Brasil,

Férias escolares: terapeuta ocupacional dá dicas para divertir e estimular o desenvolvimento das crianças

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Marcelo de Albuquerque
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Crédito : Divulgação Crédito : Divulgação

O tão esperado período das férias escolares chegou, trazendo a oportunidade de proporcionar experiências diferentes e divertidas para as crianças. Mas como tornar esse tempo mais atrativo? Palila Auad, terapeuta ocupacional da Hapvida NotreDame Intermédica, compartilha dicas para criar momentos significativos durante as férias, envolvendo atividades que estimulam não apenas a diversão, mas também o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos pequenos. Confira a entrevista com a especialista:

1 - As férias escolares representam um período muito aguardado pelas crianças. Como tornar essa época mais atrativa?

Tornar as férias escolares mais atrativas envolve oferecer uma variedade de atividades divertidas e educativas. As atividades lúdicas são essenciais para o desenvolvimento das crianças, proporcionando diversão enquanto estimulam habilidades cognitivas, sociais e emocionais.

2 - Quais atividades lúdicas podem ser desenvolvidas? Cite exemplos de brincadeiras dentro e fora de casa.

Existem inúmeras ideias para tornar esse período mais empolgante. Veja:

Atividades ao ar livre: Organize passeios a parques, praias, trilhas ou piqueniques. O contato com a natureza estimula o exercício físico e proporciona um ambiente agradável.

Oficinas criativas: Promova oficinas de arte, música, dança, culinária ou ciências. Permita que as crianças explorem sua criatividade e aprendam coisas novas de forma lúdica.

Acampamentos de férias: Considere inscrever as crianças em acampamentos temáticos, como esportes, aventura, teatro ou ciências. Essa experiência pode ser educativa e proporcionar a oportunidade de fazer novos amigos.

Aulas de verão: Ofereça aulas curtas durante o período de férias, como esportes, idiomas, artes marciais ou música. Isso mantém a mente ativa e permite que as crianças explorem novos interesses.

Dias temáticos: Crie dias temáticos divertidos em casa, como dia de cinema, dia de jogos de tabuleiro, dia de culinária ou dia de arte. Isso mantém as crianças entretidas e envolvidas.

Leitura recreativa: Incentive a leitura recreativa, proporcionando acesso a livros interessantes e desafiadores. Crie um espaço aconchegante para a leitura, estabeleça metas para as férias e realize debates sobre os conteúdos lidos para estimular o raciocínio e o senso crítico.

Viagens em família: Se possível, planeje uma viagem em família. Isso não apenas oferece uma pausa na rotina, mas também cria memórias duradouras.

Tempo em família: Reserve um tempo especial para atividades em família, como jogos, noites de cinema em casa ou simplesmente passar tempo juntos. Isso fortalece os laços familiares e cria um ambiente acolhedor.

Lembre-se de considerar e adaptar as atividades de acordo com a faixa etária e os interesses das crianças, além de envolvê-las na escolha da programação. O equilíbrio entre tarefas educativas e momentos de lazer contribui para um período de férias escolares mais atraente e enriquecedor.

3 - Quais os malefícios associados ao ócio e por que evitá-los?

Tenha cuidado com o ócio. Embora o descanso total possa ser benéfico para o bem-estar mental e físico, o excesso de ociosidade pode desencadear o sedentarismo, a falta de propósito e o isolamento social, impactando, inclusive, a rotina do sono.

4 - Qual a importância da participação dos pais e dos responsáveis nessas atividades? .

É importante ressaltar que a participação direta dos pais nessas atividades não só contribui para o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças, mas também molda aspectos emocionais e sociais essenciais para uma infância equilibrada e saudável. Além da supervisão, vale destacar a relevância do estreitamento de vínculos, da elevação do senso de pertencimento e do aprimoramento da autoestima da criança.

O tempo investido nas atividades compartilhadas cria um ambiente de apoio que é fundamental para o bem-estar emocional e psicológico das crianças.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar