Brasil,

Escolas podem liderar revolução ambiental nas comunidades

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ambiental Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução

Em Curitiba, uma parte significativa dos moradores adotou o costume de separar lixo orgânico do lixo que pode ser reciclado, inclusive com lixeiras nas ruas separadas por cores para cada tipo de material que pode ser descartado.

O que hoje é natural para muitos moradores de Curitiba, na verdade, é fruto de muita campanha de conscientização ambiental na década de 1990, quando a prefeitura criou a campanha Lixo que Não é Lixo.

Por meio de entrevistas na mídia, campanhas publicitárias com um jingle que ficou famoso (Lixo que não é lixo, não vai pro lixo. SE-PA-RE) e muitas ações em escolas, não demorou para que a separação de lixo orgânico do reciclado se tornasse uma rotina na comunidade.

Para Vitor Dalcin, Diretor da Ambiental Santos, esse é um dos melhores exemplos de conscientização ambiental atuando na comunidade para alcançar boa parte dos moradores: “Iniciativas locais criam esse engajamento. Infelizmente, o óleo de cozinha usado não teve campanhas massificadas para a reciclagem, e por isso, seria interessante que escolas possam atuar como agentes de conscientização ambiental nas comunidades”.

Por que as escolas podem ser a melhor opção?

Para Vitor, é evidente que projetos desenvolvidos nas escolas estão no ambiente perfeito, são espaços associados com educação e formação dos cidadãos, com muitas escolas diretamente conectadas com a rotina não apenas dos alunos, mas de seus pais e de toda comunidade.

A estratégia do lixo reciclado em Curitiba “pegou” pela construção dessa consciência ambiental desde a base educacional. Eram ações que ficavam no imaginário das crianças, envolvendo mascotes chamadas Família Folha e até mesmo o caminhão que recolhia esse lixo reciclado era diferenciado:

“Claro que as escolas não precisam ir tão longe, mas é possível organizar mutirões para escolher óleo usado, explicando como engarrafar em casa e como levar até o ponto de coleta na escola, por exemplo. Mais que isso, a escola pode criar feiras nos finais de semana para falar sobre sustentabilidade e outras ações correlatas, como recolher pilhas e outros materiais igualmente perigosos para o meio ambiente”.

Vitor ressalta que campanhas de conscientização e educação para promover a coleta de óleo de cozinha nas escolas trazem ganhos imediatos e de longo prazo, pois as crianças passam a olhar com naturalidade para esse resíduo, entendendo que dentre todos os produtos recicláveis esse é o único comestível e por isso deve ter seu destino apenas com empresas licenciadas e comprometidas com a legislação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar