores e da escassez de alimentos frescos. “Às vezes, a fruta prevista no cardápio não está disponível. Assim, o risco é substituir por alimentos ultraprocessados, o que vai contra a proposta da medida”, explica.

Atividades lúdicas nas escolas, como feiras de frutas, gincanas e oficinas culinárias podem ajudar a superar esses desafios ao incentivar a consciência e educação nutricional. “Essas ações ajudam os alunos a entender a importância da alimentação saudável. A colaboração entre nutricionistas, educadores e famílias é essencial para o sucesso dessa estratégia, garantindo que os hábitos alimentares saudáveis adquiridos na escola também sejam adotados em casa”.

Sustentabilidade e impacto econômico

Além dos benefícios para a saúde, a redução de alimentos ultraprocessados também contribui para a sustentabilidade. Alimentos frescos exigem menos embalagens, o que diminui o impacto do lixo gerado pelas escolas. “Menos embalagem significa menos desperdício e, consequentemente, menos poluição. Isso se alinha com a ideia de que precisamos descascar mais e desembalar menos”, afirma Popov.

A agricultura familiar, que já desempenha papel importante no fornecimento de alimentos para as escolas, também se beneficia dessa política, reduzindo custos com transporte e promovendo a economia local. “A redução dos ultraprocessados na merenda escolar é uma medida benéfica como um todo. Com o tempo, o plantio das sementes de uma alimentação saudável dará frutos tanto na saúde, no bem-estar e no meio ambiente para as futuras gerações”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Nov 11, 2025 Educação

Enem 2025: 10 dicas para quem vai prestar o exame pela…

Nov 10, 2025 Educação

Burnout estudantil: como lidar com a exaustão às…

Nov 10, 2025 Educação

Ferramenta de IA para vestibulares aumenta segurança…

Nov 07, 2025 Educação

Plataforma de estudos oferece revisão gratuita para a…

Nov 06, 2025 Educação

Enem e Fuvest: o que muda entre os dois maiores…

Nov 05, 2025 Educação

ENEM 2025: Especialista traz 5 dicas para controlar a…

Nov 04, 2025 Educação

Na reta final do Enem, aulões reforçam confiança e…

Nov 03, 2025 Educação

Inglês pode ser diferencial no Enem e abrir portas para…

Out 31, 2025 Educação

ENEM 2025 se aproximando: estude sem se sobrecarregar

Out 30, 2025 Educação

Poucos dias para o Enem: confira 5 dicas essenciais…

Out 29, 2025 Educação

4 dicas para ir bem no ENEM 2025

Out 28, 2025 Educação

Enem 2025: Professor de matemática dá 5 dicas para ter…

Out 27, 2025 Educação

IA na sala de aula: mais de 1 milhão de professores…

Out 24, 2025 Educação

Estuda, mas não melhora a nota? 4 estratégias para…

Out 23, 2025 Educação

Confira 5 dicas para a melhor escolha do material…

Out 22, 2025 Educação

Os diferentes papeis do professor no mundo atual: de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version