Brasil,

Educação Antirracista: Efape promove bate-papo com diretora de Promoção da Igualdade Racial da Associação dos Magistrados do Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Juíza Flávia Martins de Carvalho falou com profissionais da rede estadual de ensino sobre como implementar a temática no cotidiano das escolas

Um dos projetos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é a formação para a educação antirracista. No último mês, a capacitação proposta para educadores e gestores das escolas, coordenada pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento para Profissionais da Educação (Efape), contou com a presença da juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Flávia Martins de Carvalho, para debater o tema e a implementação no cotidiano de estudantes, professores e comunidade escolar.

Durante a palestra “Práticas Antirracistas – Aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças”, Flávia Martins de Carvalho, que também é diretora de Promoção da Igualdade Racial da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), destacou que o racismo no Brasil foi constituído de maneira jurídica e estrutural. “Devemos entender o racismo como um modelo e não só a prática individual, e que ele está enraizado na sociedade como um todo”, destacou a juíza.

Após a abertura do grupo de estudos da Trilha Antirracista, em abril de 2021, a rede estadual deu continuidade às atividades para formatação de um plano para as escolas com início em fevereiro de 2022 e sua implementação no cotidiano dos alunos, professores e gestores da rede.

“Essa é nossa missão como educadores antirracistas. Temos de parar de contar a história do nosso país de uma forma fantasiosa principalmente em relação às questões éticas e raciais”, ressaltou Flávia Martins de Carvalho.

Impactos práticos

No início do segundo semestre, a Escola Estadual Instituto Popular Humberto de Campos aproveitou o momento de acolhimento para falar sobre educação antirracista e realizar uma oficina para confecção de bonecas abayomi, que foram criadas por mulheres negras que pegavam retalhos e usavam para acalmar e trazer alguma alegria as crianças e jovens que estavam em navios negreiros.

A diretora da escola, Telma Von Zuben, explicou que este evento faz parte de um conjunto de ações com estudantes e comunidade escolar desde novembro de 2021. Nesta volta às aulas, no final de julho de 2022, os professores compuseram este acolhimento com uma exposição de cartazes, ilustrações e tecidos espalhados pela unidade, que dialogam com a Educação Antirracista.

“Haverá outra exposição de artes em novembro deste ano, com ilustrações, quadros e esculturas realizadas pelos estudantes, que compõe o currículo escolar”, complementou Telma Von Zuben.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo