Brasil,

Unipac fomenta a inovação com programa destinado aos colaboradores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Diez
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Programa interno de desafios incentiva a cultura da inovação em diferentes áreas da empresa, por meio de projetos interdisciplinares desenvolvidos a partir de ideias dos colaboradores

Pensamento inovador, participação e visão de negócio. Com esse tripé, a Unipac – empresa do Grupo Jacto, considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do Brasil –, criou o Programa Inova para fortalecer a cultura da inovação e o intraempreendedorismo entre seus colaboradores.

O Programa Inova da Unipac lança desafios para solução de problemas, incentivando um ambiente de geração de ideias de produtos, serviços e modelos de negócios inovadores, que possam ser desenvolvidos e implementados pela empresa.

O modelo de inovação começou a ser implantado em 2017, com a criação de um Comitê de Inovação, que definiu as metas estratégicas, processos e competências a serem alcançadas. Ao longo do tempo, diferentes áreas da empresa foram envolvidas na jornada e projetos de inovação e para ampliar a participação aos seus mais de 1000 colaboradores foi criado o Portal Inova, um ambiente digital que concentra as ideias inovadoras e os desafios lançados pela Unipac, facilitando a seleção das propostas para as próximas fases.

Em sua 1ª edição, o Programa Inova envolveu mais de 100 colaboradores dedicados à busca de ideias capazes de solucionar desafios que podem contribuir para o desenvolvimento da Unipac. Os participantes do programa possuem até quatro horas semanais dentro do seu horário de trabalho para o desenvolvimento da ideia de inovação, como prevê a Jornada de Capacitação mantida pela empresa.

“O objetivo principal é trabalhar a cultura e trazer mais pessoas para o ambiente da inovação, não só gerando novos negócios, como incentivando as pessoas a saírem do campo das ideias e participarem de sua materialização dentro da companhia. Queremos que os colaboradores tenham satisfação em mostrar e trabalhar no que acreditam”, afirma Joaquim Alves Junior, Gerente de Projetos e Inovação da Unipac.

Processo de inovação participativo

O Programa Inova da Unipac tem como ferramenta capacitações, mentorias e cooperação entre equipes multidisciplinares selecionadas, que atuam em conjunto para transformar ideias em oportunidades de negócio para a Unipac. O processo inclui diferentes fases, iniciando-se com a declaração do desafio pela empresa no Portal Inova, formulação das propostas pelos funcionários, seleção das ideias, até a materialização por meio de uma prova de conceito, com bonificação para as equipes com projetos selecionados.

A avaliação dos projetos é realizada por uma banca formada por líderes da Unipac. No primeiro desafio do Programa Inova, as ideias foram apresentadas e selecionadas para a segunda fase, entre as quais duas foram escolhidas para seguirem para última fase, que consistem em realizar uma prova de conceito da ideia inovadora. Caso sejam concretizadas com sucesso, as soluções serão direcionadas para os segmentos de logística e embalagem da empresa. A previsão é que essa fase de prova de conceito seja finalizada nos próximos meses.

A expectativa da Unipac é realizar edições anuais do Programa Inova, envolvendo mais colaboradores e gerando ainda mais soluções. A iniciativa é uma forma de identificar e estimular talentos, valorizar o desempenho, a participação e a integração, por meio de discussões e do trabalho conjunto, em que possam opinar, analisar e decidir como protagonistas.

“O Grupo Jacto, do qual a Unipac faz parte, é uma das empresas certificadas pelo Great Place To Work e a Unipac tem como princípio promover um bom ambiente de trabalho, seja no aspecto profissional, como de socialização e de incentivo ao desenvolvimento”, finaliza Alves Junior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar