Brasil,

Verão à vista: como as crianças podem aproveitar com segurança?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mayara Neri
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Verão à vista: como as crianças podem aproveitar com segurança?

Especialistas do CEJAM dão dicas de atividades, hidratação e alimentação balanceada para os pequenos na estação mais quente do ano

Com o verão e as férias se aproximando, não há dúvidas de que as crianças querem aproveitar cada segundo. Esse é um período que oferece uma variedade de atividades ao ar livre, e a escolha por práticas aquáticas não só proporciona diversão e refrescância, mas também benefícios significativos para o desenvolvimento físico e mental dos pequenos.

"Por se tratar de uma estação quente, é interessante optar por modalidades aquáticas ou que envolvam água na rotina delas. Natação, gincanas e brincadeiras com bexigas cheias de água são boas opções, desde que realizadas em ambientes seguros e supervisionados", afirma Washington de Souza, educador físico da UBS Jardim Comercial, gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim", em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Além do desenvolvimento físico e motor, como força, resistência, coordenação e postura corporal, as atividades aquáticas melhoram a saúde cardiorrespiratória e cardiovascular das crianças. Ademais, jogos aquáticos coletivos, como vôlei, bola ao alvo, corrida e basquete, favorecem a socialização, construção de relações interpessoais e contribuem para o bem-estar, reduzindo possíveis sintomas de estresse, ansiedade e até depressão.

Entretanto, o educador físico destaca a importância de considerar não apenas a diversão, mas também a segurança durante essas brincadeiras. A supervisão de adultos e profissionais capacitados é fundamental para garantir que as atividades ocorram de forma segura e que os cuidados preventivos sejam devidamente tomados.

Com isso, para os momentos, os adultos devem auxiliar as crianças nos cuidados com possíveis lesões. "É preciso ajudá-los com o aquecimento adequado, na escolha das roupas, calçados e ambientes adequados para as práticas. Tudo isso faz toda a diferença.”

Nesses dias muito quentes, recomenda-se especificamente o uso de roupas com proteção solar para potencializar o cuidado durante a prática dos exercícios. Porém, roupas com tecidos mais leves e frescos podem ser opções a considerar.

Já o uso de protetor solar e a escolha de horários estratégicos para brincar com a criançada também devem ser selecionados com cuidado, a fim de não prejudicar a saúde. "No verão, as horas mais críticas, de temperaturas altas, costumam ser das 10h às 16h. Sendo assim, o ideal é que essas atividades aconteçam antes das 10h ou após as 16h, prevenindo insolação, exaustão e risco de desidratação nas crianças", ressalta o profissional.

Sem esquecer os cuidados com os olhos e os lábios, que podem ser facilmente resolvidos com o uso de óculos de sol, com proteção contra raios UV-A e UV-B, e óculos de natação, além de chapéus e bonés que proporcionem proteção ao rosto.

E quanto à alimentação?

A alimentação das crianças durante o verão deve ser saudável e balanceada, com alto consumo de líquidos para evitar a desidratação. "Para ajudar nesse momento, a hidratação precisa ser constante, já que a prática de atividades físicas em horários quentes tende a desidratar o corpo, mesmo sendo em água. Por isso, as crianças devem beber bastante líquido", explica Washington.

A hidratação pode ser trabalhada ao longo do dia, a partir de diferentes opções. "Uma boa sugestão é deixar uma área da geladeira reservada para frutas e legumes lavados e prontos para o consumo. Assim, os pequenos podem se servir sempre que quiserem. Esses são lanchinhos saudáveis e ricos em água", complementa Marlucy Lindsey Vieira, nutricionista da UBS Jardim Nakamura, também gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim", em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Frutas como melancia, melão, tangerina, laranja e abacaxi são ótimas para hidratar e repor vitaminas e sais minerais, tanto in natura como em sucos. "Pode-se oferecer picadas em cubinhos, fatias ou de qualquer forma que facilite a ingestão para a criança. As saladas de frutas são bem aceitas por elas. As saladas de verduras e legumes crus também são excelentes opções para a obtenção de vitaminas e minerais. Estas podem ser temperadas com azeite, vinagre e limão", explica Marlucy.

Outras opções de lanches saudáveis e refrescantes incluem sorvete caseiro de banana e morango, espetinhos de frutas, uvas congeladas, fondue de legumes, sanduíche de atum e pepino e picolés de frutas.

A nutricionista destaca a vitamina verde, que combina couve, pepino, aipo, entre outros legumes e folhas, com frutas como maçã e abacaxi. "Deixe a criança participar do preparo, colocando tudo no liquidificador. Uma dica é chamar a bebida de vitamina do Hulk e pronto! Sucesso garantido entre elas e para o organismo", finaliza.

Sobre o CEJAM

O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Pariquera-Açu e Itapevi.

Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no site da instituição: cejam.org.br/noticias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar