Brasil,

CTC/PUC-Rio abre inscrições para mestrado e doutorado em Engenharias, Informática, Matemática, Metrologia e Química

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Estrella
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Segundo avaliação preliminar da CAPES (2017-2020), programas de pós-graduação do CTC/PUC-Rio estão entre os mais conceituados do Brasil. Inscrições são gratuitas

Nove programas de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) estão com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado Stricto Sensu, com aulas previstas para março de 2023:

Engenharia Civil
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais
Engenharia de Produção
Informática
Matemática
Metrologia: qualidade e inovação
Química

As inscrições são gratuitas e os alunos ainda podem solicitar bolsa via agências de fomento (como Faperj e CNPq). A bolsa também pode ser complementada com a participação em projetos patrocinados.

Segundo a última avaliação da CAPES (2017-2020), cujos resultados preliminares foram divulgados este mês, os nove programas acima conquistaram notas de 5 a 7 (nota máxima), confirmando a excelência da pesquisa e do ensino na pós-graduação oferecida pelo CTC/PUC-Rio. Reconhecido como um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica no Brasil, o Centro Técnico Científico da PUC-Rio tem em torno de 1.200 alunos de pós e aproximadamente 140 laboratórios modernos e especializados. Seu corpo docente é formado por cerca de 180 professores, todos com doutorado (a maioria no exterior), oferecendo aos alunos uma formação sólida, alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto ao pleno desenvolvimento de pesquisadores no Brasil. A qualidade do CTC/PUC-Rio tem sido confirmada ano a ano nos rankings mundiais da Times Higher Education.

Todos os detalhes a respeito das inscrições podem ser obtidos na página da Coordenadoria Central de Pós-graduação (CCPG/PUC-Rio): http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html.

Engenharia Civil – Inscrições até 20/11/2022 – Conceito 6 na CAPES

O programa possui duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia. A área de Geotecnia conta com cinco linhas de pesquisa: Geomecânica Computacional, Geomecânica do Petróleo, Geotecnia Ambiental, Geotecnia Experimental, Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia. Já a área de Estruturas possui nove linhas de pesquisa divididas em: Computação Gráfica Aplicada, Dano e Fratura de Materiais, Estruturas de Aço e Mistas, Estruturas de Concreto, Instabilidade e Dinâmica de Estruturas, Materiais Cimentícios Avançados, Materiais Não-Convencionais e Sustentabilidade, Metodologias de Projeto na Engenharia, Métodos Variacionais e Computacionais. Ambas as áreas oferecem inscrições para Mestrado e Doutorado.

Engenharia Elétrica – Inscrições até 04/12/2022 – Conceito 6 na CAPES

Os interessados aos títulos de mestre ou doutor podem se candidatar a uma das cinco áreas de concentração oferecidas no programa: 1) Eletromagnetismo Aplicado, 2) Métodos de Apoio à Decisão, 3) Processamento de Sinais, Automação e Robótica, 4) Sistemas de Comunicações e 5) Sistemas de Energia Elétrica.

Engenharia Mecânica – Inscrições até 15/11/2022 – Conceito 7 (nota máxima) na CAPES

O Programa de pós-graduação da Engenharia Mecânica da PUC-Rio está entre os melhores do Brasil e conquista desde 2004 a nota máxima da CAPES, sendo considerado de Excelência. Além disso, o programa e a Universidade se destacam pela colaboração com a indústria e com parceiros internacionais. Os cursos de mestrado e doutorado do programa são divididos em três áreas de concentração: 1) Mecânica Aplicada, 2) Petróleo e Energia e 3) Termociências, que somam oito linhas de pesquisa. Os candidatos devem optar por uma destas três áreas no momento da inscrição, que é gratuita. A seleção será feita com base no histórico escolar, curriculum vitae e cartas de recomendação. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os candidatos.

Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais – Inscrições até 01/12/2022 – Conceito 5 na CAPES

Candidatos interessados nos cursos de mestrado e doutorado podem escolher entre três áreas de concentração: Engenharia Química (AEQ), Materiais e Nanotecnologia (AMN) e Processos Ambientais (PAM). Cada uma delas contemplando três Linhas de Pesquisa: AEQ - Modelagem, Otimização, Controle e Automação de Processos; Processos Químicos e Catálise; Processos Mínero-Metalúrgicos; AMN - Síntese, Processamento e Caracterização de Materiais; Desempenho e Integridade dos Materiais; Engenharia Microestrutural; PAM - Química Verde; Tratamento de Águas e Efluentes Industriais; Tratamento de Resíduos.

Engenharia de Produção – Inscrições 13/11/2022 - Conceito 7 (nota máxima) na CAPES

O programa de pós-graduação em Engenharia de Produção está entre as melhores do Brasil e subiu dois pontos, conquistando a nota máxima da Capes. O programa passou por uma recente reformulação e conta agora com duas áreas de concentração: Operações e Negócios em Engenharia, com as linhas de pesquisa em Gestão de Operações e Gestão de Negócios; e Pesquisa Operacional, com as linhas de pesquisa em Algoritmos e Otimização; Métodos Estatísticos e Analytics.

Informática – Inscrições até 25/11/2022 – Conceito 7 (nota máxima) na CAPES

O programa foi duplamente pioneiro na área de computação no Brasil: o primeiro a ser criado e o primeiro a receber nota 7 (máxima) da CAPES, em 2003 — nota que tem sido mantida desde então.  Candidatos ao título de mestre ou doutor em Informática poderão se inscrever nas seguintes linhas de pesquisa: Banco de Dados, Ciência de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, Interação Humano-Computador, Linguagens de Programação, Otimização e Raciocínio Automático, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos ou Teoria da Computação.

Matemática – Inscrições até 28/11/2022 – Conceito 7 (nota máxima) na CAPES

Com área de concentração em Matemática Pura e Matemática Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece sete linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2017-2020, a pós-graduação permaneceu com a nota máxima e continua a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.

Metrologia para Qualidade e Inovação – Inscrições até 31/12/2022 – Conceito 4 na CAPES (nota em análise pós recurso junto à Capes, podendo chegar à nota máxima (5) na avaliação)

O Programa de Pós-graduação em Metrologia (PósMQI) oferece a opção de Mestrado Acadêmico e possui um caráter multidisciplinar. Ele visa formar um profissional interdisciplinar, com características próprias, distintas das áreas que caracterizam a formação original oferecida nas áreas do conhecimento tradicionais. O mestrado desenvolve pesquisas e forma recursos humanos qualificados em Metrologia e suas áreas correlatas. O curso oferece uma única área de concentração (Metrologia para Qualidade e Inovação) e três linhas de pesquisa: Instrumentação e Medição, Redes Inteligentes (Smart Grid) e Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade.

Química – Inscrições até 20/11/2022 – Conceito 5 na CAPES

O programa de pós-graduação em Química (PPG-Qui) é gratuito e está com as inscrições abertas para Mestrado e Doutorado, com dez vagas em cada curso. Profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins podem optar entre as seguintes linhas de pesquisa: Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica, Fármacos e Interações Químico-Biológicas, Energia, Meio-Ambiente e Ciências do Mar e Nanociências, Interfaces e Coloides. O processo seletivo conta com provas e entrevista que serão feitas online.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar