Brasil,

Sistema de bolsa social possibilita protagonismo de estudantes

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Miranda
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Em 2023, o Programa de Bolsas Caminantes, que atualmente apoia 10% dos estudantes da Camino School, visa expandir, contando com o apoio de empresas parceiras e entusiastas voluntários

Arthur, de 15 anos, gosta de andar de bicicleta, jogar bola, cantar e fazer novas amizades. Desde criança, seu sonho é ser jornalista ou juiz. Iris, de 11, adora desenhar e compor canções. Marina, de 13, é fã de pintar e de expressões artísticas em geral. Para Bárbara (ou Babi, como é chamada por sua mãe, Kátia), de 6, a hora do parquinho é especial porque ela pode brincar com amigos. Comum a todos eles, aspirações que qualquer jovem tem no Brasil e o fato de fazerem parte do Programa de Bolsas Caminantes, uma iniciativa da Camino Education e de sua escola, a Camino School.

Não é de hoje que a educação brasileira enfrenta obstáculos – em especial, o ensino básico público, amparado pela boa vontade dos educadores e persistência dos estudantes. Por saber que é preciso fazer algo, a Camino abriu suas portas com uma iniciativa inclusiva, convidando 20 crianças em situação de vulnerabilidade social para estudarem na instituição com apoio (50% a 100%), incluindo material didático, aparato tecnológico e alimentação.

Atualmente, a Camino School possui 10% de seu corpo de estudantes, jovens de 3 a 14 anos, como bolsistas, sendo que a maior parte deles são integralmente custeados pela instituição. “Por meio do nosso Programa, no curto prazo, oferecemos acesso à educação de qualidade aos estudantes e, no longo prazo, abrimos caminho para que essas crianças sejam líderes, acessem as melhores universidades e cheguem ainda mais longe”, destaca Leticia Lyle, cofundadora da Camino Education e da Cloe e diretora da Camino School.

“Nosso compromisso é intenso, pois entendemos que a concretização de um mundo plural e interconectado só se dará por meio de mudanças na base de tudo: a educação. Nossos estudantes, em sua maioria, têm atingido e superado as expectativas de aprendizagem, o que nos dá orgulho e mostra que estamos em um caminho que honra a diversidade e a inclusão”, acrescenta Lyle.

Um convite a bolsistas e apoiadores

O Programa de Bolsas Caminantes vem contando com o suporte de empresas, pessoas físicas (doadores voluntários), além do aporte da própria instituição. O edital, aberto sempre no segundo semestre, prioriza famílias de baixa renda residentes na região metropolitana de São Paulo; autodeclarados negros, pardos e indígenas; pessoas com deficiência (PcD e PNE) e com altas habilidades, como superdotação.

A iniciativa se divide em três modalidades – cobertura de 50%, 75% e 100% – a depender do parecer técnico posterior ao processo seletivo, que também se divide em etapas (inscrição, análise e entrevista com familiares). A seleção dos estudantes segue parâmetros objetivos e subjetivos: proximidade geográfica, presença de irmãos na escola, engajamento da família com a educação dos filhos e adesão ao projeto político-pedagógico da Camino School. Atualmente, a renda média per capita dos 39 bolsistas é de R$ 1.139,21.

Longevidade

Muitos reconhecem e legitimam a importância que tem um programa de bolsas. Em 10 anos, o Prouni permitiu 2 milhões de acessos universitários que, sem essa intervenção sistêmica, encontrariam mais adversidades. A Camino Education deseja expandir sua iniciativa, considerando que também cresce como instituição – e tudo compartilhado é mais interessante.

Em 2023, a rede deseja ampliar o número de crianças que têm esse suporte. Para essa expansão, a Camino criou um projeto de sensibilização de outros pares do setor privado para atuarem como parceiros. A instituição assegura contrapartidas, como exposição e divulgação de suas respectivas marcas por meio de mídia interna e externa, instalação de placas e totens de homenagem na escola, nomeação de sala com créditos aos envolvidos, certificação, entre outras.

Neste ano, a Festa Junina da escola será uma celebração solidária e contribuirá com o Programa de Bolsas da nossa escola. O encontro é aberto e acontece no dia 11/6, das 10h às 20h, na Camino School. Ingressos disponíveis em:

Para saber mais sobre o programa Caminantes, acesse:

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar