Brasil,

Com auxílio de óculos de Realidade Virtual, X-MATH promete potencializar ensino de Matemática

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carla Acquaviva
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Lançado pelo Instituto Edutech21, plataforma já está sendo utilizada em Iperó, no interior de São Paulo

Segundo os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) da Secretaria Estadual da Educação (Seduc-SP), os alunos do ensino médio tiveram o pior desempenho da história da avaliação em 2021. Cerca de 96,6% dos alunos da rede estadual terminaram a escola com desempenho abaixo do adequado em matemática. A nota média de proficiência em matemática desse ciclo foi de 264,2, número abaixo dos 269,2 de 2010, quando se iniciou a série histórica. Em relação a 2019, a variação foi de -4,48%, a maior queda da série.

Visando mudar esse cenário, o Instituto Edutech21 lançou, no dia 19 de julho, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), interior de São Paulo, o programa X-MATH, que compreende um game de realidade virtual, uma plataforma interativa e a formação de professores.

O programa é pautado nas habilidades matemáticas previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e sua metodologia vai além do conhecimento matemático, prevendo também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. “A matemática é uma disciplina essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico e estimula a capacidade cognitiva, incentivando o pensamento criativo não somente no ambiente escolar, como no dia a dia dos alunos”, explicou a cofundadora do Edutech21 e gestora pedagógica Carla Meira.

O projeto piloto do programa X-MATH está sendo realizado na Fundação Ipanema, em Iperó (SP), com 16 alunos no período do contraturno escolar. Segundo o professor Laércio de Toledo Júnior, a reação inicial dos alunos foi de rejeição da matemática. “Hoje eles já conseguem ver a matemática de outra maneira. Quando a gente tira a matemática da sala de aula e apresenta de outra forma, ela toma vida e o aluno começa a entender. Os alunos são os protagonistas no X-MATH e o professor tem o papel de orientar”, explanou o professor.

Nelson Cancellara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, parabenizou o Instituto Edutech21. “Precisamos sair o quanto antes do analógico e partir para o digital. Parabenizo o Instituto Edutech21 pela iniciativa e a Fundação Ipanema por abraçar esse novo conceito de ensino. O Parque Tecnológico de Sorocaba está aberto para esse projeto que é muito importante para a cidade de Sorocaba”, disse.

Como funciona

Os alunos utilizam óculos de Realidade Virtual (VR) Quest 2 para participar de um jogo em que as aplicações do conhecimento matemático são a chave para o avanço, em cada uma das etapas a serem vencidas. “Os desafios foram pensados na construção de um conhecimento matemático apoiado em ações, uma vez que nosso objetivo é que o aluno aprenda a desenvolver estratégias para a resolução dos problemas. O Instituto Edutech21 oferece também assessoria e acompanhamento ao trabalho dos professores, pois são eles que dão dicas e orientam os alunos”, explicou a especialista em desenvolvimento matemático e apoiadora pedagógica do Instituto Edutech21, Maria Silvia Brumatti Sentelhas.

O projeto visa ainda a igualdade de oportunidades entre meninos e meninas para o estudo da Matemática e outras áreas afins. “Temos o compromisso de ampliar o acesso das mulheres às carreiras tecnológicas e científicas, uma vez que elas representam 35% do quadro de estudantes de ensino superior nessas áreas, segundo estudo da ONU Mulheres. Os desafios das mulheres que desejam ingressar na área de tecnologia começam já no momento da decisão pela carreira, pois em geral não recebem incentivo da família, da escola e da sociedade como um todo”, observou Kellen Petrech, fundadora do Instituto Edutech21.

Neste movimento de incentivar meninos e meninas a desenvolverem proficiência em matemática, o Instituto Edutech21 conta também com a parceria da Facens e da Gênia. “A gameficação tem aderência com os estudantes e fala a linguagem deles. A presença do lúdico garante mais leveza nas relações interpessoais e após três anos de muitos estudos, o Instituto Edutech21 pretende virar o jogo no ensino da matemática”, concluiu Kellen.

Sobre o Instituto Edutech21

O intuito do Instituto Edutech21 nasceu com uma vocação de formar pessoas com condições de produzir tecnologia e não apenas usuários e isso somente é possível com o conhecimento matemático. Educar, levar o conhecimento e despertar a vontade de aprender é a missão do Instituto Edutech21, que conta com profissionais altamente capacitados para criar metodologias e tecnologias que qualifiquem a experiência educativa.

Para conhecer mais sobre Instituto e o programa X-MATH, basta entrar em contato pelo site https://institutoedutech21.com.br ou pelas redes sociais @institutoedutech21

Kellen Petrech, fundadora do Instituto Edutech21 e Nelson Cancellara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba

Carla Meira - cofundadora e gestora pedagógica do Instituto Edutech21


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar