Brasil,

Um mês para o ENEM: confira dicas de especialistas para se preparar para a prova

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Denise O Freire
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Um mês para o ENEM: confira dicas de especialistas para se preparar para a prova

Porta de entrada para o ensino superior, Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro para quase 4 milhões de inscritos

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um desafio anual para milhões de estudantes em todo o Brasil. Porta de entrada para universidades e instituições de ensino superior, ser bem-sucedido na realização do exame requer planejamento adequado e é necessário estratégia para colocar em prática tudo o que foi aprendido nos últimos anos. Além de dedicar tempo a estudos e revisões, é fundamental se preparar com os itens corretos no dia da prova, que este ano será realizada nos dias 5 e 12 de novembro.

O sucesso na prova não depende apenas do conhecimento, mas também de cuidados com a saúde e do cumprimento rigoroso das regras estabelecidas. Manter-se hidratado, sem fome, ter o documento de identificação correto e uma caneta preta de material transparente em boas condições são detalhes essenciais para garantir que o dia da prova transcorra sem contratempos.

A seguir, confira dicas preciosas sobre o que fazer e levar no dia da prova para não passar sufoco na hora do exame.

Sobre a prova

Com 180 questões, o ENEM é dividido em quatro grandes áreas de conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Disponível no site do INEP, a Matriz de Referências detalha o que é essencial estudar, o que ajuda na organização dos conteúdos e evita dispersão. Para conferir a Matriz de Referências, acesse o site do INEP e confira a seção “antes do exame”.

Atualidades também podem ser abordadas na prova, por isso é bom estar informado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Faça um curso online

Optar por cursos preparatórios online é uma excelente ideia. A plataforma Refuturiza oferece cursos abrangentes, alinhados com a Matriz de Referências do Enem, com aulas atualizadas.

Resumos e revisão de conteúdo

É essencial fazer uma revisão concisa de todas as áreas do conhecimento que serão abordadas no exame.

Resumir os tópicos de estudo é uma maneira eficaz de memorizar informações importantes. Para facilitar a revisão, destaque datas, fórmulas e conceitos, organizando-os em tópicos.

Descanse antes da prova

Estar com corpo e mente descansados é fundamental para um bom desempenho na prova. Por isso, no dia anterior ao exame, é importante descansar a mente, dormir bem e fazer atividades agradáveis.

Documento de identificação

“Não basta chegar no local certo, na hora certa. Se você não tiver o seu documento de identificação com foto, não vai poder fazer a prova.” Esta é uma regra clara do ENEM. Portanto, o primeiro item na sua lista de verificação deve ser o seu documento de identificação, que pode ser:

· Identidade (RG),

· Carteira Nacional de Habilitação (CNH),

· Carteira de Trabalho.

Certifique-se de que você tem o documento adequado e de que ele não esteja vencido. O documento deve estar em boas condições, com a foto nítida e as informações legíveis. Essa é uma etapa crucial que pode evitar muitos transtornos.

Além do documento de identificação, levar o seu cartão de confirmação de inscrição pode agilizar o processo e você pode acessá-lo aqui. Embora não seja obrigatório, tê-lo impresso em mãos permite ter acesso instantâneo a informações importantes, como o número da sala e do prédio, horário e outras orientações específicas para o candidato.

Local da prova: descubra com antecedência

As informações sobre o local onde a prova será realizada estão no cartão de confirmação do candidato.

A recomendação é descobrir o endereço com antecedência e planejar o melhor trajeto para chegar até lá.

Horário: planeje-se para evitar atrasos

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados rigorosamente às 13h. Para evitar o risco de chegar atrasado, saia de casa com bastante antecedência, pois, mesmo sendo um domingo, muitas pessoas estarão se deslocando para os seus locais de prova, o que pode causar congestionamentos.

Caneta preta de material transparente

A prova do ENEM só pode ser feita com caneta de tinta preta feita de material transparente. Não são permitidos lápis, borrachas, apontadores ou qualquer outro material de escrita. Apenas a caneta preta é aceita.

É recomendável levar mais de uma caneta preta e também testá-la previamente para garantir que esteja funcionando perfeitamente. A caneta é sua ferramenta principal durante a prova, e qualquer problema com ela pode causar transtornos desnecessários.

Água: hidratação é fundamental

Água é um recurso essencial para qualquer situação, mas no ENEM, ela desempenha um papel ainda mais crucial. Com muitas horas de prova e a realização do exame na primavera, as temperaturas tendem a estar mais elevadas. Portanto, certifique-se de levar sua garrafa de água, de preferência grande, de embalagem transparente e sem rótulo. Isso não só manterá você hidratado, mas também evitará a necessidade de recorrer ao bebedouro público, cujo deslocamento irá exigir mais tempo e menos tempo de prova.

Alimentação: energia para o dia da prova

O ENEM começa próximo à hora do almoço, por isso, é importante fazer uma refeição saudável e leve antes de sair de casa, evitando alimentos pesados que possam causar sonolência. Além disso, levar um lanche leve, como frutas ou um sanduíche, pode ser uma ótima opção para evitar a fome durante a prova. Se não tiver restrições ao consumo de açúcar, levar uma barrinha de chocolate ou uma bala pode ajudar a combater o cansaço no decorrer do exame.

Aparelhos eletrônicos: regras rígidas a serem seguidas

Aparelhos eletrônicos não são permitidos no local da prova, exceto o celular, que, durante a prova, deve estar desligado, com os alarmes desativados e acomodado no saquinho lacrado fornecido pelos fiscais. Tome muito cuidado, pois caso o dispositivo emitir algum som ou alarme durante o exame, o candidato poderá ser desclassificado.

Gabarito: registre as respostas corretamente

Levar a prova para casa só é permitido para quem aguarda até os trinta minutos finais do exame. Entretanto, é possível anotar as respostas no verso do cartão de confirmação para conferir posteriormente. Lembre-se também de registrar a cor da prova do ENEM, pois isso é fundamental para conferir o desempenho posteriormente.

Com um mês de preparação até o Enem 2023, siga essas dicas para otimizar seu estudo e chegar à prova com confiança. Lembre-se de que o planejamento e a organização são essenciais para alcançar o sucesso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar