Brasil,

Enem: Saiba como iniciar sua graduação sem precisar da nota do exame

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clara Queirós
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Imagem de Sam Jotham Sutharson por Pixabay Imagem de Sam Jotham Sutharson por Pixabay

Os vestibulares próprios das instituições de ensino privadas e o financiamento estudantil do Pravaler são caminhos para o início do tão sonhado diploma universitário

Na última terça-feira (16/01) os resultados da edição 2023 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e contou com um desempenho além do esperado: 46,7% dos estudantes que concluíram o ensino médio realizaram o exame, 8,6% a mais do que em 2022.

A boa atuação dos participantes no exame demonstra que existe muita vontade de ingressar no ensino superior, mas outro dado que também demonstra o grande interesse pela graduação está relacionado à procura pelo financiamento estudantil do Pravaler: somente em 2023, foram mais de 910 mil pessoas.

“Cada vez mais os jovens estão buscando diferentes alternativas para conquistar o diploma universitário. Comparando com a edição anterior, o número de inscritos do Enem 2023 aumentou 13%. O mesmo aconteceu em nossa plataforma, onde tivemos um crescimento de 23% nas buscas pelo financiamento, ou seja, observamos que as pessoas projetam cada vez mais ter um futuro melhor por meio da educação”, comenta Beto Dantas, COO do Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil.

As médias nacionais em cada uma das áreas do conhecimento foram as seguintes:

516,2 em linguagens, códigos e suas tecnologias
522 em ciências humanas e suas tecnologias
497,4 em ciências da natureza e suas tecnologias
534,9 em matemática e suas tecnologias
641,6 na redação

Para obter sua média individual, os concorrentes devem somar seus resultados em cada uma das áreas e dividir o resultado por 5. Assim, obterão o valor da nota com que irão disputar pelas vagas desejadas. No entanto, diversos estudantes podem não atingir a nota de corte dos cursos desejados, dificultando o acesso às instituições de ensino superior públicas e privadas. “Por conta disso, perder a data do exame ou não atingir o resultado desejado pode ser motivo de bastante preocupação, mas existem outras soluções que podem ser adotadas para que o candidato inicie uma graduação sem precisar esperar até o ano seguinte”.

Dantas lembra que diversas universidades privadas realizam vestibulares ao longo do ano, especialmente no início e fim dos semestres. Portanto, essa pode ser uma opção para aqueles que desejam ingressar no ensino superior o quanto antes, mas é preciso analisar cuidadosamente as finanças para realizar esse investimento. “O financiamento do Pravaler é um facilitador para quem deseja ter uma formação universitária, pois ele possibilita que o estudante escolha o curso e a faculdade tão sonhada e pague a mensalidade com mais facilidade, uma vez que a solução permite o melhor gerenciamento da renda durante os estudos. Nossa prioridade é tornar o processo mais acessível para que cada vez mais brasileiros tenham uma educação de qualidade”, finaliza.

Ainda de acordo com o Inep, cerca de 500 mil dos mais de 3,9 milhões de inscritos no Enem não compareceram na prova e nem à sua reaplicação no ano passado. Neste caso, os estudantes podem se encontrar aflitos, cogitando outras opções de ingresso e até mesmo aceitando esperar mais um ano para refazerem o exame. Para estes, existem outras opções para ingressar no ensino superior em 2024. Confira algumas delas:

Acompanhe as listas de espera

Caso você tenha realizado o exame, mas seu desempenho não atingiu a nota de corte, acompanhe as listas de espera, pois sempre existem desistências e transferências. Portanto, ainda existe a possibilidade de seu nome ser chamado.

Faça um curso EAD ou de aperfeiçoamento de habilidades

Cursos à distância e de aperfeiçoamento costumam ficar abertos durante todo o ano, a preços mais em conta, possibilitando que você permaneça estudando sem precisar esperar durante um ano completo.

Busque por bolsas de estudos

Algumas universidades contam com descontos que podem variar de acordo com a nota atingida pelo estudante no vestibular. Além disso, o estudante pode contar com sites como o Amigo Edu, solução de bolsas de estudos do Pravaler que oferece descontos de até 80% para graduação, pós-graduação e cursos técnicos em parceria com mais de 300 instituições de ensino superior de todo o Brasil.

Faça um financiamento para universidades privadas

Usar estratégias como o financiamento estudantil pra graduação do Pravaler, que não exige a nota do Enem para selecionar seus beneficiários, possibilitam o ingresso em uma universidade pagando pouco mais que a metade da mensalidade no dobro do tempo. Além disso, mesmo que você não tenha feito a prova, pode fazer a adesão, podendo começar a faculdade ainda no primeiro semestre de 2024.

Confira as vantagens de estudar com o Pravaler:

É possível fazer a contratação em qualquer época do ano;
A simulação e contratação são feitas online, sem burocracias;
Crédito aprovado em até 24 horas;
Pagamento de um semestre em, no mínimo, um ano;
No caso de renovação do contrato, as parcelas não se acumulam;
Financiamento de 100% do curso com os menores juros do mercado.

Para saber mais informações, acesse o site.

Sobre o Pravaler

O Pravaler é a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e menos burocrático, a empresa tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. No mercado há 22 anos, tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú e, em 2021, fez sua primeira aquisição, a edtech Amigo Edu, com o objetivo de ampliar seu portfólio de produtos e serviços. Em 2022, incorporou a tecnologia da Jobis, startup especializada em empregabilidade, com objetivo de criar uma vertical de empregabilidade para auxiliar a entrada de estudantes no mercado de trabalho. Em 2023 adquiriu a Workalove, edtech de orientação e desenvolvimento de carreira, com objetivo de contribuir com toda a jornada acadêmica e profissional do estudante. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de R$ 300 milhões e mais de 500 colaboradores apaixonados por educação, a companhia tem como meta ampliar o acesso à educação e contribuir para a transformação da vida de muitas pessoas.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar