SEGS Portal Nacional

Educação

Chega de dúvidas: 6 dicas de gramática para nunca mais errar

  • Terça, 23 Mai 2023 18:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gisleine Durigan
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Confira truques que podem te ajudar a desenvolver sua escrita, parte de uma das soft skills mais preciosas para o mercado de trabalho na atualidade

Levantamentos recentes publicados pela rede social LinkedIn demonstram que a comunicação é a soft skill mais procurada pelas empresas em seus processos seletivos, atualmente. Unindo a fala à escrita, a habilidade comunicativa se destaca frente a outras demandas preponderantes do mercado como liderança, visão de negócios e pensamento criativo.

Nesse sentido, apesar da fala ser mais facilmente dominada, é na escrita que muitos profissionais podem perder a vaga dos sonhos. Isso porque, quando falamos, uma série de fatores ajudam o interlocutor a entender a mensagem — como o tom da voz, os gestos e a expressão facial — e caso haja algum ruído, basta perguntar ou pedir para que a pessoa repita. Na escrita, porém, não podemos contar com esses recursos e por isso, ela deve ser clara para que a comunicação se estabeleça de forma plena.

Para te ajudar a dar mais um passo em direção a ter uma escrita 100%, sem dúvidas ou incertezas, a Refuturiza, plataforma pioneira em empregabilidade e educação, traz seis das principais dicas da Língua Portuguesa, confira quais são elas:

A gente x agente

No português do Brasil, comumente, usamos a expressão “a gente” em lugar do “nós”, na comunicação do dia a dia. No entanto, é importante não se confundir na hora da escrita:

=> Escrevemos “agente”, junto, quando nos referimos à profissão: agente de polícia, agente federal, agente comunitário etc.

=> Já a forma separada, “a gente”, é a que usamos como sinônimo do pronome: a gente gosta de comida baiana; ele não é como a gente etc.

Há e a

Outra dúvida comum é sobre quando usar o “a” e o “há” nas frases escritas. Para não errar, basta lembrar:

=> Quando queremos falar sobre um tempo que já passou, devemos usar a forma “há”, como no exemplo: há 5 dias, não para de chover.

=> Já para falar de um tempo que ainda virá, usamos o “a”: vou ao cinema daqui a 3 dias.

Porque, por que, porquê e por quê

No casos dos porquês, não tem quem já não tenha feito confusão, mas o uso é mais simples do que parece, confira:

=> Por que: deve ser usado em perguntas (ainda que implícitas). Ex.: Por que você não foi à aula?

=> Porque: é usado em respostas e justificativas. Ex.: Não fui à aula porque fiquei doente.

=> Porquê: é um substantivo, por isso vem acompanhado do artigo “o”. Ex.: Explique o porquê de você não ter ido à aula.

=> Por quê: apenas quando aparece no final da frase. Ex.: Vi que você não foi à aula. Por quê?

Haver x a ver

Entre os erros mais comuns cometidos na hora da escrita está a confusão entre o uso do verbo “haver” e da expressão “a ver”. Para não cair nessa, basta lembrar:

=> Quando queremos falar que algo é inapropriado ou não faz sentido, devemos usar a expressão “a ver”. Ex.:Essa roupa não tem nada a ver com a ocasião.

=> Já o verbo “haver”, normalmente, aparece como sinônimo de existir. Ex.: Deve haver algum problema para ela não ter vindo à aula.

Perda x perca

Essa dica vale tanto para escrita, quanto para a fala, já que a confusão entre as palavras é comum em ambas ocasiões.

=>A palavra “perda” é um substantivo que fala sobre o cancelamento ou privação de algo. Ex.: Conversar com você é perda de tempo.

=>A palavra “perca”, por sua vez, é uma flexão do verbo perder. Ex.: Não quero que você perca o seu casaco.

“Menas”

Apesar de ser muito comumente utilizada, a palavra “menas” não existe. Isso porque trata-se de um advérbio e, como tal, não deve ser flexionado. Assim, não importa o contexto, a forma correta sempre será “menos”.Ex.: Ela foi ao médico menos vezes do que eu.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Mar 26, 2026 Educação

Por que sua pronúncia em inglês fica melhor quando você…

Mar 25, 2026 Educação

Dia da Mentira: especialistas explicam como a escola…

Mar 24, 2026 Educação

7 dicas de educação financeira para crianças

Mar 23, 2026 Educação

Do básico ao intermediário: 4 estratégias para acelerar…

Mar 20, 2026 Educação

Curva de esquecimento: O segredo para não esquecer dos…

Mar 19, 2026 Educação

Por que tantos alunos entram em ciclos de estresse já…

Mar 19, 2026 Educação

Dia da Língua Francesa: conheça os 5 benefícios de…

Mar 18, 2026 Educação

Aprender inglês aos 30 anos: mito ou verdade? Os…

Mar 17, 2026 Educação

Seu filho anda mais ansioso com a escola? Veja 5…

Mar 16, 2026 Educação

Trissomia do Cromossomo 21: Inclusão escolar exige mais…

Mar 13, 2026 Educação

Escola se transforma e amplia seu papel na formação de…

Mar 12, 2026 Educação

ITA: como se preparar durante o ano para o vestibular…

Mar 11, 2026 Educação

O que a escola realmente ensina? No Dia da Escola,…

Mar 10, 2026 Educação

Estudo mostra que tecnologia sozinha não garante…

Mar 09, 2026 Educação

Intercâmbio diferente: 5 destinos inusitados para…

Mar 06, 2026 Educação

Notas ou aprendizado? O que a inteligência artificial…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version