Brasil,

FUVEST: Cinco dicas úteis para compreender os livros obrigatórios de forma eficaz

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Ruiz Vella
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Estudar os livros exigidos pela FUVEST requer uma abordagem cuidadosa e abrangente (Imagem: Banco de Imagens/Shutterstock) Estudar os livros exigidos pela FUVEST requer uma abordagem cuidadosa e abrangente (Imagem: Banco de Imagens/Shutterstock)

Professora de Literatura do Colégio Marista Arquidiocesano, de São Paulo (SP), aponta serem necessárias compreensão e análise crítica para conseguir bons resultados na prova

Ter o hábito da leitura é fundamental para conseguir bons resultados em vestibulares. No entanto, quando se trata da FUVEST, o mais tradicional do País, também é importante ter um bom domínio sobre obras consideradas históricas e relevantes nos diversos movimentos culturais brasileiros.

Estudar os livros exigidos pela FUVEST requer uma abordagem cuidadosa e abrangente. Não se trata apenas de memorizar informações, mas de desenvolver uma compreensão profunda e crítica das obras literárias, imprescindível para o sucesso na prova.

Patricia de Avila Vechiatto Cajai, docente de Língua Portuguesa e Literatura, do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado na Zona Sul de São Paulo (SP), fornece cinco dicas úteis para compreender e memorizar os livros de maneira eficiente:

1. Leitura cuidadosa

Comece lendo os livros com atenção, absorvendo não apenas a trama, mas também os detalhes, temas, estilo e técnica utilizados pelo autor. Faça anotações enquanto lê para destacar passagens importantes, citações significativas e observações sobre personagens e enredos.

2. Contextualização histórica e cultural

Entenda o contexto histórico e cultural em que os livros foram escritos. Isso ajudará a compreender melhor as motivações dos personagens, os temas abordados e as mensagens subjacentes.

3. Análise crítica

Desenvolva habilidades de análise crítica ao examinar os livros. Questione (a si) sobre os motivos por trás das escolhas dos personagens, as mensagens transmitidas pelo autor e as conexões entre os elementos da história.

4. Prática de redação

Pratique a escrita de ensaios analíticos sobre os livros, abordando temas específicos, personagens ou aspectos da narrativa. Isso ajudará a aprimorar suas habilidades de escrita e a organizar suas ideias de forma clara e coerente.

5. Revisão e resumos

Faça a releitura das passagens mais significativas das obras, revisando suas anotações e seus resumos. Isso ajudará a reforçar o aprendizado.

Obras obrigatórias do vestibular Fuvest 2025:

Marília de Dirceu – Tomás Antônio Gonzaga

Quincas Borba – Machado de Assis

Os ratos – Dyonélio Machado

Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade

A Ilustre Casa de Ramires – Eça de Queirós

Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana

Água Funda – Ruth Guimarães

Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles

Dois irmãos – Milton Hatoum

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes em 18 estados e no Distrito Federal com 63 unidades. Os mais de 80 mil estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Os Colégios Maristas fazem parte do Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal que atende mais de 97 mil crianças, jovens e adultos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar