SEGS Portal Nacional

Educação

Brincadeira Lúdica e capacitação: estratégias transformadoras no desenvolvimento de crianças com autismo

  • Segunda, 09 Dezembro 2024 18:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniella Pimenta
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Crédito Envato - Divulgação/Genial Care

Com aumento de diagnósticos de autismo, Genial Care aposta em terapias lúdicas e capacitação profissional para promover inclusão e desenvolvimento infantil

O autismo, transtorno do neurodesenvolvimento com impacto na comunicação, interação social e comportamentos, está cada vez mais em evidência no mundo. Dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) mostram que, em 2020, 1 em cada 36 crianças nos Estados Unidos recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Há 20 anos, esse número era de 1 em cada 150 crianças. Esse avanço reflete maior acesso ao diagnóstico e conscientização, mas também revela a urgência por profissionais capacitados e abordagens inclusivas no cuidado com essas crianças.

O mercado de saúde atípica acompanha essa demanda crescente. Nos Estados Unidos, o segmento de terapias para autismo movimentou aproximadamente US$ 2,7 bilhões em 2023, segundo estimativa da Grand View Research.

No Brasil, estima-se que haja mais de 2 milhões de pessoas com TEA, segundo dados da OMS. Com o aumento da conscientização, o mercado de healthtechs voltadas para autismo cresce de maneira consistente. Entretanto, o setor ainda busca se consolidar, mas avança rapidamente, impulsionado por healthtechs como a Genial Care, líder no setor na América Latina.

No caso da Genial Care, além de atender diretamente crianças e famílias, a empresa investe na formação de profissionais através da Genial Care Academy, um núcleo interno de capacitação que posiciona a healthtech como referência.

“O objetivo da GCA é criar uma rede de excelência clínica para TEA. Treinamos supervisores, coordenadores e terapeutas aplicadores, garantindo que todos estejam preparados para oferecer intervenções de qualidade. Queremos tornar nossos programas acessíveis para outros profissionais do mercado no futuro”, afirma a Vice-Presidente de Treinamento e Desenvolvimento da Genial Care, Antonia Mendes.

Esse modelo de atuação é fundamental em um mercado que ainda sofre com a falta de mão de obra qualificada, especialmente em regiões periféricas do país. “O impacto de um terapeuta bem formado vai além do atendimento clínico; ele transforma a vida da criança e de sua família, contribuindo para que ela atinja seu máximo potencial”, destaca Antonia.
Terapias lúdicas: impacto no desenvolvimento infantil

Brincar é universal, mas para crianças com TEA, vai além do entretenimento: é uma ferramenta essencial de desenvolvimento emocional e social. De acordo com Thalita Sanchez, terapeuta ocupacional da Genial Care, “o brincar pode ser um divisor de águas no progresso da criança com autismo, ampliando suas habilidades de comunicação e interação de maneira inclusiva e prazerosa.”.

Um estudo da Universidade do Norte do Texas aponta que a terapia lúdica melhora aspectos comportamentais, sociais e emocionais em crianças com autismo. Essa abordagem, que segue o interesse da criança, tem se mostrado eficaz na redução de sintomas como dificuldades de atenção e problemas de comportamento, além de promover empatia e habilidades sociais.

Também são fundamentais para o desenvolvimento da linguagem, com atividades de faz de conta, histórias ou músicas interativas, que promovem a expressão verbal e não verbal. Além disso, ajudam na regulação emocional, utilizando recursos sensoriais como massas de modelar ou brinquedos de diferentes texturas, auxiliando no manejo da ansiedade e na redução da sobrecarga sensorial.

“Cada criança é única, e é muito importante respeitar os limites e as experiências de cada uma. É fundamental considerar os gostos e escolhas dela na hora de decidir quais atividades realizar. Além disso, o ideal é planejar qualquer uma das atividades com antecedência, oferecendo previsibilidade para a criança, usando por exemplo imagens relacionadas à atividade e reforçando o quanto será divertida a experiência”, conclui Thalita Sanchez.

O tratamento do TEA, geralmente, é estruturado por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais que atuam de maneira integrada para atender às diversas necessidades da criança:

- Fonoaudiólogos: trabalham na comunicação e na compreensão de linguagem.

- Terapeutas ocupacionais: focam no desenvolvimento motor, habilidades sensoriais e independência nas tarefas diárias.

- Psicólogos: ajudam na regulação emocional e desenvolvimento social.

- Educadores: planejam estratégias pedagógicas personalizadas.

- Médicos e nutricionistas: monitoram o bem-estar físico e auxiliam em questões alimentares e de saúde.

“Nas sessões terapêuticas, as brincadeiras lúdicas são adaptadas às necessidades específicas de cada criança. Brinquedos sensoriais e jogos colaborativos são frequentemente utilizados para abordar questões como sensibilidade sensorial ou dificuldades de contato visual.”, detalha a profissional.

Essa abordagem não se limita ao ambiente clínico e pode ser estendida ao lar, onde os pais são orientados a aplicar estímulos no dia a dia, como em rotinas de autocuidado e atividades educativas.

“A combinação entre brincadeiras lúdicas e terapia multidisciplinar torna as intervenções mais envolventes e eficazes. As crianças se sentem motivadas a participar e aprender, enquanto as atividades são personalizadas para atender às suas necessidades específicas. Essa abordagem holística, que integra aspectos sociais, emocionais e físicos, promove um desenvolvimento completo, ajudando cada criança a alcançar o seu máximo potencial.” finaliza.

Com iniciativas como a Genial Care Academy, a healthtech não apenas atende a uma demanda crescente, mas também lidera uma mudança estrutural no mercado, garantindo que o autismo seja tratado com a atenção e o cuidado que merece.

Genial Care

A Genial Care é uma rede de cuidado de saúde atípica referência na América Latina. Especializada no cuidado e desenvolvimento de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas famílias. Unindo modelos terapêuticos próprios, suporte educacional e tecnologia de ponta para maximizar a qualidade de vida e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas no processo de intervenção. Atualmente conta com um time de mais de 200 pessoas, unidas pelo propósito de garantir que toda criança atinja o seu máximo potencial. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version