Brasil,

Avaliação 360º: conheça metodologia de RH que ganhou fama com a reforma do Ensino Médio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Milena Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Avaliação 360º: conheça metodologia de RH que ganhou fama com a reforma do Ensino Médio

Tradicional na gestão de pessoas, o método propõe uma análise sob todas as perspectivas, contribuindo para alcançar metas coletivas e individuais

Desde a sua implementação, ao longo do ano de 2022, o Novo Ensino Médio (NEM) tem impactado milhares de alunos e de professores no Brasil. Além de estabelecer um novo modelo educacional que permitiria aos estudantes ter contato com segmentos profissionais de seu interesse, o NEM também alterou a rotina dos educadores, que passaram a ser submetidos a novas dinâmicas de análise de desempenho, como a Avaliação 360º.

Com o objetivo de avaliar as competências, habilidades e comportamentos do colaborador no contexto do trabalho, a Avaliação 360º propõe um giro completo por todas as fontes relacionadas ao profissional a ser avaliado, ou seja, ela leva em conta o olhar de todas as pessoas que interagem, de alguma forma, com o colaborador em seu ambiente corporativo.

Também chamada de Feedback 360º, a metodologia que ganhou fama com a popularização do Novo Ensino Médio oferece uma análise sob todos os ângulos, o que faz com que o processo de avaliação seja menos subjetivo, já que vários olhares proporcionam uma visão múltipla, evitando que pontos cruciais, tanto positivos quanto negativos, passem despercebidos.

De acordo com Ellen Murray, orientadora de carreira da Refuturiza, ecossistema pioneiro a unir empregabilidade e educação, a Avaliação 360º renova o portfólio das empresas inaugurando um método de análise de desempenho mais aprofundado e, como consequência, mais assertivo.

“Antes da 360º, os gestores de RH costumavam trabalhar com a Avaliação 90º, também chamada de Direta, que propõe o parecer do gestor imediato em relação ao colaborador. Além dela tínhamos também a Avaliação 180, que adiciona à dinâmica anterior uma autoavaliação do colaborador de seu próprio desempenho. Com essas duas opções em vista, segundo dados da Falconi, mais de 40% das empresas brasileiras sequer buscavam uma forma de avaliar seus colaboradores. Agora que temos um método mais completo e assertivo se popularizando, esse percentual tende a mudar”, destaca Ellen.

Perspectivas utilizadas na Avaliação 360º

A orientadora de carreira da Refuturiza explica que, para analisar o desempenho de cada funcionário de forma individual, a Avaliação 360º soma a autoavaliação do próprio indivíduo às avaliações de todas as pessoas que trabalham com ele, incluindo subordinados, colegas de trabalho, líderes e, em alguns casos, clientes. Confira cada etapa:

- Autoavaliação, quando o próprio profissional avaliado é convidado a realizar uma reflexão sobre o seu próprio desempenho e suas competências.
- Colegas de equipe, pares e até mesmo colaboradores de outros setores da empresa fornecem avaliações do profissional.
- Lideranças, ou seja, os superiores diretos do profissional, fornecem feedback sobre seu desempenho e competências.
- Subordinados diretos do profissional dão feedback sobre o desempenho de seus líderes.
- Clientes ou partes interessadas externas também podem ser convidados a fornecer feedback sobre o profissional.

Tão importante quando a avaliação é a devolutiva

Ellen Murray explica que, a ideia por trás da Avaliação 360º é proporcionar uma visão mais abrangente do desempenho e das competências de uma pessoa na execução de seu trabalho, reunindo perspectivas de diferentes fontes. Depois de avaliar o desempenho, a análise é apresentada em forma de devolutiva para o profissional. Essa etapa é essencial para que cada pessoa possa compreender o que precisa fazer para se desenvolver.

Ao fazer uma análise baseada em diversas perspectivas, caso da Avaliação 360º, o resultado é uma avaliação de desempenho mais objetiva e assertiva. As informações coletadas são frequentemente usadas para identificar pontos fortes, desenvolver planos de desenvolvimento pessoal, tomar decisões de promoção ou treinamento, e melhorar a eficácia das práticas de gestão e liderança em uma organização, contribuindo assim para metas coletivas e individuais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar