Consultoria educacional aposta em programa de desenvolvimento para docentes e líderes educacionais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalia Bellintani
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Connecta Diálogos desenvolve soluções personalizadas pautadas nos avanços do setor

O mundo vem mudando a um ritmo cada vez mais veloz. Com ele, está mudando também o nosso processo de ensino-aprendizagem, que conta com novas ferramentas, abordagens e metodologias. No intuito de auxiliar os profissionais da área de educação diante dessa transformação, a Connecta Diálogos, consultoria de projetos educacionais, surge no mercado com uma proposta focada no desenvolvimento de líderes educacionais e docentes.

Fundada em 2022, por Silvia Armada e Ricardo Hourani, ambos com mais de 25 anos de experiência na área de educação, a empresa desenvolve programas personalizados, a partir de um diagnóstico profundo sobre a instituição de ensino e seu corpo docente, modelo de operação, desafios enfrentados e objetivos desejados. Uma vez reunidas, essas informações servem de base para o desenvolvimento da gestão educacional como um todo – com ações voltadas para professores e gestores.

Em se tratando dos docentes, as transformações e desafios advindos do novo contexto de mundo pré e pós pandêmico sustentadas pelas novas metodologias e tecnologias alteraram, de forma significativa, como os docentes e alunos se relacionam com o processo de ensino-aprendizagem. “Essas novas tendências são imensamente benéficas para a rotina educacional. Contudo, é preciso criar um contexto de sustentação e apoio a todos os envolvidos no processo”, defende Hourani.

A gestão educacional tende a ser um passo de carreira natural para muitos professores - mas, é igualmente naturalizado que esse processo, essa passagem de professor a gestor, ocorra com pouca ou nenhuma formação/preparação prévia. Dessa forma, muitos encontram dificuldades em lidar com os desafios até então desconhecidos.

Mesmo altamente capacitados, a experiência como docente não traz consigo as todas as novas habilidades necessárias para assumir a gestão pedagógica – evidenciando lacunas essenciais relacionados a ma boa gestão de tempo, liderança de equipes e, principalmente, formação dos docentes. “Nosso papel é apoiar esse momento de transição de forma a transformar esse caminho de carreira em uma experiência memorável para o gestor/gestora, assim como para todo o ecossistema escolar”, pontua Silvia.

A compreensão desses desafios é essencial para proporcionar uma mudança realmente efetiva para as instituições. Para isso, no entanto, é necessária uma constante qualificação de natureza crítico-reflexiva para todas as equipes. Visando esse objetivo, a Connecta Diálogos pretende difundir cada vez mais seus cursos e consultorias.

As perspectivas de alcance são altamente positivas, almejando atingir um grande número de professores e gestores por meio de cinco novos ursos até o final de 2022 e, expandir as ações de consultoria para todo o país em 2023. “Acreditamos que uma educação de excelência é a base de construção da nossa sociedade. Por isso, nossa meta é apoiar cada vez mais professores e gestores a se preparem para lidar com as mudanças do nosso contexto mundial que impactam, de forma contundente, todo o ecossistema educacional. Assim, conseguirão ter uma maior efetividade em seu trabalho, tornando-se educadores e gestores cada vez melhores”, finaliza o sócio fundador.