Brasil,

Novo Ensino Médio completa seu primeiro semestre

Katia Ribeiro Souza - Crédito Divulgação Katia Ribeiro Souza - Crédito Divulgação

Especialista do colégio Luminova conta como foi dada a implementação do novo modelo de ensino nas escolas da franquia

Com o intuito de promover a melhora no nível de ensino e de obter resultados mais satisfatórios no índice de desempenho dos estudantes brasileiros, o Novo Ensino Médio começou a ser implementado de forma gradativa no país desde o início deste ano. Segundo uma pesquisa realizada recentemente pela Rede Escola Pública e Universidade (REPU), São Paulo foi o primeiro estado a implementar este novo modelo de ensino, sendo, portanto, o lugar onde mais foram observados avanços e eventuais reveses para serem corrigidos, como a escassez de professores e a assombrosa desigualdade social explicitada nas escolas públicas.

Já nas redes privadas, o novo modelo de ensino tem sido aproveitado da melhor forma possível. Nas franquias do colégio Luminova, rede de escolas do grupo SEB - Sistema Educacional Brasileiro, os alunos contaram com a oferta dos novos itinerários formativos desde o início do ano letivo. A nova grade curricular compõe uma estrutura de maneira a abranger as áreas de Linguagem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, atendendo a uma nova arquitetura do currículo e expectativa dos estudantes.

Além da adoção de uma outra base curricular e a opção de escolha dos alunos pelo itinerários de sua preferência, outra mudança advinda do Novo Ensino Médio está na ampliação da carga horária. “A implantação do itinerário formativo ampliou a jornada do aluno. Além das aulas que ocorrem no período matutino, passamos a oferecer opções no contraturno. Todas as quintas-feiras, os alunos têm a oportunidade de trocar experiências com estudantes das unidades Luminova, ampliando, além das questões pedagógicas, a interação com pessoas de outros locais’’, pontua Écia Maria Rubini Sales, especialista pedagógica da rede.

Entre as opções curriculares disponibilizadas pelos colégios Luminova estão Food and Health, Business e Real Math. Segundo Écia, os estudantes optaram pelo programa que mais tem aderência às suas áreas de interesse e a maior adesão foi pela competência de Business – Administração e Negócios. ‘’Neste itinerário, os alunos têm a oportunidade de conhecer a base teórica de Administração de Empresas, passando pela gestão de pessoas, marketing, processos, legislação e até mesmo a realização de estudos de caso’’, destaca a especialista.

Por ter sido posto em prática apenas a poucos meses, o Novo Ensino Médio ainda apresenta resultados tímidos, principalmente porque a conclusão de sua implementação se dará em 2024, quando os estudantes que estão no 1º ano em 2022 estarão concluindo o Ensino Médio. Nos colégios da rede Luminova, o maior desafio encontrado até o momento, esteve relacionado exclusivamente a qual itinerário os jovens escolheriam. “É muito comum a indecisão nesta faixa-etária e não seria diferente com a escolha dos cursos. A Luminova ofereceu suporte aos alunos durante as aulas de Projeto de Vida e permitiu que eles optassem pelo itinerário somente no 2º trimestre, assim, foi possível conversar e discutir a respeito para que a decisão fosse tomada de maneira mais consciente’’, finaliza Écia.

Sobre a Luminova

Com o objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade e promover o crescimento humano e ascensão social, a Luminova, rede de escolas do grupo SEB -Sistema Educacional Brasileiro- inaugurou no final de 2018 as primeiras unidades, em São Paulo e Sorocaba. Projetando expansão por meio de franquias e voltada para os públicos das classes B e C, que representam um contingente de cerca de 42 milhões de crianças e jovens em idade escolar, a Luminova achou um terreno fértil para investir, já que apenas 15% da rede privada atende tal fatia. A mensalidade low cost de baixo custo, é possível devido à alta eficiência na gestão escolar, que otimiza tempo, trabalho e estrutura física. Para saber mais, acesse o site através deste link.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo