Brasil,

Volta às aulas: cuidados com as crianças em dias de calor intenso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalie Maia
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Volta às aulas: cuidados com as crianças em dias de calor intenso

Com as mudanças climáticas, os alunos vão enfrentar dias mais ensolarados nas escolas. Saiba quais cuidados são necessários

O retorno para a rotina e a volta às aulas começaram oficialmente em todas as regiões do Brasil. Com o dia a dia repleto de atividades, seja na escola ou no trajeto até o colégio, os cuidados com as temperaturas elevadas devem ser redobrados principalmente com crianças e adolescentes.

Segundo relatório da Organização Mundial de Metereologia (MMM), o El Niño, fenômeno que gera as ondas de calor, deve perdurar até meados de maio de 2024. Para a nutricionista Gizelle Machado Bogarin, do Marista Escola Social Ecológica, é importante priorizar a hidratação das crianças e adolescentes durante as aulas. “No calor sentimos menos fome, porém nem por isso nosso corpo precisa de menos energia. É essencial cuidar da hidratação com muita água, evitar ficar muito tempo sem comer, manter ao menos três refeições ao dia, não esquecer dos carboidratos que são fonte primária de energia (pães, arroz, massas, priorizando os integrais), proteínas magras, legumes e verduras ricas em fibras que auxiliam sensação de saciedade”, revela.

Na escola, as crianças costumam passar boa parte do seu dia, por isso, a especialista ressalta que é importante orientar toda equipe pedagógica sobre educação nutricional. “Estimular os alunos a terem hábitos mais saudáveis é um dever de todos, e pode ser tema em diversas disciplinas. É preciso incentivar os estudantes a ter sempre uma garrafinha de água para tomar ao longo do dia, fornecer nos intervalos frutas ricas em água como melão, melancia, abacaxi, laranja e sucos de frutas. No almoço, é importante ofertar uma variedade maior de saladas, verduras e carnes magras”, avalia.

A especialista separou algumas dicas para esse retorno às salas de aulas com a onda de calor:

Escolha frutas com alto teor de água

Para se manter hidratado durante o dia prefira a ingestão de frutas com alto teor de água como laranja, melão, maracujá, abacaxi e melancia assim como os sucos naturais e água de coco, que contribuem para uma boa hidratação.

Tenha garrafas de água e bebedouros sempre por perto

Na escola e em casa é importante os adultos mostrarem a importância de consumir água durante o dia todo. É importante não esperar sentir sede para beber água, já que a sede é uma informação fisiológica de início de desidratação. Principalmente em aulas ao ar livre ou com atividade físicas, deve ser consumido no mínimo 3,5ml/kg de água ao dia. Isso evita efeitos de fadiga, dores de cabeça e perda de nutrientes devido ao excesso de líquido perdido pelo suor.

Evitar alimentos processados

Evitar alimentos gordurosos e industrializados que possam dificultar a digestão e causam estufamento, inchaços e mal estar, consumir alimentos ricos em água, frutas, sucos naturais e saladas. O mais indicado é optar por alimentos leves (carnes magras, queijos brancos) que sejam digeridos com facilidade e permitam com que o corpo esteja energizado para o retorno das aulas.

Cuidado com a exposição ao sol

Brincar ao ar livre é uma atividade extremamente saudável, mas é necessário cuidar dos períodos longos ao sol, com a exposição e maior incidência solar. É claro, não esquecer o uso do protetor solar.

Cuidar com o armazenamento de alimentos

No verão os alimentos podem estragar com mais facilidade, cuidar com a exposição ao calor, lavar devidamente com sanitizante para evitar risco de contaminação e continuar escolhendo alimentos leves e frescos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar