Brasil,

Apresentações escolares no fim de ano vão além do momento para fotos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Espetáculo promovido pela Maple Bear Goiânia no dia 26 de novembro de 2023, no Teatro da PUC Espetáculo promovido pela Maple Bear Goiânia no dia 26 de novembro de 2023, no Teatro da PUC

Segundo professora e coreógrafa da escola canadense Maple Bear Goiânia, ocasião traz rica experiência de aprendizado multidisciplinar. Desenvolve habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais

As tradicionais apresentações escolares de fim ano, alvo da empolgação e do encanto de mamães, papais, vovós, vovôs e todos que prestigiam a criançada, além de uma maneira festiva de encerrar o ano letivo, representam uma ótima oportunidade de colocar os estudantes em contato com a arte.

Atuando há 10 anos no Ensino Fundamental, a professora de artes e coreógrafa da escola canadense Maple Bear Goiânia, Alexandra Lemos, conduziu, junto à sua equipe, os preparativos de dois grandes espetáculos, encenados por cerca de mil alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental (de 2 a 15 anos), no dia 26 de novembro, no Teatro da PUC Goiás, localizado no Jardim Goiás, em Goiânia.

Uma das suas produções foi “O retorno de Mary Poppins”, espetáculo baseado no famoso filme dirigido por Rob Marshall e que foi encenado por alunos da educação infantil, e estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. Os estudantes do terceiro ao nono ano do Ensino Fundamental da Maple Bear, apresentaram uma versão musical do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, dirigido por Tim Burton. Cada sessão contará com 14 apresentações musicais.

Para a professora e coreógrafa Alexandra Lemos, mais do que um momento que marca o encerramento do ano letivo, as apresentações escolares também configuram uma rica experiência pedagógica para os alunos, pois promovem o desenvolvimento de várias habilidades nas crianças e despertam o interesse pela arte e a cultura. “A gente percebe no olho de cada criança a empolgação com os preparativos e o ganho para eles ocorre em vários aspectos. Seja no desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio, no desenvolvimento da leitura, da atenção de várias habilidades psico-sociais, como o trabalho em equipe, a socialização com os colegas e professores, o reconhecimento dos pais e familiares”, destaca a professora.

Vivência valiosa

Alexandra afirma que as apresentações no fim de ano na Escola Maple Bear não são encaradas como uma mera obrigação no calendário letivo, mas sim como um dos principais momentos de interação entre toda a comunidade escolar. “Trata-se de valiosa oportunidade de aprendizado multidisciplinar, mas também entendendo que a ocasião traz à tona questões sociais e que o palco gera a vivência de diversas disciplinas como história, geografia e literatura, por exemplo, indo além.

E é por meio desse aprendizado multidisciplinar, como explica Alexandra, que os talentos das crianças são descobertos e desenvolvidos. Ela também lembra que, além das habilidades físicas e cognitivas, a participação nessas montagens artísticas produzidas pela escola trabalham muito as habilidades sócio-emocionais dos alunos. “Buscamos, por meio dos espetáculos e toda sua preparação, fortalecer a parte afetiva, a autoconfiança, o trabalho em equipe dos alunos, coisas que o palco traz de uma forma única. Também valorizamos as habilidades artísticas de cada aluno, como a música, o teatro, a dança, é uma oportunidade de os alunos brilharem em cena”, ressalta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar