Brasil,

Emissão de visto de estudante para brasileiros cresce 56% em junho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Thomaz
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Diferentemente do visto de turismo, autorizações para estudo têm prazos de emissão significativamente mais curtos; Brasil foi o décimo país que mais teve aprovações

Em junho, o governo dos EUA emitiu 1.286 vistos de estudantes J-1 para brasileiros, um aumento de 56,8% na comparação com maio. É o maior número de autorizações desde novembro de 2021, quando os serviços consulares foram reabertos ao público geral após dois anos de paralisação. Naquele mês, foram emitidos 1.766 vistos J-1. Os dados são de um levantamento realizado pela consultoria imigratória AG Immigration junto ao Departamento de Estado americano.

Além do J-1 – que é uma das categorias mais populares para quem quer estudar na América – outros vistos do tipo também registraram alta entre maio e junho. Enquanto o F-1, por exemplo, saltou de 1.225 para 1.629 (crescimento de 32,9%), o M-1 foi de 14 para 21 no mesmo período (50%).

“É comum as aulas nos EUA, tanto nas universidades quanto no ensino médio, terem início no final de agosto ou início de setembro. Em razão disso, grande parte das emissões fica concentrada justamente em junho, até por questão de prazos de bolsas de estudo internacionais”, explica o advogado de imigração Felipe Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration, escritório com presença em Miami, Orlando, Las Vegas, Los Angeles e Washington, D.C.

Além disso, diferentemente do visto de turismo, que está demorando mais de um ano para ser emitido, os vistos de estudo e intercâmbio estão com prazos muito menores, de apenas poucos dias.

Considerando todos os três tipos de vistos de estudante, o Brasil registrou 2.936 emissões, ficando na 10º posições no ranking dos países que receberam os documentos em junho.

Queda nos números gerais

Apesar do aumento nos vistos de estudante, a quantidade total de vistos americanos emitidos para brasileiros caiu 24,2% entre maio e junho, saindo de 79.212 para 59.979.

A queda foi puxada pelo visto de turismo e negócios (B1/B2), com 20 mil emissões a menos no período. Em maio, haviam sido expedidos 73 mil vistos B1/B2, maior volume da série histórica. Em junho, porém, o volume caiu para 53 mil (-27,4%).

“Praticamente, não foram emitidos vistos de turismo em 2020 e 2021, o que não significa que não houve solicitações. Contudo, todos esses pedidos ficaram represados e agora estão sendo analisados com a maior celeridade possível pelos oficiais consulares”, comenta Alexandre.

Desde o começo do ano, o tempo de espera para se obter uma entrevista nos consulados americanos ou na Embaixada tem aumentado bastante para os solicitantes de visto B1/B2. Atualmente, o Consulado do Rio de Janeiro é o que tem a maior fila, de 500 dias. Em seguida, estão Porto Alegre (455), Brasília (410), São Paulo (365) e Recife (299).

Sobre Rodrigo Costa - CEO da AG Immigration

Rodrigo Costa possui vasta experiência profissional na área de negócios, tecnologia e marketing, tendo atuado com consultoria em diversas multinacionais no Brasil, ajudando-as a melhorar sua performance financeira. Atualmente, mora nos Estados Unidos é CEO da AG Immigration - um dos mais renomados escritórios de imigração americana. E também é especialista em mercado de trabalho americano.

Sobre a AG Immigration

A AG Immigration é um dos principais escritórios de advocacia imigratória dos Estados Unidos, auxiliando brasileiros e cidadãos do mundo todo no processo de obtenção de vistos americanos, como EB-1, EB-2, EB-3 e o green card. É fundada pelo consultor de negócios Rodrigo Costa e pelo advogado de imigração brasileiro/americano Felipe Alexandre, que figura há 5 anos como um dos 10 melhores advogados de imigração do Estado de Nova York, prêmio concedido pelo “American Institute of Legal Counsel”. Considerado, em 2021, um dos 10 principais advogados da Califórnia, em votação da revista jurídica “Attorney & Practice Magazine”, e reconhecido pela “Super Lawyers (Thomas Reuters)” como referência no campo das leis imigratórias dos EUA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar