Brasil,

5 livros infantis que ensinam valores e autoconfiança

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Foto ilustrativa/Freepik Foto ilustrativa/Freepik

Obras promovem conscientização e ensinam sobre respeito às diferenças, honestidade, a lidar com situações estressantes, perseguir sonhos e combater o racismo

Empoderar crianças é fundamental para o desenvolvimento de indivíduos confiantes, resilientes e capazes de enfrentar os desafios da vida. Ao proporcionar oportunidades para que elas expressem suas opiniões, façam escolhas e assumam responsabilidades, estamos cultivando a construção de uma autoestima saudável desde cedo.

Para estimular a autoconfiança e reafirmar a importância dos valores, listamos 5 obras que promovem conscientização e ensinam sobre respeito às diferenças, honestidade, a lidar com situações estressantes, a perseguir seus sonhos e combater o racismo.

Além de gerar entretenimento, a literatura auxilia na promoção da autonomia, no desenvolvimento de habilidades decisivas para a resolução de problemas e ensina a criança a se comunicar eficazmente. Livros são ferramentas essenciais para empoderar os pequenos cidadãos. Confira as sugestões:

Histórias para Despertar

Essa coletânea de fábulas e contos de fadas ilustra, de forma criativa e alegre, a eterna busca do ser humano por sabedoria e realização. O livro conduz as crianças a uma incursão pelos conceitos mais importantes e necessários do mundo da Filosofia. Uma oportunidade para se divertir e, ao mesmo tempo, aprender um pouco da "arte de viver". (Autora: Isabella Galvão | Editora: Hanoi | Onde encontrar: Amazon)

O Fantástico Significado da Palavra Significado

Uma ferramenta para ajudar o leitor a responder de forma mais convicta duas inevitáveis perguntas da vida: de onde você veio e para onde vai? Trata de um jeito leve questões importantes, como o respeito à própria história. É um livro em que gente pequena ensina gente grande a resgatar sua essência mais pura. E em que gente grande ajuda gente pequena a superar as frustrações inevitáveis da vida. (Autor: Eduardo Zugaib | Editora: DVS - Abajour Books | Onde encontrar: Amazon)

Florisbelo, o dragão

Quando a gente fala de dragão, logo imagina aqueles seres que soltam fogo pela boca. Mas é que você ainda não conhece o Florisbelo. Em vez de fogo, ele solta... flores. E por isso se sente diferente de todo mundo. Um dia, ele descobre a alegria de ser um dragão especial. Criadora de desenhos animados de sucesso na TV, como Zuzubalândia, a escritora e roteirista Mariana Caltabiano apresenta um livro sensível e mostra que cada um é especial à sua maneira. (Autora: Mariana Caltabiano | Editora: Trix | Onde encontrar: Amazon)

Abayomi

“Abayomi, a menina de trança” nos faz viajar por diversos lugares da memória e ancestralidade negra. Na história, temos Abayomi, que parte para uma viagem dentro de si, e também para a cidade de Tietê (SP). A obra contribui para que crianças, jovens e adultos conheçam mais da história e da cultura popular do município. A autora Aniete Abreu é educadora, artesã, militante do movimento negro e contadora de histórias. (Autora: Aniete Abreu | Editora: Hanoi Editora | Onde encontrar: Amazon)

Estresse infantil

Se expressar um problema e lidar com ele já é algo difícil para um adulto, imagine para uma criança, que não tem maturidade emocional. As perguntas deste livro-caixinha® vão ajudar a capacitar pais, professores e terapeutas para criar um canal de comunicação e apoio à criança, a fim de que ela possa lidar melhor com as situações de tensão. E também facilitar o reconhecimento de sinais de estresse e aprimorar abordagens para ajudá-la a alcançar o bem-estar emocional. (Autora: Solange Depera Gelles | Editora: Matrix | Onde encontrar: Amazon)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar