Brasil,

Vitta Residencial oferece programa gratuito de educação financeira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Moraes
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Desde 2020, Meu Pé de Meia já auxiliou mais de 300 pessoas a realizarem o sonho da casa própria. Confira 5 dicas para iniciar seu planejamento financeiro

Na última pesquisa do DataFolha, no início de fevereiro de 2022, aproximadamente 87% dos brasileiros entrevistados afirmaram que ter a casa própria era uma prioridade que estava acima do plano de saúde, religião e casamento. Mas como lidar com as oscilações consecutivas da taxa básica de juros da economia - a Selic subiu de uma mínima de 2% para 13,25% ao ano em 2022 - e ainda realizar o sonho da casa própria? Com conhecimento, disciplina e planejamento. É assim que o programa Meu Pé de Meia, da Vitta Residencial, oferece educação financeira e consultoria gratuita para clientes.

“A ideia do programa surgiu por entendermos a importância de falar em educação financeira aplicado à compra de um imóvel. Trata-se de um produto de alto valor agregado e que demanda muita organização financeira antes da concretização da compra. É necessária uma grande pesquisa para encontrar o imóvel ideal, além de um processo de adequação financeira para que ele caiba no bolso do cliente” explica Yhury Pereira Nukui, Gerente de Marketing Bild e Vitta. “A casa própria permanece sendo um sonho, uma métrica de sucesso para o brasileiro e o objetivo do ‘Meu Pé de Meia’ é democratizar a ideia da compra consciente e reduzir o “impulso” da compra não-planejada, que gera inadimplência e expõe o comprador até uma possível perda do bem”, completa Nukui.

Desde 2020 mais de 300 clientes utilizaram a consultoria personalizada da construtora e incorporadora do interior paulista, que oferece, em média, quatro atendimentos para auxiliar o cliente a colocar as contas em dia e criar uma relação saudável com o dinheiro. “Além da própria consultoria financeira, disponibilizamos planilhas com o passo a passo do planejamento financeiro e de gastos, o que permite que o cliente após a consultoria continue organizando sua renda. O programa muda a vida do cliente, o que é o nosso objetivo”, explica Taís Aguilar, consultora de finanças da Vitta.

Sabendo que iniciar um planejamento financeiro pode ser um desafio, a Vitta Residencial listou 5 dicas para você organizar suas finanças. Confira!

Entenda sua renda

Para iniciar o planejamento, é necessário entender a renda, dívidas, despesas fixas e variáveis, a partir disso será possível identificar se suas finanças estão no verde ou no vermelho. Para isso, é importante utilizar uma planilha de gastos, com colunas para receita - salário, rendimento do banco, pensão alimentícia, aposentadoria etc - e despesas.

Renegocie dívidas

Após entender sua renda e seus gastos, é hora de descobrir quais são os vilões do seu salário. Para isso, comece seu planejamento renegociando suas dívidas. Procure os seus credores e busque um acordo para eliminar as pendências, além disso, ao longo do ano as empresas também fazem mutirões para a quitação de débitos, é importante prestar atenção.

Um ponto importante é que lembre-se de fechar acordos que sejam viáveis com o que você pode pagar, ao contrário, você aumentará ainda mais a sua dívida.

Reduza despesas fixas

Existem despesas fixas que não podem ser cortadas, mas podem ser reduzidas, como por exemplo, o plano mensal do seu celular. Com frequência as operadoras lançam novos pacotes, oferecendo benefícios similares, para que você entenda qual é o seu, é necessário avaliar o uso daquele pacote. Por isso, reveja sua real necessidade e se adeque para o plano com melhor custo-benefício. O mesmo vale para planos de canais fechados de televisão, streaming de áudio e vídeo.

Cancele inscrições automáticas

A cobrança recorrente das assinaturas pode ser um vilão invisível no seu planejamento financeiro. Procure entender quais assinaturas continuam fazendo sentido para você e sua situação financeira. Uma ótima opção é buscar opções gratuitas ao invés de assinaturas pagas. Isso vale desde aplicativos que você não utiliza, passando por assinaturas de beleza e até mesmo streamings. É importante sempre analisar se os seus gastos são necessários ou se é possível cortar naquele momento.

Não deixe as contas vencerem

O valor gasto com multas e taxas nas contas vencidas também prejudicam o seu orçamento. É importante criar um calendário com suas despesas fixas e data de vencimento, assim você conseguirá se programar para realizar a quitação dentro do prazo. Como falamos, multas prejudicam o seu orçamento, afinal é um dinheiro “perdido”.

Além disso, a Vitta Residencial, por meio dos canais institucionais e redes sociais, como Youtube e Instagram, oferece para o público geral vídeos e cartilhas que auxiliem no planejamento financeiro, apenas não está incluso a consultoria financeira, que é voltada para clientes da Vitta. No canal do Youtube, os vídeos de até cinco minutos, do quadro Meu pé de meia explica, traduzem a linguagem do financiamento e dos impostos que são embutidos na compra de um imóvel.

“Nossos clientes recebem um atendimento personalizado, que visa atender sua necessidade, mas sabemos que a educação financeira deve ser para todos, por isso usamos nossas redes para disseminar o conhecimento. Por exemplo, no youtube temos diversas explicações técnicas, do que é o INCC, o que é ITB registro, como evitar gastos desnecessários entre outras coisas. Desta forma, todos podem aprender”, finaliza Taís Aguilar.

Sobre Vitta Residencial Incorporadora e Construtora: Fundada pelos executivos Rodrigo Villas Boas, Rodrigo Saccarelli e Fábio Franco, a empresa possui sede em Ribeirão Preto e escritórios em outras regionais. No ano passado a empresa lançou empreendimentos em 4 novas cidades, apesar da pandemia. A construtora é movida pelo propósito de criar e construir empreendimentos que promovam melhorias na qualidade de vida, com conforto e segurança. Com soluções voltadas para moradias e referência em inovações nos segmentos de construção e imobiliário, gerando impacto positivo nos ecossistemas em que estão inseridas, a instituição está preparada para capturar a crescente demanda do mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar